segunda-feira, abril 14, 2008

"Pontes" a servir de "barragens"

A propósito da fantástica concentração motard que teve lugar no Covão d'Ametade, os organizadores daquela iniciativa colocaram uns "passadiços" em pedra por cima de umas levadas de água que atravessam transversalmente aquele local em direcção ao ribeiro.

Essas "pontes", que serviram de acesso aos veículos de apoio à tenda gigante que ali foi instalada e a mais outros equipamentos de apoio lá ficaram instaladas, esperemos que não para novas iniciativas.

Agora veja o que está a acontecer devido à colocação dessas "pontes":




Os "engenheiros" que calcularam essas pontes, provavelmente não contaram com os detritos vegetais que íam ser trazidos encosta abaixo e vai daí o que está actualmente a acontecer é que a água que antes era encaminhada desde a encosta até ao ribeiro, agora está a ser desviada alagando grande parte do Covão.

Apesar de não ser algo preocupante, creio que se esta situação não for corrigida, corre-se o risco de que os detritos sólidos (areias e pedras) venham a ficar depositadas onde até à bem pouco tempo havia relva, contribuindo em parte para a degradação daquele local.

Mas pergunta o leitor: quem e o quê pode ser feito?

O quê é relativamente fácil... bastava ir retirando periodicamente os restos de ramos e folhas que vão obstruindo a passagem da água, uma vez que as "pontes" já devem "morrer" no sitio onde estão. Por um lado até concordo com a colocação das mesmas, uma vez que era algo perigoso para os utentes mais distraídos, poderem cair para dentro das valas que existiam no local. O que é necessário assegurar é que as referidas "pontes" não sirvam agora de passagem de veículos para locais até onde à pouco tempo não chegavam.

Relativamente a quem é que compete assegurar a limpeza dos detritos, creio que essa responsabilidade devia caber a quem está a usufruir da concessão daquele local!
Quando se usufrui de uma concessão, para além de direitos também há deveres e um desses deveres deveria ser assegurar a correcta manutenção do local que se está a concessionar, quer a nível de limpeza, como a nível de manutenção!
Mas pelo que parece, todas as concessões que existem na Serra da Estrela só dão lugar a direitos... os deveres só existem para os utentes, que normalmente é pagar e calar!

Ps: seria interessante perceber em que termos foi atribuída a concessão do Covão d'Ametade por parte do PNSE à entidade que está a usufruir da mesma. E já agora, que contrapartidas, direitos e deveres estão assegurados nesse contrato... se é que existiu algum contrato.

3 comentários:

Anónimo disse...

16-02-2008...Hoje, após ter estado no Covão d'Ametade, para ver com os meus próprios olhos como é que é "montada" uma concentração de motos naquele local,resta-me apenas dar os parabéns à organização deste evento(que veio lá dos lados do norte do País) pela sensibilização com que encararam esta concentração neste local.
Confesso que fiquei surpreendido por alguns detalhes que tiveram, para minimizar o impacto negativo que este evento terá neste local.

A vocês, muito obrigado!

Sábado, Fevereiro 16, 2008
PNSE - No Coments!
Este post é apenas o "aperitivo" para o post que irei preparar esta semana(?)...e por isso o lixo que apresentarei nas fotos a publicar em 09 de Abril mágicamente desaparecerá nas fotos a publicar a 14 do mesmo mês.

14-04-2008...A propósito da (fantástica ?) concentração motard que teve lugar no Covão d'Ametade, os organizadores daquela iniciativa colocaram uns "passadiços" em pedra por cima de umas levadas de água. Os "engenheiros" que calcularam essas pontes, provavelmente não contaram com os detritos vegetais que íam ser trazidos encosta abaixo.

Apesar de não ser algo preocupante, até concordo com a colocação das mesmas.


In http://estrelanoseumelhor.blogspot.com

Zé do Talho

Rui Peixeiro disse...

Por este andar o Covão não vai durar muito...

Fogareiros, bebedouros, pontes modernas, pedras pintadas, lixo, rastos de máquinas industriais, ... e agora são os passadiços, a fazer acumular areia e água tendo como consequência o desaparecimento daquele belo "tapete".


Resta saber se alguém vai fazer algo, de preferência antes do verão, se não é mais um ano sem relva ali.

Anónimo disse...

Desculpem lá, é verdade que se paga para lá entrar só para visitar? Digam que não por favor...