quarta-feira, abril 23, 2008

23 de Abril de 2008...

Anteontem caiu o maior nevão da temporada... ontem a realidade na zona da torre era esta...



hoje o cenário das pistas em funcionamento era este:

Após estes dados tão evidentes e objectivos, alguém me explica porque é que se continua a alimentar a loucura de ampliar a estância de esqui da Serra da Estrela?

Se alguém me souber explicar agradeço...

No coments

Ps: alguém me explica, como é que mesmo depois de cair "o maior nevão da temporada", a estância apenas tem 4 das 9 pistas em funcionamento? E porque é que depois de factos tão objectivos como este, se continua a alimentar a loucura de ampliar a referida estância? Se alguém me souber explicar agradeço...

Como se costuma dizer... "mai um"

Na edição de hoje (23 Abril) do jornal Diário XXI, ficamos a saber que "Municípios do Parque Natural pedem estudo".

Diz assim:

"Seis municípios da Serra da Estrela estão a elaborar um estudo estratégico de desenvolvimento da região, com uma forte aposta no turismo, dirigido pelo economista
Daniel Bessa."

"O objectivo do trabalho coordenador pelo economista Daniel Bessa é "transformar a realidade da Serra da Estrela em vários atractivos, sobretudo turísticos, para além de um ou outro produto específico, como a neve"

Se quiser ler a notícia completa basta clicar aqui.

Agora o que seria interessante perceber é porque é que se vai realizar mais outro estudo...

Será que não foram já efectuados estudos suficientes em relação ao "desenvolvimento" da região?
Ou será que se anda de estudo em estudo até que chegue um entendido que diga o que estes senhores autarcas querem ouvir, para depois afirmarem que "este sim, é um bom estudo"...

Onde é que param, por exemplo, as conclusões a que se chegou com o PETUR?

Aqui temos algumas, deveras interessantes...

"Plano Estratégico sobre a Serra da Estrela... realizado por uma equipa de investigadores da Universidade da Beira Interior... duvida da eficácia da empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela. A assinatura de uma Carta de Compromisso, bem como a criação de uma Junta e um Observatório Regional de Turismo são algumas das sugestões para dinamizar o sector."

Já se viu por em prática alguma destas medidas?

Pois... parece que desde que foi apresentado, em 29 junho de 2006, tudo continua mais ou menos na mesma...

Veja a notícia do Público que abordava a apresentação das conclusões finais do PETUR clicando aqui, da qual destaco este último parágrafo:

"O estudo, que privilegia o turismo cultural e de natureza, aponta como medidas a criação de um portal integrado na Internet com central de reservas, um laboratório regional de turismo - para recolha e tratamento de dados e apoio à decisão de investimentos - e a criação da chamada "Carta de Excelência" para monitorizar e qualificar a oferta, entre muitas outras."

Ou muito me engano, ou o novo estudo irá apontar novamente para este cenário, "turismo cultural e de natureza"... mas claro, como vai contra o conceito de desenvolvimento que os nossos autarcas têm, em que para eles cimento e betão é que é desenvolvimento, já se está mesmo a ver onde é que este estudo também irá parar... no fundo de alguma gaveta!

E de estudo em estudo, lá se vai delapidando cada vez mais o património cultural e natural que deveria de ser salvaguardado... enfim!

Será que foi?

Já que não temos webcam para ver a realidade que se passa lá por cima na Serra, nomeadamente na zona da Torre, o estrelanoseumelhor foi até lá ver se tinha ou não sido "o maior nevão da temporada" e se a estância estava a funcionar...





Ps: alguém me explica, porque é que para a empresa que tem a concessão do turismo na zona do maciço central, cada nevão que cai é sempre o "maior da temporada"?

quarta-feira, abril 16, 2008

Eskimós 2008... (o "aperitivo")

Bem sei que estou em falta com alguns posts, mas vou tentar os próximos tempos publicar os mesmos para saciar a ânsia de meus leitores mais assíduos.

Hoje, ofereço-vos um pequeno aperitivo... nos próximos dias vou publicar mais fotos.

(clique na imagem para ampliar... e ver o Covão d'Ametade como nunca viu)

No coments...


...desta vez nem vou comentar... apenas referir que é mais uma situação no Covão!

Apenas um reparo...

...apenas para informar que as imagens utilizadas neste post e neste post foram captadas na quarta-feira, dia 9 de Abril de 2008.

Este reparo deve-se a que para alguns leitores é extremamente importante aferir a data em que foram obtidas as fotografias no Covão... muito mais importante que denunciar a pouca vergonha que por ali se passou e continua a passar. Talvez estes leitores aceitem de bom grado tudo isso...

