domingo, janeiro 27, 2008

Se esta é assim como será a outra...

Finalmente é sábado! Finalmente é dia de descanso! Finalmente lá vou eu para o "santuário"!
Chegar ao Covão d'Ametade e olhar para o Cântaro Magro é daquelas sensações que apenas se conseguem ter naquele local. A majestosidade com que se apresenta este fantástico maciço de granito é única! Viver esta experiência ao longo do ano, com os vários ambientes que a Serra da Estrela nos brinda, é algo que apenas aqui se consegue! Vejam a foto:

Fantástico, não é? O grande problema é que durante o último ano, vêm sendo cometidos vários atentados neste local. Quem não se recorda dos fantabulásticos fogareiros e fontes/sanita que foram instalados no Covão? E o triste fim que teve a velhinha ponte? E a árvore que foi cortada onde está agora a nova e pseudo-moderna ponte? E... E... E... Tanta coisa mais havia para contar. Mas vejam a mais recente barbaridade que ali teve lugar, hoje dia 26 de Janeiro de 2008:
Espectacular! Um gajo chega ao fim-de-semana, farto do reboliço da semana e da cidade, dirige-se à Serra da Estrela para espairecer um bocado as ideias e que é que encontra? Uma "concentração de motos" em pleno Covão d'Ametade! Excelente! Mas é pena as fotos não mostrarem o ruído, porque isso sim era digno de prémio aos patetas do ano... Para além das tradicionais e parolas "aceleradelas" até "rateres" se puderam ouvir no Covão! Parecia que estavamos em zona de caça, com tanto "tiro" que era mandado por aqueles escapes... Sem dúvida um verdadeiro espectáculo para turista ver. E viram... Estava lá um grupo de "caminhantes" estrangeiros que acharam imensa piada a esta tradicional forma de "viver" a natureza na Serra da Estrela! Em inglês ainda foi possível ouvi-los dizer "what a shit is this?"... Sinceramente, não sei responder a esta questão. Você consegue?

Lindíssimo! Já não chegavam a m**** dos fogareiros e fontes/sanita, para inviabilizarem uma fotografia de jeito deste local, que agora até grupos de motards estacionam os seus veículos neste local que deveria de ser natural...

Mas... mas a concentração não era para ser só dia 15, 16 e 17? Creio que sim, que o cartaz anunciava o evento para estes dias. Seja como for, se com meia dúzia de motos o espectáculo já foi o que foi, nem imagino aquele que possa vir a ser nos 3 dias de concentração. Será que essa referida concentração não poderia ser deslocalizada para a zona do skiparque por exemplo? Pelo menos lá sempre tinham mais condições e certamente os senhores que exploram aquele equipamento até agradeceriam... Mas claro, no Covão é que é! No Covão é que se aguentam os durões! Yeahhhh!
Agora alguém que me explique uma coisa, quando eu era mais jovem nem sequer se podia quase pisar aquela erva, quanto mais acampar. Hoje em dia, e durante o último ano, já vi passarem pelo Covão escavadoras para montar fogareiros, carrinhas para "despejar" grades de cerveja no bar, veículos militares do exército aquando dos exercícios militares e por fim moto4's e motos de cross a "rasgar" Covão a dentro e a fora!

Alguém me explica como é que de nada, se passou a poder fazer praticamente tudo?

Sinceramente não entendo patavina do que se anda a passar na Serra da Estrela, mas especialmente neste local que para mim era como um "santuário"!

Onde raio é que está a autoridade do PNSE para controlar estas barbaridades, ou será que está de acordo com o que se ali anda a passar? Lá diz o ditado, "quem cala consente"...

E a Câmara Municipal de Manteigas? É este o Turismo que ambiciona para o concelho?

