domingo, dezembro 30, 2007

Quem será?


Alguém me explica o que é que está este sujeito está a fazer em frente à webcam da estância?
Às tantas nem ele próprio deve saber dessa situação...
Imagine o leitor, que este sujeito veio até à Serra da Estrela e que gostaria de manter essa deslocação em sigilo... será que a empresa que "controla" a webcam tem direito de usar a imagem de alguém desta forma? Duvido...

Pelo menos, para a próxima, tentem colocar lá uma imagem de algum sujeito tipo Pai Natal... este tem mais pinta de membro da Camorra Napolitana que veio de visita à Serra e que saca algo do casaco (sabe-se lá o quê)...

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Reportagem via Youtube

Andava a vasculhar pelo Youtube quando encontrei esta pequena reportagem sobre a Serra da Estrela, realizada pela jornalista Patrícia Nogueira.
A mim resta-me apenas dar os parabéns:



ps: há uma coisa muito curiosa que gostaria de referir... aquela parte em que o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela, tem como cenário de fundo os chalets da empresa concessionária do turismo na Serra... sim senhora, sem dúvida, há imagens que valem por mil palavras...

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Ólho rabiosque ao léu...

Ao ver a imagem que se segue, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça?

Talvez pense que se trata de alguma sessão de fotos para alguma revista tipo "Caras" ou afins. Ou então, talvez esteja a imaginar que é o modelito que está a sacar fotos para depois meter no seu Hi5.
Mas agora vejamos o belo do cenário que temos de fundo:

Lá está... o belo do "pinoco" que tanta vez temos abordado aqui no blog.

Estas imagens foram captadas hoje mesmo em plena zona da Torre (aka ponto mais alto de Portugal Continental).

Até aqui tudo poderia ser considerado minimamente normal.

Agora vejamos o video que se segue:


Hummm... não viu nada de estranho no video?

Convido-o a ver novamente... certamente irá observar que alguma coisa estranha.

Já viu? Ainda não? Talvez se vir o próximo video, descubra o que o anterior video deixava antever:



É verdade... cada vez que vou à Serra, capto sempre algumas imagens para ir publicando aqui no blog.

Também é verdade... que cada vez que vou à Serra, venho de lá surpreendido com as inúmeras situações caricatas que estão ao virar de cada calhau.

Agora, o que captei este domingo, é das coisas mais surreais que jamais esperei captar na nossa Serra.

Ao ver atitudes como estas, pergunto-me:

O que é que esta Serra fez para merecer visitantes deste nível?

O que é que esta gente tem na cabeça, para ter uma atitude como esta?

Será que este é um novo tipo de turismo, em que os turistas vão aos locais emblemáticos para depois "sacarem" uma foto com o "ass" de fora para poderem mostrar aos amigos? Já tou mesmo a ver... "ó meu, topa-me aí com o "ass ao léu" no ponto mais alto de Portugal"... "foi altamente, tava um grizo do caraças, mas curti bué fazer esta cena, meu..."

Enfim...

ps: para a próxima senhores do rabo ao léu, olhem em todas as direcções antes de fazerem a figurinha que fizeram... A Serra da Estrela merece pessoas com mais nível que vocês...

sexta-feira, dezembro 14, 2007

A Serra e o futuro... visto por EcoProjecto

Integrado nas comemorações do Dia Internacional das Montanhas, o recém formado movimento EcoProjecto, vai organizar um forum de discussão sobre "a Serra e o futuro".
O evento terá lugar no próximo sábado (15 de Dezembro) pelas 15 horas, no Anfiteatro da Associação Académica da UBI, na Covilhã.

Paralelamente à projecção de alguns videos sobre a questão das montanhas em geral, e a Serra da Estrela em particular, o movimento EcoProjecto pretende promover uma sessão de discussão, esclarecimento e sensibilização dos problemas que afectam estas realidades.

Como oradores do forum espera-se a presença do professor Pedro Guedes de Carvalho (coordenador do PETUR), Luís Gonzaga como representante da Associação Distrital de Agricultores da Guarda (ADAG) e ainda Tiago Pais como representante da PDSSE.

Espera-se desta forma que o debate seja animado, mas para isso é necessária a presença de todos os cidadãos interessados com vista a enriquecer o debate em questão.

Aproveito para divulgar aqui o cartaz do evento:

Correspondência dos leitores... # 17

Recebi um novo e-mail, do leitor R.Brito, que retrata estas situações e ao mesmo tempo coloca algumas questões:

"... foto isolada tirada no covão do forno(barragem) em que aparece uma mancha de óleo na água num local em que não imagino existir poluição...donde virá?"

