domingo, setembro 30, 2007

Onde há "ferro" há betão!

Este fim-de-semana passei pelo Covão d'Ametade, para ver se tinha havido mais alguma "requalificação" daquele local, até à bem pouco tempo o paraíso da Serra da Estrela.

Uma vez que as condições atmosféricas estavam bastante agrestes, não se via ninguém por aquele espaço, o que permitia sentir a verdadeira grandeza que é a Serra da Estrela.

O vento e uma chuva "miudinha" faziam o resto da companhia, quando de repente, do lado esquerdo (quando se acede ao Covão) deparamo-me com aquilo que são duas vigas metálicas e alguns varões de ferro. (ver foto em baixo)

Uma das pessoas que me acompanhava disse logo "onde há ferro há betão".

Confesso que aquela frase me deixou a pensar.

O que será que vai ser "requalificado" desta vez?

Depois dos fantásticos fogareiros, o que é que será que se segue?!

Espero que me engane, mas pela dimensão das vigas e varões de ferro, a única coisa que me ocorre que possa ser "requalificada" é mesmo aquela velhinha ponte que desde há alguns anos ali está e permitiu o acesso à outra margem a tanta e tanta gente...

Antes que isso aconteça, deixo desde já aqui o alerta para esta situação! Para que depois não venham de novo certas pessoas a dizer "agora... agora já está feito"...

Senhores responsáveis por mais este futuro ATENTADO! Ainda estamos a tempo...

E se não formos a tempo, desde já aqui publico talvez uma das últimas fotos que captam a beleza desta velhinha ponte de MADEIRA que recordo desde sempre ali naquele local!

Sim... de MADEIRA! Será que a ponte existente não podia ser reparada ou executada novamente de MADEIRA? Será que não se iria integrar melhor no meio que a rodeia?

Enfim... pouco a pouco (e espero que me engane) o Covão d'Ametade está a virar um autêntico parque bimbalhada do que não devia ser feito na Serra da Estrela.

Pergunto uma vez mais:

SERÁ QUE NÃO HÁ NINGUÉM QUE POSSA POR COBRO A ESTA SITUAÇÃO? OU SERÁ QUE É PRECISO AGIR PELAS PRÓPRIAS MÃOS, PARA QUE ESTA POUCA VERGONHA ACABE DE UMA VEZ POR TODAS?

ps: é verdadeiramente incrível o aspecto desolador que neste momento tem o Covão...

quinta-feira, setembro 27, 2007

Correspondência dos Leitores... # 10

Mais um e-mail de um leitor, desta vez sobre a zona da Rosa Negra:

"Fui eu com a boa intenção de disfrutar de algumas horas em contacto com a natureza na zona da Rosa Negra. Quando acabei de estacionar o carro deparo-me com esta paisagem incrível no meio de um Parque Natural. Depois de ver aquilo que ví, pergunto-me se estamos mesmo no meio de um Parque Natural... A falta de cívismo das pessoas deixa-me estupefacto perante tal cenário! Pensava eu, ao passar naquele local quase todos os dias, que as pessoas que por ali "picnicavam" o fazia por aquele local ser bastante aprazível. Mas afinal estava enganado... Talvez as pessoas ali disfrutem de um belo lanche devido ao contacto com as marcas da falta de higiene dos frequentadores do local... Ainda para mais não existe a desculpa de que não há por lá nenhum caixote do lixo, visto estar um contentor à disposição dos que por lá passam. Tal como as imagens que enviei na semana passada do miradouro da Varanda dos Carqueijais eu fico muito triste e mesmo revoltado por vere que as pessoas não têm o mínimo respeito e interesse pela preservação da natureza em Portugal."




Diário XXI - em flagrante

(clique na imagem para ampliar)

quarta-feira, setembro 26, 2007

Rua das Couves...

Veja com os seus próprios olhos o que um leitor que enviou para o e-mail:

"A rua das couves

Em Várzea de Meruge - Seia , Serra da Estrela - a população cansou-se de pedir ao presidente da Junta que reparasse o piso de uma rua.
Vai daí, decidiu plantar couves nos buracos... e agradecer ao presidente.

Nunca a frase: «atirou com o carro para as couves» fez tanto sentido..."







Ps: em jeito de provocação, será que este acontecimento não se podia inserir nas fantásticas experiências que a empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela promove durante os meses que não há neve? primeiro plantavam as couves e depois passavam com o Hummer por cima... altamente yeaahhhh!

