sábado, outubro 20, 2007

Em tempos era assim... e agora?

Ainda a propósito do post do outro dia, sobre o novo edifício de apoio à Pousada da Juventude, que foi apelidado de "mamarracho", vou mostrar-vos algumas imagens do que para mim é um dos verdadeiros "mamarrachos" da Serra da Estrela, antes e depois da sua construção:


Que lhe parece? Também tem a mesma opinião que eu em relação à verdadeira "mamarrachisse" deste edifício?
Creio que é difícil haver alguém que defenda um "mamarracho" como este, mas na Serra da Estrela tudo é possível. Diria mais, os fenómenos que se passam na Serra estão bem mais à frente dos fenómenos do Entroncamento...

Agora o que eu não entendo, é como se pode continuar a manter intacto, naquele local, este autêntico "mamarracho"!
Ou melhor, entender até entendo, mas mesmo entendendo acho uma estupidez falar-se em recuperar um edifício daqueles, principalmente no estado em que está!
Atrevo-me a dizer que a única coisa que ali está susceptível de recuperar é a volumetria para um novo "mamarracho"... tudo o resto tem que ir abaixo.

Agora para os defensores desta causa, que creio serem apenas 2 ou 3 pessoas, deixem mas é de ser hipócritas e deitem esta m**** abaixo de uma ver por todas!
Isso sim era uma atitude digna de registo. Tudo o resto é folclore!


Se por acaso o quiserem fazer e não tiverem dinheiro para tal, disponibilizo-me desde já para reunir uma malta para irmos tratar do caso de borla!

Uma parte dos 100 milhões de euros do PITER, devia ser aplicada era em demolir esta vergonha!

ps: importa referir que as imagens, umas são reais e as outras manipuladas. Infelizmente, as reais são as da pouca vergonha que existe nos Piornos!

pps: sempre houve uma situação que nunca percebi... a Adega Cooperativa da Covilhã tem um vinho denominado Piornos. Sendo este "mamarracho" o ex-libris deste local (piornos), é esta a imagem que promove o vinho deles?...

ppps: deixo-vos aqui no final as imagens sem "mamarracho", na esperança de algum dia ver este local como está nestas fotos:


1 comentário:

ljma disse...

E note-se que este inenarrável e indescutível mamarracho está situado no concelho que é presidido por este que agora, inesperadamente, se revelou o grande defensor da virtude arquitectónica e urbanistíca, na Serra da Estrela pelo menos. Assim como é no mesmo concelho que encontramos o "verdinho" fechado e abandonado no centro das Penhas da Saúde, as ilegalmente construídas barraquinhas de zinco do bairro Penhas Sol que ele não deixou demolir, as barraquinhas de madeira da Turistrela que ele arranjou maneira de legalizar a posteriori (se é que o processo já está terminado), a Torre de S.to António que esteve recentemente para vir abaixo (finalmente!) mas não veio porque apareceu na Câmara Municipal outra ideia (que se irá arrastar uns bons anos até que volte a emergir, uma vez mais, o óbvio: aquilo deve é ser demolido), etc, etc, etc.

Se o presidente da Câmara Municipal quer realmente pugnar pelo fim dos mamarrachos, deverá alterar completamente o rumo que tem seguido até aqui e tem muito, mas mesmo muito para fazer daqui em diante. Cá ficamos à espera.

Não sei se o aumento da Pousada é necessário. Pelo que vejo, parece ter poucos clientes a maior parte do tempo, mas seja. Também não sei se gosto daquele projecto. Mas estou como o Pedro Santos do Sombra Verde. Este empreendimento parece estar a seguir os trâmites legais. Só por isso, aleluia!