sexta-feira, fevereiro 29, 2008

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Quem tem telhados de vidro, não pode atirar pedras ao ar...

A propósito do recente artigo "encomendado" para a FHM sobre 7 estâncias piores que a Serra da Estrela, acho importante a publicação deste pequeno post.

Para quem não está a par do que era abordado no tal artigo, deixo-vos aqui o mesmo:
(clica na imagem para ampliar)

Creio que depois de semelhante artigo, o velhinho ditado popular "quem tem telhados de vidro, não pode atirar pedras ao ar" se adapta que nem uma luva.

Porquê? Pelos vistos, o responsável que escreveu este artigo (certamente "encomendado" pela forma como está redigido), não conhece a verdadeira realidade que foi e é a Estância de esqui na Serra da Estrela... Senão vejamos.... Quem é que já se esqueceu da micro pista de esqui que no ano passado se manteve aberta durante tanto tempo às custas dos fantásticos transportes de neve, efectuados pela empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela?

Ora vejamos as imagens, porque como diz a musiquinha... "recordar é viver"... então recordemos:

Mas claro, como é referido no artigo em questão, "muita gente diz mal da Serra da Estrela. A maioria desses ignóbeis nem sequer sabe que a serra tem 1993m de altitude. Muito menos que a sua estância conta com 6200m esquiáveis e nove pistas (2 verdes, 2 azuis, 4 encarnadas e 1 preta), apoiados por quatro teleskis e uma telecadeira de quatro lugares. A capacidade tem vindo a aumentar e hoje é de 3700 esquiadores/hora."

Mas que bem informado que foi este "jornalista". É caso para dizer Uau! Somos mesmo fixes! Somos mesmo um pouco melhores que as 7 piores estâncias de esqui! Somos mesmo a 8ª estância a contar do fim com melhores condições! Somos... ou melhor, quem escreveu esta maravilha foi, um autêntico parolo em não perceber a verdade que é a Estância de Esqui da Serra da Estrela! Foi um autêntico parolo em acreditar que temos 6200m esquiáveis e que temos 9 pistas, uma delas preta! Uau!...

Por acaso o senhor jornalista lembrou-se de "investigar" aos anos que a referida pista negra não abre?
Por acaso o senhor jornalista lembrou-se de "investigar" aos anos que as 9 pistas não estão em pleno funcionamento?
Por acaso o senhor jornalista lembrou-se de "investigar" se efectivamente temos 6200m esquiáveis?
Ser jornalista é também ser investigador, mas este artigo pelas falhas que tem dá mesmo a entender que foi "encomendado"... talvez em troca de umas estadias e uns forfaits, não?

Mas para finalizar em beleza, gostaria de transcrever a frase que se segue do mesmo artigo...

"Agora que está mais culto, perceba que há locais bem piores para ir à neve e comece a valorizar o que tem por cá."

Ficam as imagens do que temos por cá:









Gostava de perguntar aos senhor jornalista que escreveu este artigo, se efectivamente podemos valorizar a VERGONHA que temos por cá! Sim, porque eu estou cá, na Serra da Estrela... não estou algures num escritório da Capital a escrever um belo de um artigo "encomendado".

Para finalizar, importa apenas referir que este é o Turismo Sustentável que está em marcha na Serra da Estrela, patrocinado por todas as entidades envolvidas, nomeadamente, RTSE, PNSE, Turistrela, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Comissões de Baldios, etc, etc, etc...

Acho que sim... estamos "no bom caminho" como eles dizem...
Acho que sim... que "há muita gente que fala mal da Serra da Estrela"
Acho que sim... que efectivamente somos um belo de um país à beira mar plantado, que se diz desenvolvido, mas que com imagens destas revela bem o nível que temos... 3º Mundista!

Ps: Gostaria apenas de informar os meus leitores que vou enviar um e-mail para a FHM para dar a conhecer a minha revolta perante o artigo em questão, e que o verdadeiro artigo que deviam ter publicado, talvez fosse mostrar a VERGONHA em que está transformada a Serra da Estrela!

Sei que estou em falta, mas...

