quarta-feira, outubro 31, 2007

Correspondência dos leitores... # 12

Hoje recebi um interessante e-mail com a seguinte imagem, do qual gostaria ainda de transcrever o seguinte parágrafo:

"Junto envio uma foto que tirei este Verão no Covão da Ametade. Mais um exemplo do belo turismo da Serra da Estrela."

PS: só me apetece dizer... "It's favor to aprend some english..."

terça-feira, outubro 30, 2007

Fogareiros, café e bar aberto!

Estas são imagens do Verão de 2007.
São de uma zona que tem sido alvo dos mais variados "atentados".
Quem é que pode esquecer os maravilhosos fogareiros que ali foram instalados... ou a nova ponte que está a ser instalada... mas menos impactantes, do ponto de vista ambiental, há mais alguns atentados do ponto de vista visual.
Creio que estas 4 imagens, revelam bem a maneira "pimba" como os turistas estão a ser recebidos na Serra da Estrela:




Mais 4 belos "postais ilustrados" da nossa querida Estrela, para turista levar...

Numa época em que cada vez há mais exigência por parte dos visitantes e turistas, são situações como estas que "temos" para oferecer... enfim!

sábado, outubro 27, 2007

Descubra as diferenças... # 01

Será que há por aí alguém capaz de descobrir as diferenças nas imagens que se seguem? Quem descobrir ganha um fim-de-semana no edifício em causa...


sexta-feira, outubro 26, 2007

No coments... # 07

Porque convém sempre recordar, "por favor, no parque use os assadores! obrigado!":

Acho que esta "tabuleta" versão mica de plástico, em pleno Covão d'Ametade "pregada" a uma árvore é mais um belo exemplo do desleixo em que aquele espaço está transformado...

Que linda imagem para turista ver e "levar"...

quinta-feira, outubro 25, 2007

Obrigado ljma!

A propósito deste post recebi 3 comentários que me geraram algumas dúvidas.

Mas pelos vistos não foi apenas a mim que essas dúvidas surgiram e vai daí, um dos leitores mais atentos do blog (senão o mais atento), decidiu responder às críticas que foram lançadas nos 3 comentários dos leitores Francisco Alberto, Isabel Garcia e Rodrigo Fonseca.

Pode ler os comentários no post que indiquei em cima e leia agora a resposta:
(Devo dizer que eu não seria capaz de responder com maior objectividade às críticas que foram lançadas)

"Cova_Juliana, tomo a liberdade de responder.

1. Noto aqui três comentadores que assinam todos do mesmo modo: dois nomes apenas, tudo em minúsculas. Os três comentários deixados ao longo de 12 minutos... Terá sido combinado?

2. Francisco Alberto, OK, para si o mais grave é a extinção da RTSE. Tudo bem, é uma opinião. Para mim, como disse (ironizando, não sei se notou), é mais grave o encerramento de escolas, hospitais, centros de saúde, maternidades, esquadras de polícia/GNR, tribunais. Tolices minhas, deixe lá.

3. Isabel Garcia, da minha experiência como turista de montanhas (de Inverno e de Verão) acho que a Serra da Estrela não tem, nunca teve, nem nunca terá condições para esqui a sério (e eu gosto muito de esquiar) mas podia ter outras coisas, coisas que se encontram em qualquer montanha com muita, com pouca ou com nenhuma neve, mas que são difíceis de encontrar aqui (caramba, até no Gerês é mais fácil comprar programas de escalada, passeios a cavalo, alugar bicicletas, contratar monitores de escalada, guias para canoagem).

4. Este post é sobre a RTSE, não sobre a Turistrela. Acho curioso a Isabel Garcia tê-la trazido ao assunto. Note que eu considero a Turistrela e a RTSE duas faces de uma mesma realidade (realidade essa que tem mais faces: os congestionamentos de tráfego dos turistas do sku, a venda de fancaria, o lixo espalhado, etc) que é a do turismo foleiro e massificado da Estrela. Fico espantado por ver alguém que não partilha as minhas opiniões vir assim, um pouco a despropósito, sem necessidade, reforçar a minha visão das coisas, defendendo a entidade dupla Turistrela/RTSE... Mmmm... Um tirinho no pé?