Correspondência dos Leitores... # 09

Palavras para quê... é mais um e-mail de um leitor aqui do blog:

"Aqui vão mais duas novas péloras (uma positiva e rara e outra o habitual nos tempos actuais)

A 1.ª foto é um espécime adulto e raro de Hyla arborea. Sim, um espécime adulto pois não crescem mais do que a fotografia apresenta (só a vi porque se mexeu mesmo à minha frente...). Por isso, acho que merece um destaque, pela excelente representação e serenidade que demonstrou. ( Foi "apanhada" junto às Chancas).

-----

2.ª foto (mais uma do Estrela no seu melhor)

Vou lançar dois desafios:

1.º - O que é que está mais na fotografia? Vejam se descobrem. É difícil não?

2.º - De onde terá vindo, esta é fácil não é?

(foto tirada na Lagoa do Covão das Quelhas, logo abaixo da telecadeira)

Até à próxima..."



segunda-feira, setembro 24, 2007

O belo do folheto promocional... (versão espanhola)

Por estes dias e a propósito da visita de uns amigos espanhóis à nossa cidade e região, desloquei-me à RTSE (Região de Turismo da Serra da Estrela) com vista a recolher alguma informação (panfletos, etc) para lhes oferecer e que pudessem levar como recordação desta zona de Portugal.

Eis então o panfleto que me deram (clique nas imagens para ampliar):

Sinceramente só me deu vontade de rir, de mandar umas gargalhadas até não poder mais, mas tive que me conter e manter um ar sério e de moço interessado pelas explicações que a funcionária daquele organismo que ía dando.
Talvez os leitores mais assíduos do blog já estejam a rir pela mesma razão que eu ri, mas quer para os leitores mais assíduos, como para os menos assíduos, convido-os a (re)ler este antigo post .

(5 minutos depois…)

Então, já leram tudo? Ainda estão a rir? Confesso que de vez enquando sabe bem recordar e dou uma leitura a esse post…

Mas vamos agora ao que interessa. Onde é que eu ía… Ah, sim, o panfleto que me deram… Igual ao da imagem de cima, mas em Espanhol! Ui ui…

Não sei se ambos os panfletos são contemporâneos, mas cá para mim que ninguém nos lê, não me parece… creio que alguém deve ter tido a sensibilidade de mudar algumas coisas, pena não o ter feito totalmente bem… Senão veja-se:

“Serra de la Estrela”… começamos bem… das duas uma, ou escreviam Serra da Estrela ou então Sierra de la Estrella… agora Serra de la Estrela cá para mim nem é Português, nem Espanhol… é Espanholês ou Portuganhol.
Um pouco mais à frente, nova “calhoada”… “Estancia”… não é por não ter acento circunflexo que passa a ser espanhol. Em Espanha, uma estancia de sky é mesmo “una estacion de esqui”.
Parágrafo seguinte… “fantásticos paisajes de la gran montaña”… em português já soava mal, mas em espanhol nem comento… “el maior Valle Glaciar de Europa” ou seria “el Vale Glaciar más grande de Europa”…
Nesta página, em relação a textos, o melhor é mesmo ficar-me por aqui… o mesmo já não posso dizer em relação à imagem que, neste panfleto está adequada, já que o esquiador (que mais parece uma águia a levantar voo) faz a bela da Publicidade a um Hard Rock Café de… Barcelona!

Pagina seguinte:
Às legendas das fotos comeram os acentos, mas não é nada de grave… talvez mais grave seja descobrir nesta página uma “La Rute de los Descobridores”! Num panfleto promocional destinado a público espanhol, fica sempre bem dar um toque de “français”!
Também achei curioso o facto de nesta página a “Serra de la Estrela”, afinal já ser Serra da Estrela.

Continuemos:
Em Portugal é Queijo da Serra, mas para a RTSE em Espanha deve ser "queso de la sierra"…
Pergunta de um dos meus amigos: “queso de que sierra?”… da Sierra de la Estrella, claro! - respondo eu... Conclusão… é nisto que dá o traduzir os nomes dos produtos típicos da região. Ou será que nos panfletos de Espanha traduzidos para português em vez de Paella traduzem para Arroz à Valenciana?

