terça-feira, dezembro 12, 2006

Denúncias dos Leitores... # 07

Algum tempo sem haver novidades, mas aqui está mais uma denúncia de mais um leitor.

Vou transcrever algumas palavras do e-mail que recebi...

"Mais um dia passado na Serra da Estrela e mais umas fotos do melhor do que a Serra da Estrela nos pode oferecer: desde a Aldeia de Montanha de fazer inveja aos Alpes, Pirinéus e a Marte, até aos empreendimentos turísticos necessários para o tal (aquele tal tão utópico) desenvolvimento sustentado, perfeitamente integrados no cenário idílico da Serra da Estrela."

Seguem as imagens:





Palavras para quê? É uma "aldeia" (ou mini-cidade) portuguesa (de montanha) com certeza...

4 comentários:

"O Padrinho" disse...

Isto é alguma favela no Brasil???

famel disse...

Cá está o perfeito "bairro de lata" os proprietários tiveram mt bom gosto! Aposto que devem ser mt quentinhas e confortáveis!

Anónimo disse...

Estas "casas", algumas delas construidas com grande esforço por operários da Covilhã e arredores, nunca deviam ter sido construidas (como acontece com os bungalows da Turistrela, aliás). A páginas tantas, estiveram na iminência de ser demolidas quando demoliram as da Nave de Sto António e, mais recentemente, por volta do ano 2000. Não o foram desta vez em parte por causa da oposição do presidente da Câmara da Covilhã, que disse que "antes das florinhas estão as pessoas", como se isso tivesse alguma coisa a ver (as florinhas não se importam com aquilo, as pessoas sim). Talvez à conta dessa oposição (mas é difícil saber até que ponto se tratou de uma coisa espontânea), chegou a haver uma festa de homenagem a Carlos Pinto no bairro Penhas-Sol (atrás da pousada). No entanto, pelo que me disseram, os proprietários destas casas não têm autorização para renovarem as coberturas ou para "pregarem um prego que seja". É também sintomático o sub-título deste artigo do urbi@orbi de Outubro de 2000: "As construções incompatíveis com o projecto [plano de requalificação] serão demolidas".

Pois, pois, antes das florinhas estão as pessoas. Mas ele há pessoas e pessoas...

Anónimo disse...

newsubstance, desculpe, pensei que tinha sido uma festa em homenagem a Carlos Pinto porque me parece recordar que assim foi noticiada. Mas talvez tenha entendido mal.
Seja como for, mantenho o que disse: estas casinhas, como os chalés da Turistrela, como muitas das outras casas que já existem nas Penhas, nunca deviam ter sido construidas. O crescimento da área urbana (chamemos-lhe assim) das Penhas é uma coisa má para o ambiente, logo, é uma coisa má para os que gostam da serra, turistas incluidos. Não é pelo urbanismo que gostamos da Serra, é porque na Serra podemos fugir ao urbano. Assim, o problema principal para mim não é que as casinhas (estas ou as outras) sejam feias ou bonitas, é antes que já são muitas, já são demais.
Saudações!