sábado, maio 19, 2007

Impactos positivos?!... # 02

Ainda se lembram da célebre frase, acerca dos 100 milhões de euros do programa Piter, que dizia: "impactos, a haver, estes serão apenas positivos"?

Veja o que eu vi durante a 1ª caminhada ambiental da Serra da Estrela e responda de sua justiça:

Plásticos e mais plásticos espalhados pela Serra, em especial em linhas de água... água essa que vai "alimentar" os rios, que por sua vez "alimentam" as barragens, que posteriormente nos "alimentam" depois a nós!

Água gaseificada? Qual quê... o que a "Serra tem de melhor" é a água plastificada!

Um para-choques "afogado" numa linha de água em pleno Covão do Boi. Para além deste pedaço de automóvel, encontrei ainda alguma que outra peça. Creio que com um pouco de sorte e paciência, e juntando todas as peças, talvez fosse possível construir um carro :)

Ao contrário de todas as entidades responsáveis pelo turismo na Serra da Estrela, quer sejam elas do pró ou do contra (trocando isto por miúdos PNSE, RTSE, Turistrela, Autarquias, Juntas de Freguesia, etc) que não participaram nesta actividade, há pessoas que vêm de longe em defesa da Serra da Estrela.

Prova disso é este grupo de amantes do TT, provenientes de vários pontos do país, que participaram na "apanha de lixo" na zona do Covão do Boi / Santa. Após o trabalho efectuado por estas pessoas, este local ficou bem mais limpo. Até quando? Depende do civismo dos turistas que visitam a Serra...

Mas também houve os "bravos" que subiram Serra acima, apanhando o lixo por onde passavam.

E veja-se o trajecto bastante duro que tiveram que percorrer os integrantes do grupo proveniente do Covão d' Ametade.


Até o belo de um sinal de trânsito foi trazido do meio da Serra. Será que era algum sinal de informação de perigo para a fauna ali existente, a sinalizar o excesso de lixo na Serra?

Chegados à Torre, só nos restou encher uns quantos contentores de lixo existente no local, com o lixo trazido pelos vários grupos que chegaram até ao ponto mais alto da Serra da Estrela.

Esta foto retrata bem o estado que ficou um desses contentores, que estava vazio antes de chegarmos.


Que acha caro leitor, já tem resposta para a pergunta que lhe tinha feito ao início? Acha que os impactos são positivos?

Creio que se pode dizer que impactos há, e muitos, mas positivos duvido...

Sinceramente, antes de participar nesta caminhada tinha-me já feito à ideia de que haveria bastante lixo para recolher, agora assim tanto é que não. E isto é apenas uma pequena amostragem do que há espalhado pela Serra. Muito mais ficou por recolher.

Agora a pergunta que gostaria de colocar é, a quem cabe a responsabilidade dessa recolha?

Mas mais importante do que perceber de quem seria a responsabilidade dessa recolha de lixo, seria perceber o que é que fomenta tanto lixo na Serra.

Não é preciso ser muito inteligente para perceber que principalmente é o Sku na Serra da Estrela. Abandonar ao sabor do vento, o belo do saco plástico com que o turista fez o seu "skuzinho" é prática comum em dias de Inverno. Será que não haveria maneira de travar esta atitude com a responsabilização dessas pessoas? Será que não podiam ser colocados placares com medidas de sensibilização de "boas práticas" a ter na Serra? Será que cada um de nós não devia ter um papel mais interventivo chamando a atenção desses "skuadores" sobre o problema que causa o deitar fora o instrumento de sku? E será que sobretudo, se a Serra estivesse "um brinquinho" toda limpinha, as pessoas não a respeitariam mais?!

Eu creio que é esse o grande problema da Serra da Estrela! O desleixo em que se apresenta "convida" as pessoas a tratá-la mal, a desleixar-se, a pouco borrifar-se...

Tomo sempre como referência o exemplo de uma casa de banho pública. Quando está limpa a pessoa tem tendência a mantê-la limpa. Quando está suja, tem tendência a ficar mais suja. É triste comparar uma casa de banho com a Serra, mas depois do que vi, pior do que uma casa de banho é uma lixeira! Urge acabar com esta pouca vergonha!

Podem vir 100 milhões de euros para investimentos, mas se a Serra da Estrela ficar como está, não sei bem que "Serra da Estrela Dinâmica" querem mostrar aos turistas!

Se a pouca vergonha não acabar, o mais provável é qualquer dia começarmos a promover a Serra da Estrela através de postais deste tipo:




PS: as imagens destes postais foram fotografadas durante e no final da 1ª caminhada ambiental.

Será que são estes "os impactos positivos" a que o presidente da RTSE se referia quando proferiu tal afirmação?