Próxima:“El arte de la animação”… isto agora parece Galego... ou será que queriam dizer “Animación”?
Reparem nas legendas da imagens:
“En la telesilla de estancia de ski”… creio que já referi anteriormente que deveria ser “estación de esqui”, mas porreira mesmo é esta legenda “Un formula 3000 en la cuesta internacional Serra da Estrela”… palavras para quê, é uma encosta internacional com certeza…
Depois, o parágrafo que se pode ler por baixo das imagens da direita, ficamos a saber que nos bares há muita “movida” e há também sítios para caçar e pescar… Já adorava este parágrafo em português, mas em espanhol está muito melhor… deve ser da “movida”!

Página seguinte:
Mau Maria… então mas… não posso acreditar…
Então mas afinal o que é que se passou com a imagem de cima entre o panfleto português e o panfleto espanhol? Ora vejam bem:

No português tínhamos a cara do homenzito desfocada (talvez de tanto vapor) e agora, na imagem do panfleto espanhol, temos uma cara toda sorridente de uma moça toda giraça? Afinal qual é a imagem real? Cá para mim, a imagem real, é a do homenzito de touca azul. Não me parece que a moça pudesse estar naquela pose com o cabelo totalmente seco… Mas sinceramente, dou os parabéns à pessoa que esteve horas diante do Photoshop a inserir a cabeça da moça no sítio onde estava a cabeça do homenzito. Gostava apenas de deixar uma breve questão, que é: não teria sido mais fácil pedir a alguém que se deixasse fotografar, em vez de terem tido todo esse trabalho? E já agora, mais umas quantas perguntas… Porque é que mudaram esta imagem? Será que essa mudança teve algo a ver com um dos coments que fizeram em relação ao post do panfleto em português? Naaaa… era demasiada coincidência, não acham?

(importa referir que de todas as imagens do panfleto em português, apenas esta que abordei em cima, mais a do canto inferior direito da mesma página, foram alteradas… cada um que tire as suas conclusões)

Falta pouco… vamos para mais uma:

Cá está, mais um título em galego… nem português, nem espanhol…
Mas a pérola mais brilhante que encontrei nesta página é a moça que aparece na fotografia em baixo à direita… Não a reconhece de algum lado?... Não?... Tem a certeza?... Ora vá lá acima e veja lá a cara feliz da mocinha que está de molho no jaccuzi… Ah, pois é! Lá está ela, sempre com a sua carinha laroca desta vez fora de água! Excelente mesmo… tenho que conhecer esta cachopa.
Mas nesta página ficamos a saber também que “La Región de Turismo da Serra da Estrela” é a maior área hidrológica de Portugal… está explicado então porque é que estão fartos de meter tanta água!

Enfim… o melhor é mesmo acabarmos:

Que dizer desta página? Vejam-se os créditos em baixo… compare-os com os da edição em português… leia os textos dos dois panfletos e tire as suas conclusões…
Eu tirei as minhas. Alguém fugiu, como se costuma dizer, com “o rabo à seringa”… Para além disso creio que falta a indicação do nome da pessoa que fez esta magnífica tradução, para ser utilizada nesta magnífica versão brasileira… ups… espanhola, deste magnífico panfleto, produzido por esta magnífica entidade que é a RTSE... e pago por todos nós! Enfim…

Para concluir (e repetindo o que já disse aquando da versão portuguesa) importa referir que esta foi a minha análise dura e crua acerca deste folheto. Resultou da minha revolta pelo péssimo serviço que este folheto faz em prol da Serra da Estrela, desta vez tendo como alvo os turistas espanhóis, e relembro que o mesmo é da responsabilidade da entidade, que devia zelar pela excelente promoção desta Região. Não peço às pessoas que tenham a mesma opinião que eu, mas o que peço (e em especial à RTSE) é que haja um maior profissionalismo e dedicação nas acções que promovem. Se acham que basta fazer uns folhetos deste nível e ir a feiras e distribuir os mesmos é apresentar serviço feito, então deixem-me referir que vamos no mau caminho. Cada vez as pessoas (e turistas) são mais exigentes e há que saber fazer cada vez melhor. Não pretendo com este post denegrir a imagem da RTSE, o que pretendo é alertar para algo que deveria de ser excepcional e que, infelizmente, é bastante banal…

Para finalizar, gostaria de reafirmar que acho demasiado ridículo (para não dizer inacreditável), que a única preocupação entre a versão portuguesa e espanhola deste panfleto, se tenha baseado em alterar uma fotografia, que num dos coments da versão portuguesa foi sugerido por um leitor, que a pessoa captada e desfocada era quem era (ver coments da versão portuguesa). Creio que o tempo que foi dispendido a colocar lá a cara daquela moça, que muito sinceramente duvido que saiba (e autoriza) o que lhe fizeram, poderia ter sido aproveitado para fazer algo melhor, mais apelativo, mais interessante e, principalmente, que mostrasse a verdadeira Serra da Estrela que temos para oferecer! Acho que material promocional como este, devia de ir directamente para o lixo, porque é uma tristeza a maneira como se está a promover a nossa Serra…