Sei que estou em falta em relação ao post que prometi, mas ainda não tive o tempo necessário para o publicar como quero. Peço-vos a vossa compreensão, mas no final espero corresponder às vossas expectativas. Entretanto, vou publicar outras coisas...

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Correio do Leitor

Recebi na minha caixa de correio, este curioso e-mail que vos passo a transcrever:

“Vamos dar um passeio até a Serra da Estrela.”

Ouvir esta frase faz-me estremecer e ter arrepios. Não só porque sempre tenho vontade de voltar, não só porque é bom respirar o ar lá da Serra, não só pelas recordações, não só.
É preciso dizer que da primeira vez que eu fui lá não reparei em muita coisa, unicamente fiquei surpreendida pelo que tinha ao pé de casa. Desde a janela do meu quarto podia ver em todo momento uma pequena parte daquilo que estava a percorrer a pé.
Essa vez achei muito fixe a neve e essas rochas tão grandes e redondas que há, como construções dos extraterrestres.
A segunda vez, já reparei em qualquer coisa diferente. Há muitas construções que de certeza não fizeram os extraterrestres, e têm mais a ver com a mão do Homem. São pedras mais quadradas, tijolos e cimento para rematar uns espaços sem sentido e sem terminar.
Se alguém puder confirmar que aquilo tem algúm sentido diga lá. Ou então, se calhar terei de esperar a ouvir essa frase mais uma vez, e será dessa próxima vez que eu vá lá e que repare em algo diferente e encontre o sentido a tanto cimento sobre a terra.


A acompanhar o e-mail vinha esta foto que vos apresento de seguida:

sábado, fevereiro 16, 2008

PNSE - No Coments!

Este post que vou colocar agora, é apenas o "aperitivo" para o post que irei preparar esta semana e que irei dedicar em exclusivo aos senhores do Parque Natural da Serra da Estrela!

Hoje, após ter estado no Covão d'Ametade, para ver com os meus próprios olhos como é que é "montada" uma concentração de motos naquele local, senti-me enganado e revoltado pelas pessoas que zelam (ou deviam zelar) pela protecção desta Área Protegida! Não sabem quem são? Os senhores do PNSE!

Deixo-vos apenas uma imagem para verem também vocês, o que estes senhores do PNSE autorizaram e que infelizmente se tornou num belo precedente para futuros eventos...

Sinceramente, acho que este "parecer favorável" do PNSE para a realização deste evento, pode ser adicionado ao fantástico curriculum dos últimos tempos... deviam ter vergonha!

Por hoje fico-me por aqui, não quero escrever muito "a quente" o que me vai na alma, mas antes gostaria de partilhar com vocês o que para mim deveria de ser SEMPRE o Covão d'Ametade... um sítio natural! Infelizmente, é cada vez menos...

Ps: para finalizar, resta-me apenas dar os parabéns à organização deste evento (que veio lá dos lados do norte do País) pela sensibilização com que encararam esta concentração neste local. Confesso que fiquei surpreendido por alguns detalhes que tiveram, para minimizar o impacto negativo que este evento terá neste local. A vocês, muito obrigado! Ao contrário do PNSE, vocês souberam entender muito melhor algumas das "nossas" preocupações para com a Serra da Estrela... Tal como referi a um dos elementos da organização, continuo a achar incompatível a realização de eventos de massas neste local!

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Correio do leitor (nota de imprensa)

Recebi esta nota de imprensa por parte do leitor Luís Avelar e aproveito para a partilhar com vocês:

NOTA DE IMPRENSA

Um parque natural foi criado para salvaguardar a natureza e as paisagens singulares e todas as actividades humanas compatíveis com a conservação da natureza e sua paisagem.

Sem prejuízo de outros impactes ambientais, tanto ou mais gravosos que este, que precisam ser solucionados dentro da AP (área Protegida) do PNSE (Parque natural da Serra da Estrela), é incompreensível, inqualificável que esteja programado (lamentavelmente com o apoio da CM Manteigas) a realização de uma concentração de motos - com a agravante de ser a primeira, e consequentemente poderá e abrirá precedentes para os anos subsequentes degradando lentamente, ainda mais, o património natural e cénico PNSE - em pleno coração do PNSE, nomeadamente na "área recreativa" do Covão da Ametade 15, 16 e 17 de Fevereiro: a autointitulada 1ª Concentração Invernal de motoqueiros "Eskimos 2008".