Deixo aqui uma fotografia (em alta resolução) onde se pode perceber que o lixo lá estava no dia que a água "inundava" o relvado:

(clique na imagem para ampliar)

Ps: mas mais importante que aferir datas de fotos etc e tal, o que a mim efectivamente me importa é se estas duas situações que foram denunciadas se já foram resolvidas. Pelos comentários que recebi, no Domingo, dia 13 de Abril de 2008, o panorama ainda era o que se observa na foto em cima. Será que hoje, dia 15 de Abril de 2008 a paisagem ainda é a mesma?

segunda-feira, abril 14, 2008

"Pontes" a servir de "barragens"

A propósito da fantástica concentração motard que teve lugar no Covão d'Ametade, os organizadores daquela iniciativa colocaram uns "passadiços" em pedra por cima de umas levadas de água que atravessam transversalmente aquele local em direcção ao ribeiro.

Essas "pontes", que serviram de acesso aos veículos de apoio à tenda gigante que ali foi instalada e a mais outros equipamentos de apoio lá ficaram instaladas, esperemos que não para novas iniciativas.

Agora veja o que está a acontecer devido à colocação dessas "pontes":




Os "engenheiros" que calcularam essas pontes, provavelmente não contaram com os detritos vegetais que íam ser trazidos encosta abaixo e vai daí o que está actualmente a acontecer é que a água que antes era encaminhada desde a encosta até ao ribeiro, agora está a ser desviada alagando grande parte do Covão.

Apesar de não ser algo preocupante, creio que se esta situação não for corrigida, corre-se o risco de que os detritos sólidos (areias e pedras) venham a ficar depositadas onde até à bem pouco tempo havia relva, contribuindo em parte para a degradação daquele local.

Mas pergunta o leitor: quem e o quê pode ser feito?

O quê é relativamente fácil... bastava ir retirando periodicamente os restos de ramos e folhas que vão obstruindo a passagem da água, uma vez que as "pontes" já devem "morrer" no sitio onde estão. Por um lado até concordo com a colocação das mesmas, uma vez que era algo perigoso para os utentes mais distraídos, poderem cair para dentro das valas que existiam no local. O que é necessário assegurar é que as referidas "pontes" não sirvam agora de passagem de veículos para locais até onde à pouco tempo não chegavam.

Relativamente a quem é que compete assegurar a limpeza dos detritos, creio que essa responsabilidade devia caber a quem está a usufruir da concessão daquele local!
Quando se usufrui de uma concessão, para além de direitos também há deveres e um desses deveres deveria ser assegurar a correcta manutenção do local que se está a concessionar, quer a nível de limpeza, como a nível de manutenção!
Mas pelo que parece, todas as concessões que existem na Serra da Estrela só dão lugar a direitos... os deveres só existem para os utentes, que normalmente é pagar e calar!

Ps: seria interessante perceber em que termos foi atribuída a concessão do Covão d'Ametade por parte do PNSE à entidade que está a usufruir da mesma. E já agora, que contrapartidas, direitos e deveres estão assegurados nesse contrato... se é que existiu algum contrato.

Bom e barato... onde? Na Serra da Estrela!

Na compra do modelo 55cm, receba grátis o de 27cm... Onde? Naaaaa... não é na worten... é mesmo no meio da floresta na Serra da Estrela!

Um pouco mais a sério. É preciso ser um autêntico ser irracional, para ir até à Serra deixar as televisões lá de casa que já não serviam. Ao indivíduo que fez isto só me resta chamá-lo mentecapto e como maldição havia de avariar a nova televisão que substituiu estas!

Por acaso não sabe que existe um serviço GRATUITO para a recolha destes "monstros"?

Veja como usufruir deste serviço aqui e fique a saber que bastava contactar os A.D.C. - Águas da Covilhã, EM, pelo telefone n.º 275 310 810 ou enviar o pedido via email para info@aguasdacovilha.pt

Ps: fotografia gentilmente enviada pelo leitor Anninnis...

A grelha do fogão...

"Ó Maria... traz lá a grelha do fogão que estes fogareiros são uma merdice..."

quarta-feira, abril 09, 2008

Covão d'Ametade e lixo... a união perfeita!

Já não chegava o dia estar algo tristonho devido à chuva... que o cenário com que me deparei no Covão d'Ametade, ainda me deixou mais triste... Veja com os seus próprios olhos:












Será que não há nenhuma entidade que recolha o lixo que está espalhado naquele local?

Pois... é o habitual sacudir água do capote, em que de uns se atira a responsabilidade para os outros... e enquanto isso acontece, lá vão os turistas levando estas "recordações" para mostrar aos amigos...

Acho piada quando dizem que são as raposas que espalham o lixo... sim, sim... raposas...
Raposas, ou melhor abutres, talvez sejam é os organismos que pseudo-gerem a Serra da Estrela!

Acordo ortográfico para o Covão... já!

Ps: gosto especialmente do detalhe da mica de plástico... muito fotogénica.

sexta-feira, abril 04, 2008

Torre a 1 de Abril

Esta fotografia foi-me enviada por uma leitora que esteve na Torre no dia 1 de Abril...