5. Rodrigo Fonseca, o meu nickname (ljma) mais do que um pseudónimo, é uma abreviatura. São as iniciais do meu nome: Luís José Maia Amoreira. Porque é que diz que estou aqui escondido? Porque é que considera este blog cobarde?

6. Acho que quem não sabe *nada* de turismo é quem delira com as Penhas da Saúde a concorrer com andorras e megèves (Câmara Municipal da Covilhã), quem deixa o entulho das suas obras espalhado nas imediações (Turistrela), quem pensa que promove a serra da Estrela com folhetos como o "Onde a Natureza Vive!" (RTSE), quem decide construir um teleférico onde se gastam milhares, quem depois (já tudo quase pronto) nota que a obra não pode continuar, quem trinta anos mais tarde decide gastar milhões a desmontar (quase) tudo e quem cinco ou seis anos depois decide gastar mais um montão de milhões ressuscitando todo o projecto outra vez! E quem paga esta indecência vergonhosa e reincidentemente negligente? Nós todos, com os nossos impostos! Ah, a maravilhosa "iniciativa privada"! Estes sim, esforçam-se pelo desenvolvimento da Estrela!

7. Onde está o meu campismo clandestino? Onde está a minha barraca? Qual é o mal dos piqueniques (pois claro que os faço, aqui ou nos Alpes!), desde que, obviamente, se limpe no fim o local e se carreguem os restos no regresso? 8.Leia com atenção este blog ou aquele onde colaboro (O Cântaro Zangado). Comece a contar o número de vezes em que divulgámos operações de limpeza da Serra, o número de vezes em que participámos nelas, o número de vezes em que ajudámos a organizá-las. (Por qualquer razão, nunca ouvi falar de uma [uma que fosse] organizada pela Turistrela, pela RTSE ou por qualquer das Câmaras Municipais da região; deve ser porque estas entidades estão muito ocupadas "a esforçar-se pelo desenvolvimento da serra"!) E o caro Rodrigo Fonseca, tem participado em muitas destas acções, também?

Saudações!José Amoreira"

Resta-me agradecer uma vez mais ao José Amoreira pela sua resposta.


Para finalizar, gostaria de referir que fiquei algo surpreendido quando li os comentários e a certa altura foi referido que este blog "é um blog cobarde"...

Se o leitor que referiu isso acha que este blog, depois de tantos casos que tem vindo a denunciar (quer através do blog, quer através das vias oficiais), depois de tanto "meter o dedo na ferida" e de tanto analizar o que se anda a passar na Serra da Estrela, se ainda assim acha que este é um blog cobarde... então só me resta perguntar o que é para si cobardia?

sábado, outubro 20, 2007

Em tempos era assim... e agora?

Ainda a propósito do post do outro dia, sobre o novo edifício de apoio à Pousada da Juventude, que foi apelidado de "mamarracho", vou mostrar-vos algumas imagens do que para mim é um dos verdadeiros "mamarrachos" da Serra da Estrela, antes e depois da sua construção:


Que lhe parece? Também tem a mesma opinião que eu em relação à verdadeira "mamarrachisse" deste edifício?
Creio que é difícil haver alguém que defenda um "mamarracho" como este, mas na Serra da Estrela tudo é possível. Diria mais, os fenómenos que se passam na Serra estão bem mais à frente dos fenómenos do Entroncamento...

Agora o que eu não entendo, é como se pode continuar a manter intacto, naquele local, este autêntico "mamarracho"!
Ou melhor, entender até entendo, mas mesmo entendendo acho uma estupidez falar-se em recuperar um edifício daqueles, principalmente no estado em que está!
Atrevo-me a dizer que a única coisa que ali está susceptível de recuperar é a volumetria para um novo "mamarracho"... tudo o resto tem que ir abaixo.

Agora para os defensores desta causa, que creio serem apenas 2 ou 3 pessoas, deixem mas é de ser hipócritas e deitem esta m**** abaixo de uma ver por todas!
Isso sim era uma atitude digna de registo. Tudo o resto é folclore!


Se por acaso o quiserem fazer e não tiverem dinheiro para tal, disponibilizo-me desde já para reunir uma malta para irmos tratar do caso de borla!

