quarta-feira, abril 23, 2008

Como se costuma dizer... "mai um"

Na edição de hoje (23 Abril) do jornal Diário XXI, ficamos a saber que "Municípios do Parque Natural pedem estudo".

Diz assim:

"Seis municípios da Serra da Estrela estão a elaborar um estudo estratégico de desenvolvimento da região, com uma forte aposta no turismo, dirigido pelo economista
Daniel Bessa."

"O objectivo do trabalho coordenador pelo economista Daniel Bessa é "transformar a realidade da Serra da Estrela em vários atractivos, sobretudo turísticos, para além de um ou outro produto específico, como a neve"

Se quiser ler a notícia completa basta clicar aqui.

Agora o que seria interessante perceber é porque é que se vai realizar mais outro estudo...

Será que não foram já efectuados estudos suficientes em relação ao "desenvolvimento" da região?
Ou será que se anda de estudo em estudo até que chegue um entendido que diga o que estes senhores autarcas querem ouvir, para depois afirmarem que "este sim, é um bom estudo"...

Onde é que param, por exemplo, as conclusões a que se chegou com o PETUR?

Aqui temos algumas, deveras interessantes...

"Plano Estratégico sobre a Serra da Estrela... realizado por uma equipa de investigadores da Universidade da Beira Interior... duvida da eficácia da empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela. A assinatura de uma Carta de Compromisso, bem como a criação de uma Junta e um Observatório Regional de Turismo são algumas das sugestões para dinamizar o sector."

Já se viu por em prática alguma destas medidas?

Pois... parece que desde que foi apresentado, em 29 junho de 2006, tudo continua mais ou menos na mesma...

Veja a notícia do Público que abordava a apresentação das conclusões finais do PETUR clicando aqui, da qual destaco este último parágrafo:

"O estudo, que privilegia o turismo cultural e de natureza, aponta como medidas a criação de um portal integrado na Internet com central de reservas, um laboratório regional de turismo - para recolha e tratamento de dados e apoio à decisão de investimentos - e a criação da chamada "Carta de Excelência" para monitorizar e qualificar a oferta, entre muitas outras."

Ou muito me engano, ou o novo estudo irá apontar novamente para este cenário, "turismo cultural e de natureza"... mas claro, como vai contra o conceito de desenvolvimento que os nossos autarcas têm, em que para eles cimento e betão é que é desenvolvimento, já se está mesmo a ver onde é que este estudo também irá parar... no fundo de alguma gaveta!

E de estudo em estudo, lá se vai delapidando cada vez mais o património cultural e natural que deveria de ser salvaguardado... enfim!

Sem comentários: