quarta-feira, agosto 22, 2007

Romaria ao Pilão... # 01

No outro dia fui dar uma volta até à Serra e depois de fazer uma caminhada pela zona das Salgadeiras (que será alvo de post) passei pela zona da Torre.

Não é que haja lá algo de interessante para ver, mas gosto sempre de passar por lá para ir constatando a degradação que se vai apoderando daquela zona da Serra. O curioso desta vez foi ter feito uma pequena pausa, não para ir até ao centro comercial, mas para observar um pouco o comportamento dos turistas.

Basicamente, saem das "carreiras" meio em alvoroço, e enquanto uns se dirigem para o fantástico centro comercial da Torre, outros dirigem-se até ao marco geodésico que indica o ponto mais alto de Portugal Continental. Vive-se por momentos, uma autêntica romaria ao Pilão, onde uns tiram fotos para mais tarde recordar e outros olham em redor para contemplar o que se pode ser daquele ponto.


Agora o que eu me pergunto é, que imagens e recordações eles levam daquele local? Pergunto isto a mim mesmo, porque a única coisa que eu vejo por ali são edifícios abandonados, um ponto de informações fechado, um centro comercial que a 20m da entrada já cheira a queijo e chouriço, e lixo... muito lixo. E tudo isto claro, depois de uma bela viagem de curvas e contra curvas até chegar a este sitio, o que a meu ver deve dar uma sensação do tipo "tanto esforço para isto?".

E você caro leitor, que sensação tem cada vez que "sobe à Torre"?

PS: creio que este ponto teria muito mais interesse se houvesse por exemplo um centro de interpretação sobre o Planalto Central, indicações para percursos pedestres, etc, e sobretudo menos algazarra de tantos carros e autocarros. O acesso condicionado na zona dos Piornos e Lagoa Comprida resolveria esta situação, mas claro, os Srs da Serra não estão de acordo com esta medida... até quando?!?

2 comentários:

TPais disse...

Na verdade os turistas saiem do autocarro meio em alvoroço porque é o primeiro sitio que o operador turistico que os transportou permite a saida do mesmo!!Com medo de não terem outra oportunidade antes de regressarem a casa no mesmo dia,os turistas, dispararam, quais atletas de velocidade para o centro comercial da torre a fim de comprarem todos os "recuerdos" que possam da sua fantástica ida à Serra da Estrela!!Que triste turismo este...

ljma disse...

A Torre como está é uma vergonha que não agrada a ninguém. Ordenada e (verdadeiramente) requalificada talvez escapasse. Mas os vários locais da serra, em geral, são especialmente magníficos para quem a eles chega a pé, devagar e esforçadamente. Assim, a pergunta que referes, Cova Juliana "Tanto esforço para isto?", com que os turistas dos carros e autocarros desclassificam a Torre, está errada. É que eles não se esforçaram! Aguentaram uma grande estopada, é certo, curvinha após curvinha, serra acima, mas não se esforçaram.
Assim, chegam à Torre (ou a outros locais, como o Poço do Inferno, o Covão d'Ametade, o Vale do Rossim, etc, etc) incapazes (quanto a mim, bem entendido) de os apreciarem plenamente. Mesmo os que podem ainda ser apreciados, que não é o caso da Torre.