Para além da evidente falta de neve, a leitora realçou a imensa quantidade de lixo que se pode ver em toda a zona da estância de esqui e Torre... e acrescento eu... algo que já não nos surpreende, não é?

Lá estaremos a participar em alguma campanha de recolha de lixo!

A verdade dura e crua!

Como era algo óbvio, os posts que publiquei a 1 de Abril (este e este), foram feitos essencialmente para celebrar o dia das mentiras.

A realidade em que está mergulhada a estância de esqui, a 3 de Abril de 2008, é esta que se vê através do site da empresa que tem a concessão da mesma:


A 3 de Abril de 2008, a estância está completamente encerrada.

Mas como é possível estar completamente fechada?
As dezenas de canhões de neve não estão em funcionamento porquê?
Os habituais transportes de neve não resolvem o problema porquê?

Talvez haja alguma explicação para este facto, não?
Há uns anos tinhamos neve até Maio, agora temos (pouca) neve durante os meses "duros" de Inverno e que mal chega a Abril... Porquê?
Será que afinal existem mesmo alterações climáticas e que as mesmas (infelizmente) estão a afectar também a Serra daEstrela?

A realidade é esta! Nevar, neva cada vez menos... mas até quando neva em grande quantidade, essa neve aguenta-se muito pouco tempo.
A provar este facto, vejamos o que aconteceu ainda há poucos dias atrás:

Grande nevão em 22 de Março... no final do mesmo mês estavam apenas 2 (micro) pistas em funcionamento e a 3 de Abril já não estava nenhuma a funcionar...
Porquê? Porque os dias depois desse nevão, que para muitos até era o grande nevão do ano, vieram temperaturas a rondar os 10º de máxima e 4º de mínima...

Assim sendo, creio tratar-se uma completa estupidez, se se avançar com o projecto (financiado pelo programa PITER) de ampliação da estância de esqui da Serra da Estrela...
Os dados são mais que objectivos, só não os vê quem não quer ver.
Já chega de mentira!

Ps: e agora que se foi a neve, convido os leitores do blog a visitarem a referida estância e arredores, para perceberem a verdadeira vergonha em que está transformado aquele pedaço da Serra da Estrela, com o imenso lixo que anualmente é largado pelos turistas menos cívicos... essas imagens deviam ser agora mostradas pelas televisões, tais como mostram as imagens da neve aquando de cada nevão! Mas claro, isto não vende... isto é para depois lá irem alguns recolher... os tais "ambientalistas fundamentalistas" que só sabem travar o desenvolvimento da Serra da Estrela... enfim!

ps1: caro anónimo (aka penhas?) agradeço a sua preocupação pela possibilidade de eu ficar "desempregado", mas como pode constatar temas (ainda) não faltam. Em relação à sua solicitação, esteja descansado que estou a tratar disso... a máquina não ficou sem rolo, o que estou é com falta de tempo, mas pode ser que a próxima semana traga alguma novidade. Talvez depois lhe faça uma dedicatória... entretanto argumente para aí a sua tese da farsa das alterações climáticas...

terça-feira, abril 01, 2008

Estância de esqui em pleno funcionamento!

Quase no final da época de inverno 2007-2008, e eis que caiu esta noite o maior nevão do ano, de tal forma que permitiu que a estância se encontre neste momento em pleno funcionamento, com todas as pistas e meios mecânicos operacionais:


Sondagem (resultados) e surpresa!

Chegou ao fim a segunda sondagem do blog Estrela no seu melhor.

A pergunta, "de quem é que acha que deveria de ser a responsabilidade pela recolha do lixo na zona da Torre?" trouxe o resultado que a seguir apresento:


Dos 60 votos apurados, 33 (55%) apontam para a Turistrela como a responsável a quem deve caber a responsabilidade da recolha de lixo na zona da Torre.

E então não é que hoje mesmo, recebemos aqui na redacção do blog, um e-mail da referida empresa comunicando que ía resolver este problema e que iria proceder à recolha de todo o lixo existente não só na zona da Torre, mas em toda a Serra da Estrela!

Espectacular!

A mudança de atitude verificada pelos responsáveis dessa empresa deve-se, dizem eles "a terem começado a perceber a verdadeira realidade do problema". E acrescentam "se nós temos a concessão exclusiva do turismo da Serra da Estrela, temos que ter igualmente a obrigatoriedade de contribuir para a sua salvaguarda e limpeza. Por isso, apartir de amanhã, iremos disponibilizar uma equipa de 40 pessoas, juntamente com meios mecânicos, para se proceder à recolha de todo o lixo existente nesta Serra que é de todos."

Fantástico!

Parece que apartir de amanhã a Serra da Estrela vai ficar mais bonita. Esperemos que sim, que seja verdade...