"... fotos tiradas junto a um dos novos parques de merendas da nova Estrada Nacional 338(Portela de Arão - EN339) em que me questiono o porquê da existência de caixotes do lixo se ninguém os vai despejar ficando o local imundo?"


Da minha parte, como autor deste blog, resta-me agradecer pelo envio destas pérolas que se vão encontrando pela Serra da Estrela.

Sem dúvida que o detalhe com que o prato foi "pregado" à árvore, é digno de registo... é caso para dizer "mais uma para turista ver e fotografar".

terça-feira, dezembro 11, 2007

Afinal era mesmo o Pai Natal...

Este domingo, como não tinha assim grande coisa para fazer, decidi ir até à Torre dar a “volta ao pinoco”.
Já sabia que não ia encontrar neve, mas não esperava era deparar-me com o temporal que estava a assolar o ponto mais alto de Portugal Continental.

O frio era muito, para já não falar do vento e nevoeiro que convidavam a nem sair do carro.
Mas claro, já que ali estava, decidi fazer uns vídeos para presentear os meus leitores.



Ali andava eu todo maluco a fazer filmes e a tirar algumas fotos e eis quem vislumbro por entre o nevoeiro:

Não… não era D. Sebastião… esse ainda deve andar perdido algures…
Sim… era mesmo o Pai Natal! Todo agasalhado...

Pelos vistos tinha decidido tirar umas férias antes do Natal e tinha vindo até à Serra da Estrela, que lhe tinham dito que “era o lugar mais bonito do mundo”.
Pelo murmurinho que havia no centro comercial da Torre, o Pai Natal até tinha aproveitado as Experiências de Inverno promovidas pela empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela… nem tinha trazido as renas, porque tinha aproveitado a oferta dos “passeios de Hummer”.
Mas pelos vistos o Pai Natal ficou pior que estragado. Sentia-se enganado…
Não compreendia como é que lhe podiam ter dito que “a Serra é o lugar mais bonito do mundo” se, quando se chega à zona da Torre, a única coisa que se vê é um centro comercial com um pivete intenso a queijo e um rol de edifícios completamente degradados e abandonados.
Ficou desconsolado e o momento em que o captei lá ia ele cabisbaixo e resignado… em direcção à “camioneta” que o levou para outras paragens.

Esperemos que pelo menos regresse no Natal…

Pai Natal, faço-te este apelo, as criancinhas não têm culpa nenhuma do que os senhores responsáveis pelo turismo da Estrela, andam a fazer a esta serra.
Esperamos por ti no Natal e se puderes põe-nos no sapatinho novas pessoas para gerirem (de forma sustentável) o turismo da Serra da Estrela!

Ps: Antes de me dirigir até à Torre, ainda passei pela Estância Vodafone, para ver se os 46 canhões de neve já estavam a dar conta do recado, para abrir os 9km de pistas, mas pelo que me foi possível constatar, neve… nem vê-la.
Cá para mim, das duas uma, ou o S. Pedro dá uma ajudinha ou então este ano os cento e muitos dias de estância em “pleno funcionamento” (dos anos anteriores) não passarão de uma miragem.
Uma coisa é certa, o arraial está montado, com toda a PUBlicidade da Vodafone espalhada pela encosta.

Correspondência dos leitores... # 16

Mais uma denúncia chegou ao e-mail do blog. Passo a transcrever:

"Queria denunciar uma situação que se passa com a webcam da estância vodafone que nestes últimos dias têm estado sem qualquer imagem. Para uma prova disso envio uma imagem em anexo.

Cumprimentos"

Ps: obrigado caro leitor. Por acaso também já tinha reparado na falta de imagem da webcam, mas já nem ligo, pq quando lá existe imagem, nem sempre corresponde à realidade... É o respeito pela clientela... Já tou mesmo a ver o turista a ligar para eles e perguntar "entao... e neve, temos neve?" Com uma imagem assim podem dar a resposta que quizerem...

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Ó neveeeee... onde é que tu andas?!

Depois de ter divulgado neste post a provável abertura da estância Vodafone para o diz 27 Novembro, tal como estava noticiado no site da empresa que gere a infraestrutura, eis que essa abertura foi adiada para brevemente.

"Prevemos abertura para: brevemente"

"Brevemente"...

No ano passado, por esta altura, já havia neve na Serra. Este ano... nem vê-la.

Será que isto não dá um pouco que pensar sobre o caminho que se persiste em seguir?

Visitando novamente o site da empresa que tem a concessão para o turismo na zona do Maciço Central, constatamos que tudo o que está a ser publicitado, tem como elemento chave a NEVE.

