quarta-feira, abril 09, 2008

Covão d'Ametade e lixo... a união perfeita!

Já não chegava o dia estar algo tristonho devido à chuva... que o cenário com que me deparei no Covão d'Ametade, ainda me deixou mais triste... Veja com os seus próprios olhos:












Será que não há nenhuma entidade que recolha o lixo que está espalhado naquele local?

Pois... é o habitual sacudir água do capote, em que de uns se atira a responsabilidade para os outros... e enquanto isso acontece, lá vão os turistas levando estas "recordações" para mostrar aos amigos...

Acho piada quando dizem que são as raposas que espalham o lixo... sim, sim... raposas...
Raposas, ou melhor abutres, talvez sejam é os organismos que pseudo-gerem a Serra da Estrela!

9 comentários:

Anónimo disse...

...se nós pretendemos ter a concessão exclusiva de passear na Serra da Estrela, temos que ter igualmente a obrigatoriedade de contribuir para a sua salvaguarda e limpeza. Por isso, a partir de amanhã, iremos disponibilizar uma equipa de 40 pessoas, juntamente com um repórter, para se proceder à recolha de todo o lixo existente nesta Serra."

ljma disse...

Já vamos no sábado e o lixo lá continua...

Anónimo disse...

...se nós pretendemos ter a concessão exclusiva de passear na Serra da Estrela, temos que ter igualmente a obrigatoriedade de contribuir para a sua salvaguarda e limpeza. Por isso, a partir de amanhã, iremos disponibilizar uma equipa de 40 pessoas, juntamente com um repórter, para se proceder à recolha de todo o lixo existente nesta Serra."

ljma disse...

Anónimo, concessão exclusiva só há uma na Serra e não é (vá lá, valha-nos ao menos isso) a de passear.

Conhece alguém que pretenda ter a concessão exclusiva de passear na Serra? Eu não.

Eu conheço é quem queira manter a concessão exclusiva que existe. São poucos, mas vá-se lá saber porquê, é a vontade deles que prevalece, através das décadas e de diferentes correntes dominantes de organização da sociedade. (A dita concessão começou enquadrada na política de condicionamento industrial dos últimos anos do estado novo, atravessou o PREC e a sua ideologia estatizante, continuou pelos anos oitenta e mantem-se ainda, estranhamente anacrónica, nestes anos de neo-liberalismo... É estranha esta perenidade, e mais ainda se estranha quando se faz uma avaliação imparcial dos ganhos que a região e o seu turismo dela colheu: nenhum. E, para provar o que digo, basta comparar o turismo na Serra da Estrela com o do Gerês.)

José Amoreira

PS: Por acaso, já encontrei o autor deste blog em operações de limpeza de lixo disperso na Serra da Estrela. Já o terei encontrado também a si? Duvido.

Anónimo disse...

...se nós pretendemos ter a concessão exclusiva de passear na Serra da Estrela, temos que ter igualmente a obrigatoriedade de contribuir para a sua salvaguarda e limpeza.
Por isso, logo que o repórter regresse da escalada ao Monte da Ribeira na Vidigueira, iremos disponibilizar uma equipa de 40 pessoas, para se proceder à recolha de todo o lixo existente nesta Serra."

João Soares disse...

Olá
Na minha última postagem coloquei um vídeo Bioterra sobre a Serra da Estrela e ao longo da semana irei falar mais sobre este belo Parque.
Espero que gostem e comentem.
Abraços

Anónimo disse...

Boas. Passei lá ontem (Domingo) e o lixo infelizmente lá contínua. Enfim!!! Isto é digno do "Nós por cá".

Anónimo disse...

Uma pergunta:

O lixo está ali desde a concentração dos motards? Alguém pode confirmar? Obrigada.

Caso seja assim deveriam ter vergonha os organizadores do evento. E seja qual for o motivo desta quantidade de lixo, todas as entidades responsáveis por este espaço natural (PNSE, RTSE, Turistrela...) deveriam ter vergonha na cara.
Se não tenho isso mal entendido, a concessão do Covão está entregue a uma Junta de Freguesia de Manteigas. A concessão implica o que? Pôr elementos –ponte, fogareiros- que acabam com grande parte da mística do local? Juntar os benefícios do bar e do que ganham com as pessoas que enganam e fazem pagar para acampar? Acampar onde? Nesta lixeira? Não deveria alguém fiscalizar o que se anda a fazer no Covão? Ou continuam-se a fazer concessões destas que ninguém fiscaliza e onde os beneficiários podem fazer o que lhes apetecer sem dar contas a ninguém? Este não é o caminho…

Tenho tanta pena ao ver estas fotografias… ver um dos locais mais bonitos da Serra, de fácil acesso, nestas infames condições… fico sem palavras…

Anónimo disse...

MUNICIPIO DE MANTEIGAS PREMIADO COM BANDEIRA VERDE

Iniciado em 2006, o ECOXXI pretende sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas suas políticas, contribuindo para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.
Entre os 23 critérios a considerar na avaliação dos concelhos candidatos estiveram, por exemplo, a promoção de actividades de educação ambiental nas escolas, a informação disponibilizada aos munícipes, a aplicação da campanha bandeira azul, a qualidade da água, a gestão das florestas, a eficiência energética, a valorização de resíduos sólidos e, pela primeira vez, o ordenamento do território e ambiente urbano.
Em Manteigas, o município mais pontuado, o poder local concentrou-se, entre outros projectos, na renovação e na reabilitação urbana, apostando num jardim exemplarmente cuidado à entrada da vila e na requalificação dos viveiros de trutas.

In http://www.blogmanteigas.blogspot.com/