O objectivo destas concentrações motorizadas (como todas as outras) não é dar a conhecer os valores naturais e humanos da SE ou de outros espaços naturais, e muito menos contribuir para a sua conservação bem antes pelo contrário; mas sim, permitir o "simples" convívio entre participantes e o gozo das sua máquinas e manobras.. !!! Esta é a realidade!!, a realidade!

Quando nas cidades se apela que as pessoas façam mais exercício físico, visitem as áreas protegidas através dos seus percursos pedestres, conheçam e conservem a Biodiversidade, protejam o ambiente em geral, nomeadamente, evitem o uso de automóveis privados (neste caso motorizadas) emitem ruído, emitem gases de efeitos de estufa que favorecem o aquecimento global e que reduz a queda de neve nas montanhas, como é um bom exemplo a SE, é incompreensível, entre outras mais razões de impacte local que o mesmo evento irá provocar, que se permita a realização deste tipo de concentrações, principalmente em APs.

Isto é Inqualificável!!! Como é possível que a administração local acolha este tipo de iniciativas? Fomentar o comércio local sim, mas de forma sustentável! Como é possível que o ICNB permita tal concentração numa área protegida? Parque que serve um AP

Sei que não sou o único a ter esta perspectiva, e certamente contactando junto de ONGAs e associações locais, residentes sensíveis às questões ambientais e sociais, em suma, preocupados com o Desenvolvimento Sustentável. Apesar dos esforços de particulares, organizações, com e-mails escritos às diversas entidades, a do ICNB foi a mais chocante! pois permite que tal evento ocorra, apelando apenas a aplicação de boas práticas (bom senso) dos participantes (aqui se vê a falta de sensibilidade ambiental deste tipo de movimento, pró máquinas) !!! O que interessa não é o COMO, mas sim, o QUÊ!, Deveria este tipo de eventos ocorrer em áreas de nautreza protegida, em que o silêncio, o respeito pela conservação da natureza de um bom ambiente ( a nível local e regional), a beleza cénica a excelência na preservação deveria imperar?

O PNSE é uma área protegida! não é Faro no vergonhoso litoral Algarvio!

São estes eventos que promovem o Desenvolvimento Sustentável? só não o prosseguem, como põe em causa a sua contretização. Haja bom senso, haja coragem, haja ética, haja respeito! ÉVOLUIR É PRECISO e para isso é preciso, pensar, pensar, pensar...

Cumprimentos
Luis Avelar - 961122437


Aproveito para informar os leitores do blog, que irei passar pelo Covão d'Ametade para fazer uma reportagem fotográfica de mais um caso inadmissível que irá acontecer na Serra da Estrela...

sábado, fevereiro 09, 2008

Novo atentado, desta vez em Unhais-da-Serra

Acabo de visitar o blog O Cântaro Zangado e sinto um misto de sentimentos que nem sei como exteriorizar...

O post que acabei de ler é o que pode consultar clicando aqui...

Quem é que foi o grande mente-capto, o grande anormal, o grande cab***, o estupor dum catano, que autorizou essa barocada?
Que mal é que aquela árvore fez para merecer este fim?! Já sei... nasceu em Portugal, numa cidade chamada Covilhã, onde a sensibilidade dos políticos que gerem a cidade é do pior que se pode assistir a nível nacional...

(desculpem o desabafo, a gritaria, mas teve que ser...)

Mas depois do que vi, resta agora dar a conhecer a outra POUCA VERGONHA que, provavelmente, os mesmos responsáveis decidiram fazer aqui bem perto de nós, mais propriamente em Unhais-da-Serra!

O que vos quero mostrar é o antes e o depois de um verdadeiro atentado ambiental que teve (ou está a ter) lugar naquela localidade.

Para quem já não visita algum tempo, o que hoje venho mostrar é o abate que foi feito dos vários plátanos que existiam na rua que dava acesso ao futuro complexo Termal que está a ser feito naquela localidade.