Senão vejamos aqui, aqui e ainda aqui.

A pergunta que fica no ar é:

Se a neve teimar em não aparecer que oferta turística é que temos para dar?

Continuo a achar que a neve devia ser apenas mais um "produto" que nos poderia distinguir em relação a outros destinos turísticos, como por exemplo o Gerês.
Em vez disso continuamos a falhar (e de grande) sobre as reais potencialidades da Serra da Estrela, com vista a um turismo sustentável para toda esta região.
Parece-me que os cabecilhas ainda não perceberam isso... talvez quando percebam seja tarde demais...

terça-feira, dezembro 04, 2007

Esculturas curiosas

O leitor Nuno Adriano, da empresa Adriventura, enviou-me estas curiosas imagens que captou em pleno Vale Glaciar junto a Manteigas.

Alguém sabe dar alguma informação a respeito das mesmas?



Diário XXI - em flagrante

Mais um post que foi referenciado no Diário XXI.

Desta feita tocou a ver às "pinturas rupestres":

(clica na imagem para ampliar)

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Mais um... mas ainda falta um...

Numa altura em que o Aquecimento Global está na ordem do dia, fiquei a saber através do jornal O Público, que o Primeiro-ministro australiano ratifica Protocolo de Quioto

Importa referir ainda que "depois da ratificação da Austrália, os Estados Unidos são o último grande país desenvolvido a não ter ratificado Quioto."

Vá lá ver Bush, quando é que deixas de brincar às guerrinhas com os fracos e decides entrar na grande guerra que é o Aquecimento Global... será que alguém lhe pode explicar a ele o que isso é? Cá para mim que ninguém nos lê, o sr Bush deve ter andado na mesma escolinha que os responsáveis máximos do turismo da Serra da Estrela, que ainda acreditam que anos maus ao nível de neve só acontecem de 10 em 10 anos...

ps: se quiser saber um pouco mais sobre o Protocolo de Quioto, clique aqui.

Correspondência dos leitores... # 15

Pelos vistos o turismo cultural, na Serra da Estrela, veio... para ficar.

Desta vez foi-me enviado para o e-mail do blog, um conjunto de fotografias de pinturas rupestres que foram "descobertas" algures na estrada que liga Piornos-Torre.

Aqui estão elas:



Pelo que se pode perceber nas imagens, os primatas em questão seriam apelidados de Costa e Fausto, provavelmente pertencentes a alguma tribo pimba que visitou este local no final do mês passado.

Já em Setembro do ano passado, um tal de N.V. proveniente da tribo Odemira, também fez questão de deixar a sua marca neste local.

Outra tribo que também quis assinalar a sua passagem neste ponto de encontro de primatas, foi a tribo Juve Leo. Estes, apesar de apresentarem traços que demonstram algum vandalismo, preferiram ter um pouco mais de respeito pelas pedras da Serra da Estrela, optando por fazer a sua inscrição num contentor do lixo. Estudiosos deste fenómeno, pensam que esta atitude se deveu ao facto de tal objecto ser de côr verde, o que habitualmente hipnotiza os primatas desta tribo ao ponto de apenas verem a côr verde à frente dos olhos e como tal terem optado por "rabiscar" ali a sua marca.

Os responsáveis do Turismo na Serra da Estrela, atentos ao crescente aparecimento deste tipo de arte, prevêm organizar até final do próximo ano a Rota das Pinturas Rupestres.

Ao contrário da teoria avançada no ano passado, pelos responsáveis máximos do Turismo na Serra da Estrela, que afirmavam que apenas de 10 em 10 anos acontecia um ano mau ao nível da precipitação de neve, não se está a verificar. Após um ano transacto objectivamente péssimo ao nível da oferta do Turismo de Neve, este ano (até agora) tem-se revelado ainda mais desastroso. Como tal, este tipo de alternativas configuram-se como uma mais valia para quem visita a Serra da Estrela no Inverno e em vez de ver neve e fazer "sku", pode ver pinturas e dizer "u uuuuu"...

ps: apesar da ironia com que tentei denunciar mais este caso, gostaria de dizer que o caixote do lixo "graffitado" com a denominação Juve Leo, já se encontra naquele estado e naquele local à mais de um ano. Apesar de não considerar nada normal atitudes deste tipo, em parte acabo por as "compreender"... uma pessoa quando chega a um local limpo, inconscientemente acaba por deixá-lo limpo... acho que está tudo dito.

ps1: não me admira nada, que de aqui a uns dias, mais alguma tribo deixe a sua marca naquele local... apostamos?

domingo, dezembro 02, 2007