Uma parte dos 100 milhões de euros do PITER, devia ser aplicada era em demolir esta vergonha!

ps: importa referir que as imagens, umas são reais e as outras manipuladas. Infelizmente, as reais são as da pouca vergonha que existe nos Piornos!

pps: sempre houve uma situação que nunca percebi... a Adega Cooperativa da Covilhã tem um vinho denominado Piornos. Sendo este "mamarracho" o ex-libris deste local (piornos), é esta a imagem que promove o vinho deles?...

ppps: deixo-vos aqui no final as imagens sem "mamarracho", na esperança de algum dia ver este local como está nestas fotos:


sexta-feira, outubro 19, 2007

É preciso ter lata...

Na edição de hoje do Diário XXI, podia-se ler a seguinte notícia:

Câmara e Escape Livre temem que Estrela perca "brilho"

Ao ler este título, e como é obvio, tive que ler a notícia. Agora veja-se o pedaço a que gostaria de dar algum relevo:

Para Luís Celínio, presidente da direcção do Clube Escape Livre da Guarda, entidade que através de iniciativas relacionadas com o automóvel, tem divulgado a região da Guarda e as suas potencialidades, a Serra da Estrela terá que ter um "tratamento especial" no novo mapa do turismo nacional. "Desconheço os contornos do decreto-lei e teria que o conhecer melhor para me poder pronunciar, mas penso que a marca Serra da Estrela é indelével do turismo em Portugal, portanto, terá que ter, no âmbito da Região Centro, um tratamento especial", afirmou.

"Tratamento especial"? Será que o que vimos acontecer com os jipes na Serra da Estrela, em zona protegida do Parque Natural da Serra da Estrela, é o que o presidente do Clube Escape Livre chama de "tratamento especial"?

Deixo a pergunta no ar...

...mas é preciso ter lata para vir agora com este discurso de bom samaritano, não é?

No Coments... # 06

Recebi esta imagem no e-mail do blog.
Apesar de já ter alguns dias, e da obra já estar concluída, gostava de a partilhar com todos vocês:

PS: Obrigado PR pelo teu contributo aqui com o blog.

quinta-feira, outubro 18, 2007

RTSE vs NUTCentro

Vou contar-vos o que me aconteceu hoje (e peço desculpa pelo post tão alongado e apenas com imagens no final).

Chego ao meu local de trabalho e ligo o PC.
Como cada dia, a primeira coisa que faço é ver o mail e “passear” nuns quantos sites para ver as notícias, tanto regionais, como nacionais e internacionais.
É neste meu “passeio” que me deparo com esta notícia e esta.

“Patrão contra proposta de lei para reorganizar sector” e “RTSE contesta as cinco divisões de Turismo” eram os títulos das duas notícias…

Que depreende o leitor acerca destes títulos? Qual foi o primeiro pensamento que assolou a sua mente?

Pois bem, eu vou dizer exactamente o que pensei e que se veio a confirmar depois de ler as notícias na totalidade.

Segundo consta, o senhor presidente da RTSE está contra a nova proposta de lei para reorganização do sector em cinco regiões, uma vez que para ele a proposta em causa destrói as principais marcas turísticas portuguesas.
Segundo ele, "a RTSE está contra porque, pela primeira vez em 70 anos de políticas de turismo, tentam-se destruir as principais marcas turísticas portuguesas, tais como a Serra da Estrela, Douro, Fátima, ou outras".
Afirma ainda que “com esta proposta, a marca turística passa a ser Centro e a Serra da Estrela perde a autonomia.”

Basicamente, o que se pode aproveitar da notícia, são estas declarações patéticas do senhor presidente do organismo que devia zelar pelo TURISMO na Serra da Estrela.

Agora analisemos o que a referida pessoa afirmou:

1 - “a proposta em causa destroi as principais marcas turísticas portuguesas”

Falar que destrói as principais marcas turísticas portuguesas é algo que não consigo depreender nas 5 unidades que a proposta de lei sugere. A única coisa que vejo que destrói é essa entidade da qual o senhor é presidente.
Não sei se os leitores têm noção do número de Regiões de Turismo que existem actualmente, mas eu pelos dados a que tive acesso, neste momento existem nada mais nada menos que 22 regiões de turismo!
O que a proposta de lei propõe, é basicamente aglutinar estas 22 regiões de turismo, em 5 unidades, denominadas NUTs.