E os tais senhores dos baldios que tiveram a brilhante ideia dos fogareiros? Pelo que vejo, cada vez mais estão a levar a bom porto os vossos planos para este local, não é? Até já motards visitam este local... Agora já podem planear também uma pista de cross, ou ainda não tinham pensado nisso? Caramba... é pena é o Covão ser pequeno, senão daqui a uns tempos até um circuito para Formula1 vocês lá faziam. Mas boa ideia se calhar era trazer umas camionetas de areia, compor ali umas dunas, e falarem com a empresa João Lagos Sport para organizarem ali uma etapa do Lisboa-Dakar, sempre em solo Português! Isso é que era... todo o Mundo ficaria a conhecer o Covão e a bela m**** em que vocês o estão a transformar!

E a RTSE, que acha de mais esta pérola? É este o "turismo cada vez mais qualificado" que o seu presidente tanto defende? Ou este será o Turismo cada vez mais sofisticado? Uma coisa posso já garantir, aqui vos deixo a minha maquete para o novo folheto da RTSE, com o "super hiper mega ri fixe" slogan: Serra da Estrela, onde a natureza vive!

Creio que esta imagem vende imenso, ofereço-a de bom grado aos responsáveis pela publicidade e marketing da RTSE e nem precisam de por lá o autor... acabaria por ser publicidade negativa para o blog.

Falando agora um pouco mais a sério, creio que está a chegar a altura da malta se começar a revoltar! Não pretendo com estas palavras originar histeria colectiva por parte das gentes amantes da Serra, nem motivar cortes de estradas e afins, nem atirarmo-nos colectivamente do Cântaro Magro cá para baixo a fim de demonstrar o que quer que seja (acho que nos íamos aleijar e depois o INEM era capaz de não dar com a gente). O que pretendo com estas palavras é que os leitores que estejam revoltados com estas situações que se andam a passar na Serra da Estrela, passem também à acção! "Percam" 10 minutos do vosso tempo e façam algo que esteja ao vosso alcance. O quê? Vou dar algumas ideias:

- escrever e-mails ou cartas para as entidades oficiais da Serra da Estrela, nomeadamente PNSE, RTSE, Turistrela, SEPNA (GNR), Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, etc;

- entrar em contacto telefónico com as referidas entidades e confrontá-las com o que se anda a passar;

- fazer uma corrente de e-mails entre amigos e conhecidos com imagens dos vários "atentados" que têm vindo a ser cometidos em toda a Serra da Estrela;

- contactar orgãos de comunicação social e tentar sensibilizá-los para este problema que é de todos;

- sei lá... também aceito sugestões... mas para os mais ousados, talvez fazerem uns cartazes e irem para a rua completamente nús, a gritar palavras de ordem... talvez tivesse algum impacto :)

Da minha parte irei pôr em prática todas as sugestões que vos dei, excepto a última... não sou o suficientemente ousado para depois aceitar propostas indecentes :)

Fora de brincadeiras, passemos à acção! A Serra da Estrela está a sofrer e somos nós, todos nós, que a podemos ajudar! Já basta de tanta exploração e prepotência! Façamo-nos ouvir!

3 comentários:

ljma disse...

Tudo isto é tão, mas tão imensamente triste!

Serra da Estrela: uma montanha muito rasca está a nascer aqui.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Eu proponho que se contactem os maiores especialistas nacionais em direito (na vertente da "legislação ambiental") e se avalie da real possibilidade de processar o Estado português (em particular o Ministério do Ambiente e o ICNB) por "incumprimento" das responsabilidades (perante as leis e Constituição da República) na conservação da natureza.
Já é altura de se pensar a sério numa medida de grande alcance.
Enquanto vamos a tempo de salvar o que ainda pode ser salvo...

Anónimo disse...

Tenho pena que se confunda natureza com desportos motorizados e que a nossa calma terra atraia eventos desta natureza mas paciência temos de lutar e tentar fazer com que as coisas mudem so apologista das fotografias e passeios pedestre e a única coisa que se deve levar é apenas a recordação mas só em fotografia nada material. aconselho uma vista de olhos neste blog http://orevoltas.blogs.sapo.pt isto para mim é turismo.
Um abraço Luis Cruz Penamacor (estamos mesmo aqui ao vosso lado) ás vezes até percebo o porquè de não se poder entrar na reserva da Malcata é por atitudes como as que o vosso blog conta.
Bom trabalho por não ter ficado calado PARABENS.