sexta-feira, janeiro 30, 2009
Eskimós 2009... aí vêm eles outra vez!
Já agora, gostaria de deixar no ar as seguintes questões:
1 - Alguém me explica que mais valias traz para a vila de Manteigas esta concentração neste local?
2 - No cartaz do evento pode-se ler: "por questões ambientais, a organização só garante parque de estacionamento a motociclos e no exterior do recinto. Haverá segurança 24 horas por dia". Isto quer dizer que as motas vão ficar cá fora, ou é só para ir calando a malta?
3 - E a tenda gigante... e a carrinha do pão com chouriço... e as carrinhas dos geradores... e... e... essa aparelhagem toda não põe em causa "questões ambientais"?
quinta-feira, janeiro 29, 2009
No topo... infelizmente!
quinta-feira, janeiro 22, 2009
Serra da Estrela... com ou sem estradas?
A imagem que se segue é do Vale Glaciar de Manteigas e na mesma se pode ver a estrada de acesso daquela localidade até aos Piornos.
Em baixo, a mesma imagem manipulada, de forma a mostrar o evidente! O impacto que uma estrada pode causar numa Serra.
Agora o que aproveito para perguntar ao caro leitor é... qual das duas imagens identifica como paisagem natural?!
Como é óbvio não pretendo com este post "fechar" e "apagar" a estrada já existente, seria uma verdadeira utopia, mas será que outros vales têm que passar pelo que este vale passou?! Pense-se nisso antes de se falar em estradas Unhais da Serra-Piornos ou até mesmo Estradas Verdes (como a que se fala da Guarda até à Torre).
Ele há com cada tacho...
Até aqui nada de novo, talvez nem fosse necessário fazer notícia duma situação destas, mas o motivo que me leva a escrever este post é o seguinte (e passo a transcrever da notícia o seguinte):
"Salários milionários?
Os estatutos da "Turismo Serra da Estrela" prevêem que o presidente da direcção seja remunerado «de acordo com os montantes fixados para o cargo de direcção superior de 1º grau». Trocado por miúdos, Jorge Patrão passará a auferir, mensalmente, 3.628 euros (valor praticado em 2008 – sem a actualização de 2,9 por cento referente a 2009). Os vogais que exerçam funções em regime de tempo inteiro ganham 3.084 euros. Ou 50 por cento deste valor se as funções forem exercidas em "part-time"."
Sinceramente. É ao ler este tipo de notícias que me pergunto "onde é que esta merda vai parar?"
Num país onde o salário mínimo é o que é, como pode haver pessoas a ganhar o que estes senhores ganham, a fazer a "bacorada" que fazem?!
É caso para dizer... ele há com cada tacho...
ps: quando me refiro à "bacorada" que fazem, posso deixar-vos um exemplo dessa mesma "bacorada". Vejam este link e apreciem o que senhores que cobram milhares de euros por mês são capazes de fazer... e assim vai a nossa Serra (e o turismo que se faz nela)!
quinta-feira, janeiro 08, 2009
Mais uma fantástica viagem à Serra da Estrela...
Uma vez mais a(s) Torre(s) como elemento principal caracterizador da Serra da Estrela... algo está mal!
ps: amanha vou jogar no euromilhões e se me sair estejam descansados que vou comprar aqueles edifícios e promovo a sua implosão! Com fogo de artifício à mistura, para ficar melhor nas fotos...
Turisjobs anuncia turistrela
Achei bastante interessante o conceito e confesso que para pessoas da área deve ser extremamente útil.
Com vista a aferir as verdadeiras potencialidades desta "ferramenta", fiz uma breve pesquisa e dei com isto:
Deixo-vos aqui a descrição da empresa em causa, porque a achei deveras interessante...
"Resort de montanha com Hotéis e Estância de Esqui: Estalagem Varanda dos Carqueijais, Hotel Serra da Estrela e Chalés e Montanha, com 4 restaurantes. A Turistrela é uma empresa privada, sediada na cidade da Covilhã, que se distingue por deter a concessão, em exclusivo, da exploração do Turismo e Desportos na Serra da Estrela, acima da quota dos 800 metros de altitude e que tem a responsabilidade de potenciar, desenvolver e dinamizar os inúmeros recursos do Parque Natural da Serra da Estrela para exploração turística."
Depois de ler esta descrição, que achei bastante egocêntrica e ao mesmo tempo enganadora, tentei aferir o que de real tinha a mesma.