2 – “a RTSE está contra porque, pela primeira vez em 70 anos de políticas de turismo, tentam-se destruir as principais marcas turísticas portuguesas, tais como a Serra da Estrela, Douro, Fátima, ou outras”

Antes de mais, creio que a RTSE completou este ano 50 anos de funcionamento.
Depois falar de políticas de turismo em Portugal, talvez seja apenas comparável às fantásticas declarações que referiam que as alterações climáticas que afectam neste momento a Serra da Estrela, acontecem de 10 em 10 anos.
E mais feliz ainda é comparar a Serra com o Douro e Fátima… sem dúvida, uma comparação extremamente feliz… em Fátima apareceu a Virgem Maria, no Douro quando se bebe muito também se começam a ver coisas, mas na Serra da Estrela vê-se de tudo, nem é preciso ser crente nem beber uma garrafa de vinho. Ele é escavadoras a transportar neve, ele é fogareiros para evitar incêndios, ele é jipes a subir por pistas de esqui no Verão… sem dúvida, comparar neste momento a Serra da Estrela, que está pior que nunca, com zona como o Douro e Fátima, que estão melhor que nunca, é deveras uma excelente comparação!

3 – “com esta proposta, a marca turística passa a ser Centro e a Serra da Estrela perde a autonomia.”

Creio que este seja o maior problema de todos. E porquê? Na minha opinião, este será o maior problema, porque se esta proposta de lei avançar, talvez haja por aí bastante gente que tenha que ser distribuída por novos serviços a desempenhar novos cargos e a ganhar (talvez) menos do que ganha até agora. Basicamente, e como o povo gosta de dizer, talvez alguns tachos deixem de existir!

Será por isto que a RTSE e o seu Presidente estão contra o que está em cima da mesa?!

Sinceramente, creio que sim…
Alegar o que alegou para defender a manutenção da RTSE em funcionamento como a conhecemos é tremendamente infeliz. E isso porquê? Ora vejamos. Qualquer pessoa que tenha provas dadas na sua profissão, o que faz quando se sente “em xeque”, é mostrar a “obra feita”. Porque é que a RTSE não escolheu esse caminho para sua defesa? Ora… Basta ver os fantásticos folhetos da região Onde a Natureza Vive (português e espanhol), para perceber o que estou a tentar dizer. Ou talvez baste ver o site da referida Região de Turismo. Ou talvez baste ler esta entrevista que o presidente desta região deu a este órgão de comunicação social…

Creio que se esta proposta de lei se vier a concretizar, talvez não seja uma perda, mas sim uma mais valia para a região! Quiçá um dos pilares que tem promovido a falta de qualidade do Turismo da Serra da Estrela seja de uma vez por todas eliminado… talvez desta forma os outros pilares também não aguentem e acabem por ruir! Esperemos que sim…

PS: já agora, e para confrontar o senhor presidente da RTSE quando refere que “a marca turística passa a ser Centro e a Serra da Estrela perde a autonomia”, gostava de o convidar a visitar o site da Região de Turismo do Centro (ver um pouco a qualidade) e ver se os locais que pertencem a esta região, não estão a ser divulgados de igual para igual entre eles. Acima de tudo, o que se percebe naquele site é que existe uma certa imparcialidade em tudo o que é apresentado…

PPS: ah, e sinceramente, já chega de tanto queixume em relação a esta proposta de lei, ou o senhor presidente esqueceu-se de falar que a Serra da Estrela é um dos pólos de atracção turística definidos pelo governo no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT). Pois… mas isso não interessa para nada… o que interessa é que a RTSE não acabe!

PPPS: já agora, é lindo falar da Serra da Estrela como marca turística, quando se vêm imagens como as que se seguem:


























PPPPS: Depois de tudo o que acabou de ver, acha mesmo que existe uma marca turística Serra da Estrela?... Eu acho que sim, mas não é esta... É talvez a que pode encontrar no meu outro blog! Maravilhas da Estrela! Essa sim é a verdadeira marca turística que se devia promover!

terça-feira, outubro 16, 2007

Adivinha...

Qual é coisa qual é ela, que é feita de metal, anda sobre quatro rodas e sobe por uma pista de esqui no Verão?!

Não sabe a resposta?!

Ora veja:



Solução da adivinha: BMW's X5 e X3...

