"Junto envio uma foto que tirei este Verão no Covão da Ametade. Mais um exemplo do belo turismo da Serra da Estrela."

Mais 4 belos "postais ilustrados" da nossa querida Estrela, para turista levar...
Numa época em que cada vez há mais exigência por parte dos visitantes e turistas, são situações como estas que "temos" para oferecer... enfim!
PPPPS: Depois de tudo o que acabou de ver, acha mesmo que existe uma marca turística Serra da Estrela?... Eu acho que sim, mas não é esta... É talvez a que pode encontrar no meu outro blog! Maravilhas da Estrela! Essa sim é a verdadeira marca turística que se devia promover!
Será esta uma das fantásticas "Experiências na Serra" que eram possíveis de experimentar durante o Verão de 2007, organizadas pela empresa Turistrela?
"Nim", isto é, em parte sim e em parte não...
Passo a explicar:
Não, porquê?
Porque se tratou de um passeio todo-o-terreno turístico "BMW X Experience / Serra da Estrela 2007", organizado pelo Clube Escape Livre, da Guarda.
Informações sobre a referida actividade podem ser obtidas através deste link. Podemos ler a certa altura que foi permitido "um fora de estrada em segurança, não estragar os X3 e X5 "... Pelo que se percebe, o "fora de estrada em segurança" teve lugar na denominada Estância Vodafone 2000. Desde já faço uma recomendação para a alteração do nome do referido espaço, para Pista fora de estrada em segurança Vodafone 2000...
Mas pergunto eu, será que a lacerta monticula saiu debaixo das pedras para ver estas máquinas a subir pista acima? Ou será que alguma lagartixa (sim, essa que está em vias de extinção, ao contrário dos mentecaptos que fazem o que fazem na Serra) ficou espalmada debaixo de alguma roda de um X3 ou X5?
Sim, porquê?
Apesar de não vir descrita esta experiência no planfleto apresentado na imagem em cima, depois de ver passeios de Hummer na Serra, esta experiência deve ser certamente um upgrade ao ridículo de ideias que estão a aparecer para dinamizar o Turismo na Serra da Estrela.
-------------------------------------------
Analizemos então mais este caso:
Certamente, alguém organizou esta actividade com este percurso. Quem terá sido? Das duas uma, ou das duas duas... ou o Clube Escape Livre ou então a Turistrela!
O que eu pergunto agora é se tinham autorização para a realização desta actividade? Será que o Parque Natural da Serra da Estrela estava informado sobre esta situação? Se não estava acho que tem que averiguar o que se passou e AGIR (legalmente) de uma vez por todas em relação a esta situação. Se sim... espero que não, porque se sim... sinceramente.
Já chega de tanta prepotência por parte de certas pessoas que pensam que mandam na Serra!
Já chega que uma certa zona da Serra da Estrela (a zona da Estância), seja "propriedade" da empresa concessionária pelo Turismo na Serra da Estrela. Aquela zona actualmente, mais parece um couto de caça que uma zona classificada como parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela!
Agora o que se exige é que se apurem responsabilidades perante este acontecimento que teve lugar na Serra da Estrela... a ver vamos se a "culpa vai morrer novamente solteira"...
PS: e não venham com "estórias" a dizer que não se pode averiguar quem andou fora dos caminhos estabelecidos (= pistas da estância)... querem uma ajuda, vejam a 2ª foto por exemplo... ve-se bem a matrícula do veículo....
A velhinha ponte de madeira já foi desmantelada, mantendo-se apenas no local os dois troncos que serviram de suporte, ao longo de tantos anos, para que os visitantes deste local pudessem cruzar o rio para a outra margem…
É triste ver desaparecer desta forma o ícone que era esta ponte!
Quantas e quantas fotografias foram captadas neste local, em que a referida ponte assumiu papel principal?
Ao ver imagens como estas, sinto um aperto no peito, como que se uma parte de mim desaparecesse para sempre...
Bem sei que para algumas mentes iluminadas, o que vem a seguir é que é progresso e modernidade, mas para mim o que vem a seguir é só (e apenas) mais um exemplo da merda de visão estratégica de turismo que se está a ter para a Serra da Estrela.
Já não chegava terem tido a brilhante ideia dos fogareiros… agora é a coitada da velhinha ponte que teve que levar mais uma dose de brilhantismo destas grandiosas mentes iluminadas...
Que é que virá a seguir?
Será que vamos ter o Covão vedado e com cobrança de entrada?
Ou será que uns postes de iluminação espalhados pelo recinto, para permitir visitas nocturnas, também estarão na calha deste fantástico projecto de requalificação?
Se querem que vos diga, caros “senhores responsáveis por mais esta maravilha”, o que para vocês é requalificação, para mim é destruição!
Acho incrível, como é que se pode estar a delapidar um património (que é de todos nós) desta forma tão bárbara…
Acho incrível, como é que meia dúzia de pategos tem o direito de fazer tudo o que está a ser feito no Covão d’Ametade, sem que não haja ninguém que os chame à razão.
Acho incrível, para que é que existem as instituições todas que existem e que todas elas estejam caladinhas que nem ratos…
Das duas uma, ou anda tudo a "comer" do mesmo (será que é do PITER) ou então todos eles têm a mesma visão estratégica para o Turismo na Serra da Estrela!
Será este o conceito de Turismo Sustentável, que toda esta gente tem, para a Serra da Estrela?
Enfim… cada vez mais acredito que isto já lá não vai com “falinhas mansas”… cada vez mais acredito que o pessoal tem é que se unir e revoltar com TUDO o que está a acontecer… naquilo em que se está a transformar a Serra de todos nós (e não apenas de alguns).