Comecei por procurar no site da referida empresa, se o texto em causa tinha sido retirado do mesmo. Efectivamente, neste link, pude reler o que vos transcrevi em cima... e ainda mais isto:
"Por um lado, com a concessão da actividade desportiva, a Turistrela S.A. assume também a gestão e organização da prática desportiva em toda a Serra da Estrela, a qual se caracteriza pela diversidade (desde os passeios de trenó às caminhadas na Primavera), pela actualidade (Incentivos e formação Outdoor; Desportos de Aventura / Radicais) e pela singularidade (desportos de Inverno – Esqui e Snowboard – em pistas de neve e / ou artificiais). Por outro lado, e no que a investimentos diz respeito, a Turistrela S.A. tem como prioridades a curto prazo a realização de vários projectos, nomeadamente:
Alargamento da Estância de Esqui Vodafone, única em Portugal;
Ligação Piornos – Torre, Lagoa Comprida – Torre e Alvoco da Serra – Torre em telecabine, atravessando a maior parte do planalto central da Serra da Estrela de forma simples e ecológica;
Reconversão do antigo Sanatório dos Ferroviários numa unidade hoteleira de excelência;
Criação de uma pista coberta para a prática de Esqui e Snowboard, com produção de neve no seu interior durante todo o ano."
E para finalizar:
Com a dinâmica de investimento e consequente alargamento da oferta neste destino, a Turistrela S.A. conta com os seus parceiros a fim de tornar a Serra da Estrela um destino cada vez mais atractivo ao longo do ano, tanto a nível interno como externo."
...com tudo isto só me resta dizer... poupem-nos!Mas voltemos ao que nos traz por cá...
"Resort de montanha com Hotéis e Estância de Esqui"...
Nunca me tinha perguntado o que é exactamente um resort. Usa-se tantas vezes este termo e sinceramente nunca tinha sentido curiosidade em saber o que significa. Ora vejamos:
"Um resort (…) é um lugar usado para relaxamento ou recreação, situado fora do centro urbano com áreas não edificadas de terreno, voltados especialmente para actividades de lazer, e entretenimento do hóspede. Como resultado, as pessoas procuram um resort para passar feriados ou férias.
Geralmente, um resort é uma grande selecção com diversas actividades, como bebida, comida, alojamento, esportes, entretenimento, e compras.
Às vezes o termo resort é usado erroneamente para se referir a hotel, que não tem todos os requisitos de um resort. De qualquer modo, um hotel possui as principais características de um resort.
Assim como em um hotel, nos "resorts" seus hóspedes tem livre permanência por todos os seus ambientes, porém, diferentemente daqueles, pois, na maioria das vezes, não há necessidade de adquirir pacotes adicionais. O preço da estadia engloba tudo o que o "resort" oferece. Trata-se de um misto da comodidade de um clube com o prazer de um hotel.
O Resort na maioria das vezes, além da enorme variedade de serviços,é um local onde o hóspede usufrui no sistema "all incluse" que é caracterizado pelo fato dos serviços estarem todos incluidos na diária paga pelo hóspede.
fonte: link wikipédia... em brasileiro, né?!Com base no que foi dito anteriormente, será que o que tem a Turistrela é mesmo um resort?
Relativamente ao resto da "propaganda" é mais do mesmo a que já nos habituamos...
ps: o link de onde retirei a oferta de emprego em causa é este.
terça-feira, janeiro 06, 2009
Parque Natural... ou Parque Urbano?
Belíssimo enquadramento de praticamente todos os edifícios emblemáticos daquela zona da Serra da Estrela. Até o "pinoco" aparece a flutuar dentro de uma bola (de sabão)... que maravilha! Mas se a imagem na frente do postal já mostra a "beleza" daquele local, veja-se a forma como foi legendado o mesmo:"Serra da Estrela (Parque Natural)"
Creio que qualquer pessoa que olha para este postal percebe imediatamente que se trata efectivamente de um Parque Natural! Sim... um Parque Natural, em Portugal!
Repare o leitor se consegue descobrir algum pedaço de vegetação? Efectivamente é super Natural não haver nem um pedaço de verde, uma vez que asfalto, paralelos, edifícios, torres, centros comerciais, "pinoco", etc, etc, etc, não dão espaço para a vegetação!
Enfim... Será que é com postais destes que estamos a promover de forma correcta o turismo na Serra da Estrela? Eu creio que não... desta forma o mais certo é afugentar quem nos poderia "procurar"!