quinta-feira, janeiro 22, 2009

Serra da Estrela... com ou sem estradas?

A propósito das notícias que têm vindo a lume, das várias estradas que se querem "abrir" Serra acima, decidi mostrar, socorrendo-me a uma fotomontagem, ao impacto que uma estrada provoca numa Serra.

A imagem que se segue é do Vale Glaciar de Manteigas e na mesma se pode ver a estrada de acesso daquela localidade até aos Piornos.
Em baixo, a mesma imagem manipulada, de forma a mostrar o evidente! O impacto que uma estrada pode causar numa Serra.

(clique nas imagens para ampliar)

Agora o que aproveito para perguntar ao caro leitor é... qual das duas imagens identifica como paisagem natural?!

Como é óbvio não pretendo com este post "fechar" e "apagar" a estrada já existente, seria uma verdadeira utopia, mas será que outros vales têm que passar pelo que este vale passou?! Pense-se nisso antes de se falar em estradas Unhais da Serra-Piornos ou até mesmo Estradas Verdes (como a que se fala da Guarda até à Torre).

2 comentários:

ljma disse...

Bem visto, Cova Juliana. Por este andar, as paisagens naturais ou seminaturais da serra ficarão confinadas apenas a espaços virtuais, retocados como tu mostraste.

Os turistas de montanha, como em geral vão à procura de espaços abertos e não de realidades virtuais, que se amanhem pelas outras montanhas de Portugal e do mundo. A Estrela será só para andar de carro, a bem do progresso e do desenvolvimento.

Anónimo disse...

Quem me conhece que sou um forte defensor da natureza!
Agora, convido todos a lerem o Jornal Noticias de Manteigas - Edição de Janeiro, e depois digam mais qualquer coisa!
Nem calculo a guerra, se a estada Piornos-Covilhã fosse encerrada ao trânsito pelo mesmo tempo que ficou a de Manteigas-Piornos pelos motivos conhecidos!
Deixo um desafio à Cova Juliana, faz outra foto do Vale, mas com o alargamento que a EP está a estudar para a dita estrada.
Abraços,