sexta-feira, abril 04, 2008

A verdade dura e crua!

Como era algo óbvio, os posts que publiquei a 1 de Abril (este e este), foram feitos essencialmente para celebrar o dia das mentiras.

A realidade em que está mergulhada a estância de esqui, a 3 de Abril de 2008, é esta que se vê através do site da empresa que tem a concessão da mesma:


A 3 de Abril de 2008, a estância está completamente encerrada.

Mas como é possível estar completamente fechada?
As dezenas de canhões de neve não estão em funcionamento porquê?
Os habituais transportes de neve não resolvem o problema porquê?

Talvez haja alguma explicação para este facto, não?
Há uns anos tinhamos neve até Maio, agora temos (pouca) neve durante os meses "duros" de Inverno e que mal chega a Abril... Porquê?
Será que afinal existem mesmo alterações climáticas e que as mesmas (infelizmente) estão a afectar também a Serra daEstrela?

A realidade é esta! Nevar, neva cada vez menos... mas até quando neva em grande quantidade, essa neve aguenta-se muito pouco tempo.
A provar este facto, vejamos o que aconteceu ainda há poucos dias atrás:

Grande nevão em 22 de Março... no final do mesmo mês estavam apenas 2 (micro) pistas em funcionamento e a 3 de Abril já não estava nenhuma a funcionar...
Porquê? Porque os dias depois desse nevão, que para muitos até era o grande nevão do ano, vieram temperaturas a rondar os 10º de máxima e 4º de mínima...

Assim sendo, creio tratar-se uma completa estupidez, se se avançar com o projecto (financiado pelo programa PITER) de ampliação da estância de esqui da Serra da Estrela...
Os dados são mais que objectivos, só não os vê quem não quer ver.
Já chega de mentira!

Ps: e agora que se foi a neve, convido os leitores do blog a visitarem a referida estância e arredores, para perceberem a verdadeira vergonha em que está transformado aquele pedaço da Serra da Estrela, com o imenso lixo que anualmente é largado pelos turistas menos cívicos... essas imagens deviam ser agora mostradas pelas televisões, tais como mostram as imagens da neve aquando de cada nevão! Mas claro, isto não vende... isto é para depois lá irem alguns recolher... os tais "ambientalistas fundamentalistas" que só sabem travar o desenvolvimento da Serra da Estrela... enfim!

ps1: caro anónimo (aka penhas?) agradeço a sua preocupação pela possibilidade de eu ficar "desempregado", mas como pode constatar temas (ainda) não faltam. Em relação à sua solicitação, esteja descansado que estou a tratar disso... a máquina não ficou sem rolo, o que estou é com falta de tempo, mas pode ser que a próxima semana traga alguma novidade. Talvez depois lhe faça uma dedicatória... entretanto argumente para aí a sua tese da farsa das alterações climáticas...

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem! Agora vê se aproveitas e tiras fotos com fartura da vergonha que fica quando acaba a (pouca) neve!!!