quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Quem tem telhados de vidro, não pode atirar pedras ao ar...

A propósito do recente artigo "encomendado" para a FHM sobre 7 estâncias piores que a Serra da Estrela, acho importante a publicação deste pequeno post.

Para quem não está a par do que era abordado no tal artigo, deixo-vos aqui o mesmo:
(clica na imagem para ampliar)

Creio que depois de semelhante artigo, o velhinho ditado popular "quem tem telhados de vidro, não pode atirar pedras ao ar" se adapta que nem uma luva.

Porquê? Pelos vistos, o responsável que escreveu este artigo (certamente "encomendado" pela forma como está redigido), não conhece a verdadeira realidade que foi e é a Estância de esqui na Serra da Estrela... Senão vejamos.... Quem é que já se esqueceu da micro pista de esqui que no ano passado se manteve aberta durante tanto tempo às custas dos fantásticos transportes de neve, efectuados pela empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela?

Ora vejamos as imagens, porque como diz a musiquinha... "recordar é viver"... então recordemos:

Mas claro, como é referido no artigo em questão, "muita gente diz mal da Serra da Estrela. A maioria desses ignóbeis nem sequer sabe que a serra tem 1993m de altitude. Muito menos que a sua estância conta com 6200m esquiáveis e nove pistas (2 verdes, 2 azuis, 4 encarnadas e 1 preta), apoiados por quatro teleskis e uma telecadeira de quatro lugares. A capacidade tem vindo a aumentar e hoje é de 3700 esquiadores/hora."

Mas que bem informado que foi este "jornalista". É caso para dizer Uau! Somos mesmo fixes! Somos mesmo um pouco melhores que as 7 piores estâncias de esqui! Somos mesmo a 8ª estância a contar do fim com melhores condições! Somos... ou melhor, quem escreveu esta maravilha foi, um autêntico parolo em não perceber a verdade que é a Estância de Esqui da Serra da Estrela! Foi um autêntico parolo em acreditar que temos 6200m esquiáveis e que temos 9 pistas, uma delas preta! Uau!...

Por acaso o senhor jornalista lembrou-se de "investigar" aos anos que a referida pista negra não abre?
Por acaso o senhor jornalista lembrou-se de "investigar" aos anos que as 9 pistas não estão em pleno funcionamento?
Por acaso o senhor jornalista lembrou-se de "investigar" se efectivamente temos 6200m esquiáveis?
Ser jornalista é também ser investigador, mas este artigo pelas falhas que tem dá mesmo a entender que foi "encomendado"... talvez em troca de umas estadias e uns forfaits, não?

Mas para finalizar em beleza, gostaria de transcrever a frase que se segue do mesmo artigo...

"Agora que está mais culto, perceba que há locais bem piores para ir à neve e comece a valorizar o que tem por cá."

Ficam as imagens do que temos por cá:









Gostava de perguntar aos senhor jornalista que escreveu este artigo, se efectivamente podemos valorizar a VERGONHA que temos por cá! Sim, porque eu estou cá, na Serra da Estrela... não estou algures num escritório da Capital a escrever um belo de um artigo "encomendado".

Para finalizar, importa apenas referir que este é o Turismo Sustentável que está em marcha na Serra da Estrela, patrocinado por todas as entidades envolvidas, nomeadamente, RTSE, PNSE, Turistrela, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Comissões de Baldios, etc, etc, etc...

Acho que sim... estamos "no bom caminho" como eles dizem...
Acho que sim... que "há muita gente que fala mal da Serra da Estrela"
Acho que sim... que efectivamente somos um belo de um país à beira mar plantado, que se diz desenvolvido, mas que com imagens destas revela bem o nível que temos... 3º Mundista!

Ps: Gostaria apenas de informar os meus leitores que vou enviar um e-mail para a FHM para dar a conhecer a minha revolta perante o artigo em questão, e que o verdadeiro artigo que deviam ter publicado, talvez fosse mostrar a VERGONHA em que está transformada a Serra da Estrela!

7 comentários:

ljma disse...

Esse artigo na FHM constituiu uma autêntica Liga dos Últimos. Parabéns à Estância Vodafone/Turistrela pelo honroso prémio (muito discutível) da menos má das estâncias mais ridículas do hemisfério ocidental!
De facto, temos que lhe reconhecer o valor!

Que totós!...

sunshinegirl* disse...

... creio que a 'comparação' é sempre um bom instrumento em qualquer debate, seja qual for o assunto. No entanto, creio que a 'comparação' deveria ser utilizada, e passo o pleonasmo, em comparação com o que há de melhor por esse mundo fora (e cá dentro).. e nunca em comparação com o que há de pior!!!... muito lamentável... o artigo, a investigação pró dito (se é que existiu), quem aprova a publicação disto e principalmente o 'pensar pequenino' que sobressai deste artigo com tanta pompa e circunstância...

(somente se tratando de um artigo encomendado se pode justificar tudo o que referi.. o que tb não deixa de ser lamentável)

Anónimo disse...

Quando li o artigo pensei exactamente o mesmo! Faz muito bem em enviar um email a esses gajos!

Saudacoes desde Coimbra

Anónimo disse...

Bem, quanto a mim este artigo encontra-se em conformidade com a própria """estância""" Vodafone... é uma verdadeira merda!
Ainda bem que foi publicado. Se o pseudo-jornalista pretendia reforçar a ideia de que devemos "valorizar o que temos por cá" conseguiu (com estes gatafunhos mal escritos) exactamente, o efeito contrário. Conseguiu de facto evidenciar a grande bosta de ""estância"" que por cá temos.
Parabéns ao autor (que aparenta um elevado nível de profissionalismo jornalistico -a julgar pelos escritos)!
Quanto mais gente souber do que se passa na Serra melhor.

Paulo Roxo

Tiaguss disse...

Excelente post, Cova Juliana!

Quanto ao artigo publicado na FHM .... mais ridículo não podia ser!!!

Daniela Teixeira disse...

Em Espanha diriam algo como "Não foi escrito por um jornalista...mas por um jornaleiro!!!"
Daniela

newsubstance disse...

E resposta ao email enviado, chegou alguma vez a receber caro cova?