sábado, fevereiro 16, 2008

PNSE - No Coments!

Este post que vou colocar agora, é apenas o "aperitivo" para o post que irei preparar esta semana e que irei dedicar em exclusivo aos senhores do Parque Natural da Serra da Estrela!

Hoje, após ter estado no Covão d'Ametade, para ver com os meus próprios olhos como é que é "montada" uma concentração de motos naquele local, senti-me enganado e revoltado pelas pessoas que zelam (ou deviam zelar) pela protecção desta Área Protegida! Não sabem quem são? Os senhores do PNSE!

Deixo-vos apenas uma imagem para verem também vocês, o que estes senhores do PNSE autorizaram e que infelizmente se tornou num belo precedente para futuros eventos...

Sinceramente, acho que este "parecer favorável" do PNSE para a realização deste evento, pode ser adicionado ao fantástico curriculum dos últimos tempos... deviam ter vergonha!

Por hoje fico-me por aqui, não quero escrever muito "a quente" o que me vai na alma, mas antes gostaria de partilhar com vocês o que para mim deveria de ser SEMPRE o Covão d'Ametade... um sítio natural! Infelizmente, é cada vez menos...

Ps: para finalizar, resta-me apenas dar os parabéns à organização deste evento (que veio lá dos lados do norte do País) pela sensibilização com que encararam esta concentração neste local. Confesso que fiquei surpreendido por alguns detalhes que tiveram, para minimizar o impacto negativo que este evento terá neste local. A vocês, muito obrigado! Ao contrário do PNSE, vocês souberam entender muito melhor algumas das "nossas" preocupações para com a Serra da Estrela... Tal como referi a um dos elementos da organização, continuo a achar incompatível a realização de eventos de massas neste local!

3 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Este "aperitivo" deixa antever o pior; confesso que fui ingénuo suficiente para pensar que as motas estacionariam no exterior...Inacreditável, só no terceiro mundo! Darei novo destaque a isto na "Sombra..."

É importante sublinhar aqui que o "fundamental" desta história não é tratar-se de uma concentração de motas; uma pessoa não é menos amiga do ambiente por andar de mota! Aliás já este ano tivemos outra situação degradante com a intervenção de uns "jipinhos" de uma conhecida marca alemã.

O "fundamental" foi uma estrutura do Estado, responsável por fazer cumprir a legislação ambiental nacional e aquela a que nos comprometemos em termos da União Europeia, ter permitido a concentração de centenas de pessoas e dos seus veículos num dos espaços mais emblemáticos de um Parque Natural.

Eu sei que tudo isto parece utópico mas, ainda que tendo perdido a causa, se se apresentou queixa do Estado português em Bruxelas pela projectada destruição dos valores naturais do rio Sabor, não poderá o mesmo tipo de queixa ser apresentado com base nos repetidos e quase semanais atentados contra a conservação da natureza na Serra da Estrela? Ainda que seja só para "marcar uma posição" e chamar a atenção da "pouca vergonha" que aqui se passa?

Anónimo disse...

Olá Pedro.

Pois, eu tenho exactamente a mesma opinião que tu.
Uma vez que falar com os """"responsáveis"""" pela Serra da Estrela é o mesmo que falar para uma parede, então porque não nos dirigirmos directamente a Bruxelas?
Como é evidente, ajudava bastante ter o apoio das organizações ecologistas deste país que tem o poder de se mover nos meandros da politica, como por exemplo a Quercus (que vejo tão silênciosa como a direcção do PNSE -para não dizer que também esses apenas se movem por interesses próprios, prefiro acreditar que não têm internet e que por isso não sabem do que se anda a passar na Serra da Estrela).

Paulo Roxo

Anónimo disse...

Tudo isto é lamentavel, a politica ambiental deste governo e dos seus satelites é absurda e infelizmente não parece ter fim.ao menos tivessem a coragem de acabar com omisterio do ambiente, com os parues, com as reservas, pelo menos seriam máis honesto. e aida por cima pagamos a essa gente