Será esta uma das fantásticas "Experiências na Serra" que eram possíveis de experimentar durante o Verão de 2007, organizadas pela empresa Turistrela?

"Nim", isto é, em parte sim e em parte não...

Passo a explicar:

Não, porquê?

Porque se tratou de um passeio todo-o-terreno turístico "BMW X Experience / Serra da Estrela 2007", organizado pelo Clube Escape Livre, da Guarda.

Informações sobre a referida actividade podem ser obtidas através deste link. Podemos ler a certa altura que foi permitido "um fora de estrada em segurança, não estragar os X3 e X5 "... Pelo que se percebe, o "fora de estrada em segurança" teve lugar na denominada Estância Vodafone 2000. Desde já faço uma recomendação para a alteração do nome do referido espaço, para Pista fora de estrada em segurança Vodafone 2000...

Mas pergunto eu, será que a lacerta monticula saiu debaixo das pedras para ver estas máquinas a subir pista acima? Ou será que alguma lagartixa (sim, essa que está em vias de extinção, ao contrário dos mentecaptos que fazem o que fazem na Serra) ficou espalmada debaixo de alguma roda de um X3 ou X5?

Sim, porquê?

Apesar de não vir descrita esta experiência no planfleto apresentado na imagem em cima, depois de ver passeios de Hummer na Serra, esta experiência deve ser certamente um upgrade ao ridículo de ideias que estão a aparecer para dinamizar o Turismo na Serra da Estrela.

-------------------------------------------

Analizemos então mais este caso:

Certamente, alguém organizou esta actividade com este percurso. Quem terá sido? Das duas uma, ou das duas duas... ou o Clube Escape Livre ou então a Turistrela!

O que eu pergunto agora é se tinham autorização para a realização desta actividade? Será que o Parque Natural da Serra da Estrela estava informado sobre esta situação? Se não estava acho que tem que averiguar o que se passou e AGIR (legalmente) de uma vez por todas em relação a esta situação. Se sim... espero que não, porque se sim... sinceramente.

Já chega de tanta prepotência por parte de certas pessoas que pensam que mandam na Serra!

Já chega que uma certa zona da Serra da Estrela (a zona da Estância), seja "propriedade" da empresa concessionária pelo Turismo na Serra da Estrela. Aquela zona actualmente, mais parece um couto de caça que uma zona classificada como parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela!

Agora o que se exige é que se apurem responsabilidades perante este acontecimento que teve lugar na Serra da Estrela... a ver vamos se a "culpa vai morrer novamente solteira"...

PS: e não venham com "estórias" a dizer que não se pode averiguar quem andou fora dos caminhos estabelecidos (= pistas da estância)... querem uma ajuda, vejam a 2ª foto por exemplo... ve-se bem a matrícula do veículo....

Diário XXI - em flagrante


(clique na imagem para ampliar)

segunda-feira, outubro 15, 2007

Um dia a ponte veio abaixo...

No passado dia 30 de Setembro, tinha denunciado o que se estava a passar no Covão d’Ametade, através deste post deste post .

No mesmo artigo era referido que estava prestes a suceder mais um ATENTADO, neste local ex-paradisíaco, e lançava o desafio “aos senhores responsáveis” por tamanha atrocidade que “ainda estávamos a tempo” de evitar tal sucesso…

Pois… parece que o que foi publicado não serviu de grande coisa e “estes Senhores”, que sinceramente de “senhores” não devem ter é nada, deram início à segunda vaga de atentados do Covão d’Ametade…

Ora vejamos as imagens que chegaram hoje ao meu e-mail e que mostram o que já está a ser feito:



A velhinha ponte de madeira já foi desmantelada, mantendo-se apenas no local os dois troncos que serviram de suporte, ao longo de tantos anos, para que os visitantes deste local pudessem cruzar o rio para a outra margem…

É triste ver desaparecer desta forma o ícone que era esta ponte!
Quantas e quantas fotografias foram captadas neste local, em que a referida ponte assumiu papel principal?
Ao ver imagens como estas, sinto um aperto no peito, como que se uma parte de mim desaparecesse para sempre...

Bem sei que para algumas mentes iluminadas, o que vem a seguir é que é progresso e modernidade, mas para mim o que vem a seguir é só (e apenas) mais um exemplo da merda de visão estratégica de turismo que se está a ter para a Serra da Estrela.