Apresento-vos de seguida umas imagens captadas por satélite, que mostram o que em tempos foi aquela espectacular alameda de plátanos:



Nesta última imagem percebe-se bem aquela "veia" de verde que serve de acesso entre o centro da vila e o complexo termal (ainda apenas em movimentação de terras).

Agora veja esta panorâmica do aspecto actual da referida zona (clique na imagem para ampliar):

Pois é, parece que os plátanos estavam a "chatear", ou será que não eram tão fashion e modernos que pudessem viver em conjunto com o complexo termal, ou será que a estrada seria tão apertada que os veículos que querem aceder ao hotel não podiam passar? Alguma coisa seria... provavelmente estúpida e absurda, mas seria...

Agora vejam o resultado do massacre que foi levado a cabo naquela (até à bem pouco tempo) alameda de plátanos:









Revolta e impotência... são os únicos sentimentos que tenho quando vi esta situação naquele local.

Será que não seria possível manter aqueles plátanos naquela rua?

Será que a única solução para resolver o hipotético problema de acesso ao complexo termal era cortar praticamente todos aqueles plátanos?

Será que os habitantes de Unhais-da-Serra estão de acordo com o crime que ali foi cometido?

Enfim... tantas e tantas perguntas que eu gostaria de colocar a estes "senhores" responsáveis por este tipo de atentados! Estes sim, são os verdadeiros terroristas! Estes sim, mereciam ser levados ao banco dos réus e serem devidamente julgados!

Mas claro, a justificação já sabemos qual é... "é o progresso, é o progresso"...

Numa altura em que tanto se fala em ecologia e ambientalismo, gostava de referir que não é apenas a reciclagem que se faz do lixo em casa, que torna as pessoas mais ou menos ecologistas e ambientalistas... Evitar que esta situação tivesse acontecido é que era uma atitude ecologista e ambientalista! E sobretudo, uma "atitude com tomates"... mas claro, "é o progresso, é o progresso"... e como é que dizia o outro? "antes das florezinhas estão as pessoas"... enfim... triste País o nosso... se é que a isto se lhe pode chamar País!

Ps: em relação eo meu último parágrafo, a justificação está dada neste post do blog A Sombra Verde... e mais não digo!

No coments!

(clique na imagem para ampliar e ver a pouca vergonha)

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Atentados ambientais? A CMC "patrocina"...

Ainda se lembram dos famosos todo-terreno a desbravar terreno no ponto mais alto do Planalto Central, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, território integrado na Rede Natura 2000?

Deixo-vos aqui uma imagem para que possam recordar essa bela pouca vergonha:

Já estão recordados? Imagino que sim... Se quiserem rever o post podem clicar aqui.

Agora se acharam incrível esta iniciativa, pasmem-se com uma situação ainda mais incrível:

Não está a perceber? Eu explico. Para a Câmara Municipal da Covilhã, uma actividade em que é cometido um crime ambiental, merece ser "patrocinada" com a atribuição de um subsídio no valor de 1000€, "tendo em conta o interesse municipal de natureza recreativa" e ainda "para apoio nas despesas decorrentes do evento BMW X Experience / Serra da Estrela 2007"!

Só é pena é que estes "apoios" sejam apenas para certas "instituições de amigalhaços e afins", mas em relação a isso não me vou alongar...

ps: a informação que coloquei em cima foi retirada do site da CMC, no espaço dedicado às deliberações e que pode ser consultado por qualquer pessoa.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Reportagem no Urbi et Orbi

Na edição de 2008-02-05 do Urbi et Orbi, vem publicada uma reportagem com o título "O poder da blogosfera", onde é dado relevo aos blogs Mafia da Cova e Estrela no seu melhor.

Convido os leitores a lerem a reportagem directamente aqui (reportagem Mafia da Cova) e aqui (reportagem Estrela no seu melhor), ou então cliquem na imagem em baixo para ampliar:

(clica na imagem para ampliar)

Convido ainda os leitores a lerem o artigo de opinião sobre o mesmo tema neste link.