segunda-feira, maio 14, 2007

Nem a Santa dos Pastores nos vale...

Estão reunidos neste preciso momento, na sede da RTSE na Covilhã, o Sr. Secretário de Estado, presidente da RTSE e alguns empresários, por ocasião do início dos trabalhos "Serra da Estrela Dinâmica", do programa denominado PITER, esse grande programa que vai colocar a nossa querida Serra da Estrela equiparada ao nível das melhores estâncias da Europa.

Segundo o Diário XXI: "As obras do plano “Serra da Estrela Dinâmica” vão ser hoje oficialmente lançadas. O plano anunciado em Dezembro inclui cerca de duas dezenas de projectos no valor 100 milhões de euros para executar em dez concelhos até ao final de 2008."

Mais à frente, o mesmo jornal refere "Depois, o governante atravessa a montanha para inaugurar, às 16h00. a Casa das Penhas Douradas, um hotel rural que já funciona há alguns meses. “Esta unidade tem um design inovador e altos padrões de qualidade de serviço”, realça o presidente da RTSE."

Ainda um pouco mais à frente: "Os números previstos mantêm-se”, sublinha Jorge Patrão. Cerca de 96 milhões de euros do investimento é de privados, sendo os restantes 14 milhões de âmbito público, nomeadamente relacionado com obras a realizar por autarquias. Dos total de 100 milhões, “o Estado deverá comparticipar o investimento na Serra da Estrela com cerca de 30 milhões de euros”, explica Jorge Patrão."

Para finalizar é referido: "Os projectos previstos, que incluem diversas unidades hoteleiras, “podem vir a ser criados entre 300 a 500 postos de trabalho, dependendo das dinâmicas que forem criadas”, realça."

De tudo o que está abordado no referido artigo, as ideias chave com que fiquei foram estas:

Primeiro - Espectacular este plano (que foi aprovado em Dezembro pelo governo como um Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional - PITER), que no mesmíssimo dia que é lançado tem logo actos de inauguração pelo meio. Excelente mesmo! Creio que nenhum país no mundo é tão rápido como nós. Temos pena que com a OTA, a postura não seja a mesma... (gostaria de referir, que já me desloquei às Casas em causa e adorei, sem dúvida um exemplo a seguir pela empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela)

Segundo - De um total de 100 milhões de euros, em que montante é que afinal vai comparticipar o Estado? Serão os 14 milhões de âmbito público ou os 30 milhões do Estado? Digamos que a diferença não é assim tanta... é apenas o dobro. Mas claro, num País em que as derrapagens orçamentais são sempre o dobro, o valor avançado já deve ser para cobrir as mesmas...

Terceiro - São referidos que serão apoiados cerca de duas dezenas de projectos no valor 100 milhões de euros (20 milhões de contos) para executar em dez concelhos até ao final de 2008. Gostaria de saber se é possível consultar uma listagem dos mesmos e quais as comparticipações que cada um irá ter.

Quarto - Gostaria de deixar algumas questões em aberto aguardando resposta. Porque será que nenhum dos projectos relacionados directamente com a neve foi lançado aquando desta visita? Será que também vai ser num lançamento inauguração que os mesmos serão lançados/inaugurados?! E refiro isto porquê? Como toda a gente saber (ou devia saber) estão programados para a Serra da Estrela, mais precisamente para o Maciço Central, vários projectos de grande envergadura, nomeadamente a aumento da Estância de Ski (que pretende aumentar as pistas de 7 para 40kms), a execução de tele-cadeiras-cabines-qqcoisa das Penhas da Saúde até à Torre, etc. O que gostaria de perguntar é, se as obras são para executar até finais de 2008, será que os devidos estudos de impacto ambiental já estão a ser efectuados? Creio que os mesmos levam sempre algum tempo, ou não?

Quinto - Para finalizar gostaria de abordar o seguinte tema. Depois do ano húmido e quente que tivemos (e não seco, como certas pessoas querem fazer passar), depois de todos os relatórios de várias entidades que abordam o tema do Aquecimento Global, depois de empiricamente (basta ver as fotos de decadas passadas) se constatar que a neve está a "desaparecer" da Serra da Estrela, depois de um ano de Estância aberta com uma micro pista de 100 metros para a pratica de ski, a pergunta que eu gostaria de colocar é: será que os 30 milhões de euros (dos contribuintes = de todos nós) não deveriam ser melhor aplicados do que numa "coisa" que se sabe que tem os dias contados (infelizmente)?

Sexto - Em jeito de conclusão gostaria de referir ainda que, "podem vir a ser criados entre 300 a 500 postos de trabalho, dependendo das dinâmicas que forem criadas" (segundo Jorge Patrão), apetece referir:

a) entre 300 e 500 estamos a falar (novamente) de quase do dobro;

b) sendo o programa denominado "Serra da Estrela Dinâmica", o dinamismo é conseguido pela optimização de resultados dos projectos implantados;

c) considerando o valor de 400 postos de trabalho como o valor médio do esperado, importa referir que o Estado Português vai gastar 75000 euros por cada posto de trabalho. Num País em que se fala tanto de contenção, penso que se deveria de analizar BEM de uma vez por todas, onde é gasto o dinheiro pago por todos nós!

Dá vontade de dizer "valha-nos Santa dos Pastores"... Mas até essa parece estar para obras!

5 comentários:

Anónimo disse...

vão continuar a gastar milhões na neve coisa que com o aquecimento global vai acabar

ljma disse...

Sobre as possibilidades de consulta dos projectos, quero informar que a Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela tentou obter detalhes junto de diversos organismos entre os quais algumas câmaras, juntas de freguesia, região de turismo, turistrela, CCRD-C e não conseguimos nada a não ser, nos melhores casos, respostas evasivas. Em particular, a junta de freguesia de S. Pedro de Manteigas, agora na berra por causa da maravilhosa foleirice do Covão da Ametade, não respondeu ao nosso pedido de informações.
Abraço!
José Amoreira

Anónimo disse...

Bom artigo.
Este é um tema do qual é preciso falar e muito.
Primeiro, porque o dinheiro é de todos nós e depois porque caso fosse bem investido poderia supor uma GRANDE mudança para a Serra da Estrela.
E como bem investido, não falo de hotéis, casinos, e “auto-estradas” na Serra. Ainda menos de ampliar uma estância de esqui que não tem condições nenhumas para a práctica deste desporto, e não estou a falar só da falta de neve...
Quando falo de grande mudança, refiro-me a DINAMIZAR a Serra investindo nas suas aldeias (nas reais e históricas, não nas novas mini-cidades), conservando os habitats naturais, sinalizando percursos, divulgando a importância do respeito para com a natureza nas gerações futuras (visto que é uma disciplina tão em falta nas actuais) ...
Uma esperança (a esperança é a última a morrer) que posso tirar do artigo é que o empreendimento escolhido para visitar / inaugurar seja o turismo de habitação das Penhas Douradas. Uma aposta a partida arriscada, feita com muita qualidade e bom gosto, bem integrada... tomara vieram mais empreendimentos deste género e menos hotéis de massas.
E preciso falar, e muito, dos milhões de euros (desta vez não são carvalhos) que vêm para Serra. É preciso ter o olho posto encima das propostas. Porque o dinheiro é de todos nós mas a Serra também, é só temos uma (e voltar para trás, quando o estrago já está feito, é mesmo muito difícil).

scorpio mab disse...

a ver vamos....

Anónimo disse...

Esses senhores , que só falam de milhoes para impressionar... são msm uns parolos e por causa disso é a Serra está como está. O grande erro está em toda a estratégia para a Serra.