Já não chegava terem tido a brilhante ideia dos fogareiros… agora é a coitada da velhinha ponte que teve que levar mais uma dose de brilhantismo destas grandiosas mentes iluminadas...

Que é que virá a seguir?
Será que vamos ter o Covão vedado e com cobrança de entrada?
Ou será que uns postes de iluminação espalhados pelo recinto, para permitir visitas nocturnas, também estarão na calha deste fantástico projecto de requalificação?
Se querem que vos diga, caros “senhores responsáveis por mais esta maravilha”, o que para vocês é requalificação, para mim é destruição!

Acho incrível, como é que se pode estar a delapidar um património (que é de todos nós) desta forma tão bárbara…
Acho incrível, como é que meia dúzia de pategos tem o direito de fazer tudo o que está a ser feito no Covão d’Ametade, sem que não haja ninguém que os chame à razão.
Acho incrível, para que é que existem as instituições todas que existem e que todas elas estejam caladinhas que nem ratos…
Das duas uma, ou anda tudo a "comer" do mesmo (será que é do PITER) ou então todos eles têm a mesma visão estratégica para o Turismo na Serra da Estrela!

Será este o conceito de Turismo Sustentável, que toda esta gente tem, para a Serra da Estrela?

Enfim… cada vez mais acredito que isto já lá não vai com “falinhas mansas”… cada vez mais acredito que o pessoal tem é que se unir e revoltar com TUDO o que está a acontecer… naquilo em que se está a transformar a Serra de todos nós (e não apenas de alguns).

Como homenagem à referida ponte, deixo-vos uma fotografia a preto e branco… mais um pedaço da Serra que passa à história…

Agora apenas nos falta esperar pela nova, moderna e cosmopolita ponte que está já em construção…

PS: peço desculpa se usei algum termo menos correcto, mas sinceramente estou revoltado com o que aconteceu e continua a acontecer neste local...

PPS: gostava de saber a opinião, das várias entidades responsáveis pelo turismo na Serra da Estrela, sobre tudo o que tem sido feito no Covão d'Ametade... ou será que nem sabem de nada?!

PPPS: obrigado ao leitor Bocadechinho pelo enviou das fotografias...

No Coments... # 05


sábado, outubro 13, 2007

As árvores morrem de pé...

...e os postes na zona dos Piornos também! Senão veja a imagem que se segue:

Alguém me sabe dizer à quantos anos é que os referidos postes estão naquele local sem terem nenhuma utilidade?

Ou será que têm alguma utilidade? Talvez sirvam de para-raios, ou então já são os postes que irão "alimentar" de energia eléctrica as telecabines de acesso à Torre, ou o SPA que irá ser implantado na ruína do teleférico?

Cá para mim é apenas mais um reflexo do desleixo em que está a Serra da Estrela...

sexta-feira, outubro 12, 2007

Nobel da Paz vai para... o meio ambiente!

Apesar do Prémio Nobel da Paz ter sido hoje atribuído a Al Gore e ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU, eu gostaria de destacar que o grande vencedor foi... o Ambiente!

Sem dúvida que o reconhecimento pelo "esforço conjunto na criação e disseminação de um maior conhecimento acerca da influência humana nas mudanças climáticas, e pelo lançamento das bases necessárias para inverter essas mudanças", colocam o problema das alterações climáticas numa esfera que há muito devia ocupar.

Como homenagem ao vencedores, deixo-vos aqui um pedaço do filme que toda a gente devia ver, "An Inconvenient Truth":



PS: gostava de saber a opinião em relação a este prémio, de alguns senhores responsáveis pelo Turismo na Serra da Estrela, que dizem que a falta de neve é uma coisa normal que acontece de 10 em 10 anos...

quarta-feira, outubro 10, 2007

Mamarracho é o senhor... não, é o senhor... não, é o senhor...

Pelos vistos, numa das últimas sessões de câmara (neste caso, da Covilhã), os ânimos andaram um pouco exaltados.