Ps: Alguém me explica o que quer dizer “É proibida qualquer reprodução total ou parcial” na versão espanhola? É que eu perguntei aos meus amigos espanhóis e não me souberam dizer o significado…

sábado, setembro 22, 2007

Recortes de imprensa... # 04

Notícias retiradas do site da magazine online Kaminhos:

Bouça quer... Gouveia quer... quem é que mais quer?

(clique na imagem para ampliar)

(clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, setembro 21, 2007

Recortes de imprensa... # 03

Notícia retirada do jornal DiárioXXI, creio que o título diz tudo:

(clique na imagem para ampliar)

Gostava de colocar umas questões finais, dando a minha resposta a cada uma delas:

Questão 1 - O que é que será que move cerca de 100 pessoas, levantarem o rabinho do sofá e vir apanhar lixo p'rá Serra? (eu sei... também pertenço a essa classe de pessoas...)

Questão 2 - O que será que a Serra ganha com este tipo de iniciativas?

Questão 3- Será que no meio destas cerca de 100 pessoas, estará algum dos responsáveis máximos pelo turismo na Serra da Estrela?

Resposta 1 - Eu sei... também pertenço a essa classe de pessoas... E sinceramente, da última vez que participei (na 1ª caminhada ambiental organizada pela PDSSE) fiquei estupefacto pela enorme quantidade de lixo que se recolheu pelos poucos locais onde passamos... até mete dó pensar em como estará o resto.

Resposta 2 - A Serra da Estrela por um lado perde e pelo outro ganha. Perde pelo menos umas belas centenas de quilos que certamente irão ser recolhidos e ganha mais umas quantas pessoas que irão levar a mensagem da vergonha em que está transformada a montanha mais alta de Portugal Continental.

Resposta 3 - Creio que uma questão como esta, nem é necessário responder... Não estou convencido que o senhor do organismo "onde a natureza vive", nem o senhor que "diz que é dono disto tudo", e muito menos os senhores que só querem estradas de acesso à Torre e aldeamentos de montanha, se vão meter num local com 300 metros de desnível. Não vá o diabo tecelas e resvalem escosta abaixo, que ainda íam parar a algum dos fogareiros dos pseudo-campistas do Covão d'Ametade... isso é que era patuscada :P

Enfim... o que desejo é que esta actividade (mais uma) recolha o máximo de lixo da Serra e se puder ainda lá irei dar uma ajuda... não prometo, mas irei tentar.

ECOPROJECTO - 29 Set 2007

O Eco Projecto Serra da Estrela 2007 consiste na organização de um fim-de-semana ecológico na Serra da Estrela. Uma actividade que pretende limpar um pouco do maciço central, do lixo deixado pelos turistas que por cá deixam tudo e se vão embora sem respeitarem a natureza e o espaço que eles usufruem.

Uma actividade sem qualquer fim lucrativo, pretende ter como associados, empresas, associações e organismos municipais da Região. Portanto se alguém estiver interessado, basta contactarem-nos através do nosso email que está na pagina inicial.

Os percursos que serão realizados, estão a ser estudados por pessoas conhecedoras do terreno, nós estamos em contacto com a Associação de Municípios da Cova da Beira, Enerarea (Agência Regional De energia e Ambiente do Interior), em breve com a Câmara Municipal de Manteigas e Parque Natural da Serra da Estrela, Associação Penhasol, entre outras entidades que mais tarde vão ser por aqui anunciadas.

Este encontro será realizado no Parque de Campismo do Covão d’Ametade e o único equipamento que é pedido aos participantes que possuam é:

- Tenda
- Saco de Cama
- Calçado e Vestuário adequado as condições do terreno e as condições climatéricas
- Alimentação para os dois dias (pequenos almoços, almoços, jantares e mais alguma alimentação para durante a tarde)
- Frontais ou outro tipo de iluminação

Esperamos que todos estejam prontos para andar bastante já os percursos, pensados até agora, apesar de curtos tem uma dificuldade média. Pede-se aos participantes que tragam também o menor número de viaturas possíveis (combinem entre grupos e desloquem-se apenas numa viatura), enquanto nos tentamos estabelecer contactos para que autocarros ou qualquer outra forma de transporte, consiga deslocar os participantes do centro da cidade de Manteigas para a zona do Covão d’Ametade.