Como homenagem à referida ponte, deixo-vos uma fotografia a preto e branco… mais um pedaço da Serra que passa à história…
Agora apenas nos falta esperar pela nova, moderna e cosmopolita ponte que está já em construção…
PS: peço desculpa se usei algum termo menos correcto, mas sinceramente estou revoltado com o que aconteceu e continua a acontecer neste local...
PPS: gostava de saber a opinião, das várias entidades responsáveis pelo turismo na Serra da Estrela, sobre tudo o que tem sido feito no Covão d'Ametade... ou será que nem sabem de nada?!
PPPS: obrigado ao leitor Bocadechinho pelo enviou das fotografias...
Alguém me sabe dizer à quantos anos é que os referidos postes estão naquele local sem terem nenhuma utilidade?
Ou será que têm alguma utilidade? Talvez sirvam de para-raios, ou então já são os postes que irão "alimentar" de energia eléctrica as telecabines de acesso à Torre, ou o SPA que irá ser implantado na ruína do teleférico?
Cá para mim é apenas mais um reflexo do desleixo em que está a Serra da Estrela...
Pelos vistos, Carlos Pinto (presidente da câmara municipal da Covilhã) e Miguel Nascimento (vereador da oposição e delegado regional do IPJ), trocaram argumentos durante a reunião pública. Segundo consta, o combate foi renhido, mas não levou nenhum dos dois opositores ao tapete. Agora para relembrar, fica o golpe bastante baixo (ao nível das virilhas), que o presidente dô município deu ao seu adversário, senão vejamos o que a certa altura do combate aconteceu:
"Um mamarracho que nos envergonhava a todos”, foi assim que Carlos Pinto, presidente da câmara municipal da Covilhã, classificou o projecto inicial para a pousada da juventude."
Um golpe anti-regulamentar eu diria... mas o árbitro não viu, ou então não quis ver, ou então não havia...
Usar o termo mamarracho, para falar do projecto de ampliação da pousada da juventude nas Penhas da Saúde, sabendo que o seu opositor é quem é... muito forte!
Mas nisto, e porque há sempre gente atenta às coisas que acontecem e são divulgadas e publicadas aqui da Serra, houve um leitor que me enviou o projecto em causa.
Ora vejamos...
Segundo parece ser, o tal "mamarracho" (palavra proferida pelo presidente da câmara da Covilhã para adjectivar o projecto em causa) afinal não deve ser tão "mamarracho" assim, uma vez que o mesmo vem publicado no Jornal dos Arquitectos, publicação da Ordem dos Arquitectos!!!!
Vejamos o que me foi enviado para o e-mail do blog:
Capa do Jornal dos Arquitectos nº 227, Abril-Junho de 2007
Breve texto explicativo do projecto em causa e respectiva equipa técnica.
Imagens do projecto visto desde a estrada ligação Penhas da Saúde - Piornos
Imagens do projecto visto desde o estacionamento actual da Pousada da Juventude
----------------------------------------------------
Depois do que viu, caro leitor, que lhe parece o projecto do tal "mamarracho" que o presidente da câmara da Covilhã falava?
Acha mesmo que é um "mamarracho"? Ou acha que está bem melhor de muitos "mamarrachos" que têm aparecido pelas Penhas da Saúde nos últimos tempos?
Mas veja-se por exemplo este troço do texto explicativo:
Acha que as preocupações demonstradas neste "mamarracho", se refletem noutros "mamarrachos" que têm vindo a ser construídos nas Penhas da Saúde?
Sinceramente, acho que não!
Depois vá um pouco acima, à imagem que tem as plantas, e repare na distribuição interior do edifício... Acha que é de um "mamarracho"? Acha que ter TODOS os quartos "virados" para a paisagem é coisa de "mamarracho"? Faço-lhe um desafio caro leitor, vá ao Hotel que existe um pouco mais abaixo, do outro lado da estrada, e veja quantos quartos estão virados para as traseiras... mas claro, isso não é de "mamarracho", é de qualidade... (coitados dos turistas que ficam a pernoitar nesses quartos, com vistas para o entulho)
E isto é apenas uma análise bastante breve da qualidade que este "mamarracho" tem... não apenas para mim, mas sobretudo para os responsáveis que decidiram publicar o projecto deste "mamarracho" no Jornal dos Arquitectos...
Agora o que pergunto é:
Primeiro - porque é que o presidente da câmara da cidade neve diz "Um mamarracho que nos envergonhava a todos"? Não é por ter maioria na câmara que tem o direito de meter "todos" ao barulho. Se para ele é "mamarracho", que fale por ele.
Segundo - que habilitações tem esse senhor para vir opinar em relação ao projecto em causa. Pelo que vi no seu curriculum vitae, disponibilizado no site da CMC, a sua formação não é nem em arquitectura nem em engenharia.
Terceiro - que opinião têm os arquitectos que trabalham no urbanismo, sobre este "mamarracho"? Afinal são esses técnicos que deviam avaliar o projecto.
Quarto - já viu o responsável da RTSE a sair em defesa deste projecto? Eu não, mas nem entendo bem porquê, uma vez que pensava que este projecto era de interesse para a Serra da Estrela.
Quinto - Depois de tudo o que foi dito anteriormente, porque é que acha que para o presidente da câmara da Covilhã este projecto é um "mamarracho"?! Quer saber a minha opinião?! Um mais um são dois... tire também as suas conclusões!
O que eu sei é que o "MAMARRACHO" que nos devia envergonhar a todos é este:
Mas deste não se fala... Porque será? Enfim...