Soube esse facto através do site da Rádio Cova da Beira (do Fundão), que no apartado sobre política tinha a seguinte notícia:

Pelos vistos, Carlos Pinto (presidente da câmara municipal da Covilhã) e Miguel Nascimento (vereador da oposição e delegado regional do IPJ), trocaram argumentos durante a reunião pública. Segundo consta, o combate foi renhido, mas não levou nenhum dos dois opositores ao tapete. Agora para relembrar, fica o golpe bastante baixo (ao nível das virilhas), que o presidente dô município deu ao seu adversário, senão vejamos o que a certa altura do combate aconteceu:

"Um mamarracho que nos envergonhava a todos”, foi assim que Carlos Pinto, presidente da câmara municipal da Covilhã, classificou o projecto inicial para a pousada da juventude."

Um golpe anti-regulamentar eu diria... mas o árbitro não viu, ou então não quis ver, ou então não havia...

Usar o termo mamarracho, para falar do projecto de ampliação da pousada da juventude nas Penhas da Saúde, sabendo que o seu opositor é quem é... muito forte!

Mas nisto, e porque há sempre gente atenta às coisas que acontecem e são divulgadas e publicadas aqui da Serra, houve um leitor que me enviou o projecto em causa.

Ora vejamos...

Segundo parece ser, o tal "mamarracho" (palavra proferida pelo presidente da câmara da Covilhã para adjectivar o projecto em causa) afinal não deve ser tão "mamarracho" assim, uma vez que o mesmo vem publicado no Jornal dos Arquitectos, publicação da Ordem dos Arquitectos!!!!

Vejamos o que me foi enviado para o e-mail do blog:

Capa do Jornal dos Arquitectos nº 227, Abril-Junho de 2007

Breve texto explicativo do projecto em causa e respectiva equipa técnica.

Imagens do projecto visto desde a estrada ligação Penhas da Saúde - Piornos

Plantas do projecto

Imagens do projecto visto desde o estacionamento actual da Pousada da Juventude


----------------------------------------------------


Depois do que viu, caro leitor, que lhe parece o projecto do tal "mamarracho" que o presidente da câmara da Covilhã falava?

Acha mesmo que é um "mamarracho"? Ou acha que está bem melhor de muitos "mamarrachos" que têm aparecido pelas Penhas da Saúde nos últimos tempos?

Mas veja-se por exemplo este troço do texto explicativo:

Acha que as preocupações demonstradas neste "mamarracho", se refletem noutros "mamarrachos" que têm vindo a ser construídos nas Penhas da Saúde?

Sinceramente, acho que não!

Depois vá um pouco acima, à imagem que tem as plantas, e repare na distribuição interior do edifício... Acha que é de um "mamarracho"? Acha que ter TODOS os quartos "virados" para a paisagem é coisa de "mamarracho"? Faço-lhe um desafio caro leitor, vá ao Hotel que existe um pouco mais abaixo, do outro lado da estrada, e veja quantos quartos estão virados para as traseiras... mas claro, isso não é de "mamarracho", é de qualidade... (coitados dos turistas que ficam a pernoitar nesses quartos, com vistas para o entulho)

E isto é apenas uma análise bastante breve da qualidade que este "mamarracho" tem... não apenas para mim, mas sobretudo para os responsáveis que decidiram publicar o projecto deste "mamarracho" no Jornal dos Arquitectos...

Agora o que pergunto é:

Primeiro - porque é que o presidente da câmara da cidade neve diz "Um mamarracho que nos envergonhava a todos"? Não é por ter maioria na câmara que tem o direito de meter "todos" ao barulho. Se para ele é "mamarracho", que fale por ele.

Segundo - que habilitações tem esse senhor para vir opinar em relação ao projecto em causa. Pelo que vi no seu curriculum vitae, disponibilizado no site da CMC, a sua formação não é nem em arquitectura nem em engenharia.

Terceiro - que opinião têm os arquitectos que trabalham no urbanismo, sobre este "mamarracho"? Afinal são esses técnicos que deviam avaliar o projecto.

Quarto - já viu o responsável da RTSE a sair em defesa deste projecto? Eu não, mas nem entendo bem porquê, uma vez que pensava que este projecto era de interesse para a Serra da Estrela.

Quinto - Depois de tudo o que foi dito anteriormente, porque é que acha que para o presidente da câmara da Covilhã este projecto é um "mamarracho"?! Quer saber a minha opinião?! Um mais um são dois... tire também as suas conclusões!

O que eu sei é que o "MAMARRACHO" que nos devia envergonhar a todos é este:


Mas deste não se fala... Porque será? Enfim...