Estás são as ideias que temos para o projecto, que vamos actualizando por aqui...

terça-feira, setembro 18, 2007

A bela da guia... # 02

Como não há uma sem duas...

Pois é, recebi no mail do blog mais esta pérola da Serra da Estrela.

Tal como o leitor refere "Embora este guia (inteiramente português) seja já algo antigo (edição de 1994), é interessante verificar da análise desses enxertos, que afinal não somos os únicos "do contra" e observando, atentamente, verificamos que do que referem, nada praticamente mudou. Aliás piorou... (e que de maneira)."

Ora vejamos:

Dados do guia / livro

Nome: Serras de Portugal
Editora: Gradiva - Publicações, Lda.
Autor: José Manuel Fernandes (Director Editorial do Jornal Público)
Fotografias: Mauricio Abreu (Fotógrafo Profissional)
Ano de Edição: 1994
Páginas: 204

A capa
Os autores

Vejamos então o que é referido no guia:


Será que li bem? Queijo falsificado? Aguardente de zimbro sem bagas? Enchidos de fábrica? Recordações de mau gosto? Barracas improvisadas? Lixo e instalações em ruínas?

Mas... mas que é isso de "praga das construções clandestinas e abarracadas"? Esta gente será que conhece a Mini-cidade de montanha das Penhas da Saúde, tão publicitada internacionalmente pelo Sôr Presidente da Câmara, onde construções do mesmo tipo vão ser legalizadas?


Estão doidos estes autores... só pode... comparar "as zonas de crescimento dos aglomerados urbanos do Parque Natural" com os "arredores de Lisboa, do pior e mais desastroso que possa existir no concelho de Loures, Sintra e Cascais"... será que estão a falar mesmo da Serra da Estrela?

Xiii... dizer que o Sabugueiro está irreconhecível? Mas eu sempre o reconheci desta maneira... como o Marraqueche da Serra da Estrela... e agora vêm estes tipos dizer que está irreconhecível?! Sinceramente...

E ora digam lá que "o contraste entre as casas de granito, as construções do tempo do volfrâmio e as novas maisons" não são algo mesmo típico da nossa zona?

-------------------------------------

Depois do que acabo de ler a única coisa que me apetece dizer é: qualquer semelhança com a realidade, é pura coincidência..."

Estes textos foram publicados em 1994... depois de 13 anos o que é que mudou?

Infelizmente pouco ou nada. Talvez a única coisa seja mesmo "as barracas improvisadas como as da Feira da Ladra", que agora estão improvisadamente instaladas num improvisado pseudo-centro-comercial...

Se estivessemos noutro País, talvez as coisas pudessem ter mudado, talvez os responsáveis por estas situações pudessem ser responsabilizados, talvez a população em geral tivesse ganho um pouco mais de consciência em relação ao que é estar num território protegido, talvez, talvez, talvez...

Infelizmente é o País que temos... há que continuar a "lutar" para ver se algo muda!

-------------------------------------

Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem de revolta para os senhores da RTSE, da Turistrela, do Parque Natural, das várias Autarquias e das várias Freguesias, por continuarem a destruir todo o potencial que a Serra da Estrela podia ter!

Continuem a apostar num turismo não sustentável, num turismo de modas (passageiras), num turismo sem identidade local, num turismo do "ir e vir" no mesmo dia, num turismo SEM VISÃO, que é esse turismo que irá aniquilar qualquer tipo de desenvolvimento que a Serra e suas populações pudessem vir a ter!

O único alento que tenho, é que daqui a uns anos, todo o mal que tenha sido feito à Serra da Estrela irá ter um nome... o vosso nome... o nome das pessoas que estiveram à frente dos organismos atrás referidos e que nada fizeram em prol daquilo que deveria de ser feito na Serra da Estrela!

Só é pena que nessa altura não se possa voltar atrás e repôr tudo como estava antes, pois será demasiado tarde!...

Correspondência dos Leitores... # 08

O leitor identificado como Penetrator enviou as fotos que se seguem.

Creio que não vale a pena legendar, uma vez que é bastante fácil reconhecer tanto o local, como a denúncia em causa...










ps: e este tipo de acontecimentos, a quem se poderão denunciar?