sábado, fevereiro 09, 2008

Novo atentado, desta vez em Unhais-da-Serra

Acabo de visitar o blog O Cântaro Zangado e sinto um misto de sentimentos que nem sei como exteriorizar...

O post que acabei de ler é o que pode consultar clicando aqui...

Quem é que foi o grande mente-capto, o grande anormal, o grande cab***, o estupor dum catano, que autorizou essa barocada?
Que mal é que aquela árvore fez para merecer este fim?! Já sei... nasceu em Portugal, numa cidade chamada Covilhã, onde a sensibilidade dos políticos que gerem a cidade é do pior que se pode assistir a nível nacional...

(desculpem o desabafo, a gritaria, mas teve que ser...)

Mas depois do que vi, resta agora dar a conhecer a outra POUCA VERGONHA que, provavelmente, os mesmos responsáveis decidiram fazer aqui bem perto de nós, mais propriamente em Unhais-da-Serra!

O que vos quero mostrar é o antes e o depois de um verdadeiro atentado ambiental que teve (ou está a ter) lugar naquela localidade.

Para quem já não visita algum tempo, o que hoje venho mostrar é o abate que foi feito dos vários plátanos que existiam na rua que dava acesso ao futuro complexo Termal que está a ser feito naquela localidade.

Apresento-vos de seguida umas imagens captadas por satélite, que mostram o que em tempos foi aquela espectacular alameda de plátanos:



Nesta última imagem percebe-se bem aquela "veia" de verde que serve de acesso entre o centro da vila e o complexo termal (ainda apenas em movimentação de terras).

Agora veja esta panorâmica do aspecto actual da referida zona (clique na imagem para ampliar):

Pois é, parece que os plátanos estavam a "chatear", ou será que não eram tão fashion e modernos que pudessem viver em conjunto com o complexo termal, ou será que a estrada seria tão apertada que os veículos que querem aceder ao hotel não podiam passar? Alguma coisa seria... provavelmente estúpida e absurda, mas seria...

Agora vejam o resultado do massacre que foi levado a cabo naquela (até à bem pouco tempo) alameda de plátanos:









Revolta e impotência... são os únicos sentimentos que tenho quando vi esta situação naquele local.

Será que não seria possível manter aqueles plátanos naquela rua?

Será que a única solução para resolver o hipotético problema de acesso ao complexo termal era cortar praticamente todos aqueles plátanos?

Será que os habitantes de Unhais-da-Serra estão de acordo com o crime que ali foi cometido?

Enfim... tantas e tantas perguntas que eu gostaria de colocar a estes "senhores" responsáveis por este tipo de atentados! Estes sim, são os verdadeiros terroristas! Estes sim, mereciam ser levados ao banco dos réus e serem devidamente julgados!

Mas claro, a justificação já sabemos qual é... "é o progresso, é o progresso"...

Numa altura em que tanto se fala em ecologia e ambientalismo, gostava de referir que não é apenas a reciclagem que se faz do lixo em casa, que torna as pessoas mais ou menos ecologistas e ambientalistas... Evitar que esta situação tivesse acontecido é que era uma atitude ecologista e ambientalista! E sobretudo, uma "atitude com tomates"... mas claro, "é o progresso, é o progresso"... e como é que dizia o outro? "antes das florezinhas estão as pessoas"... enfim... triste País o nosso... se é que a isto se lhe pode chamar País!

Ps: em relação eo meu último parágrafo, a justificação está dada neste post do blog A Sombra Verde... e mais não digo!

50 comentários:

ljma disse...

Que tristeza!

Águia disse...

É triste viver neste Pais quando se véem estes atentados ambientais.

Anónimo disse...

Este é um Bloog que eu tenho nos favoritos por muitas razões! É importante as denuncias e os atentados cometidos normalmente justificados por interesses voláteis e de lucros particulares justificados por coisas nenhumas ou debeis a reforçar os bolsos de alguns. Este assunto de Unhais da Serra tem mexido há algum tempo com as nossas conciências e já levou ao debate em diversos bloggs esses, movidos pelos mesmo interesses que eu tambem partilho. Deveremos respeitar a justificação das populações desta necessidade porque a retoma das caracteristicas da freguesia já foram reafirmadas e eu acredito nas pessoas que sobre este assunto tiveram que tomar atitudes e estarão a viver sentimentos que qualquer leitor deste artigo não entenderá. Acredito nos passos que estão a ser dados, sou de Unhais, quero um desenvolvimento adequado para a minha terra que durante muitos anos foi ficando descaracterizada e aí ninguem se preocupou. Quero ainda que depois desta remodelação (porque vão ser replantados novos platanos e acredito nisso) se possa ouvir a ribeira a cantar e os platanos a assobiar.
ZPardal

Anónimo disse...

"O triunfo dos cotos", não será antes "o triunfo dos porcos"?

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Quando a 24 de Outubro passado lancei na "Sombra Verde" um apelo para tentar parar esta barbárie, recebi um comentário do Sr. António Santos (o qual penso que é membro da Junta ou da Assembleia de Freguesia de Unhais-da-Serra);nesse comentário, o referido Sr. António Santos argumentava que o abate destes plátanos monumentais era absolutamente imprescindível para o acesso ao novo edifício termal.

(Inclusivamente cheguei a agendar uma ida ao local; não que a minha presença no local pudesse evitar ou alterar o desfecho desta história...no entanto, não me foi possível, por motivos profissionais, deslocar-me a Unhais. O que, apesar de tudo, tenciono fazer assim que for possível).

A este propósito queria apenas fazer as seguintes observações:
- será que foram estudadas todas as hipóteses de acesso ao novo hotel termal? Não haveria uma alternativa de acesso pelo lado oposto da ribeira ou seria "demasiado" dispendiosa?

-Tenho pena que não se tenha ido ao limite para preservar um património natural que tinha tanto valor como o património histórico; a promotora do referido hotel deveria ter sido a primeira interessada em preservar as árvores.
Será que uma estrutura com a dimensão da IMB hóteis não trabalha com arquitectos/arquitectos paisagistas que os informassem do valor, não apenas ambiental, mas também económico que estas árvores representavam?
É que na Europa desenvolvida, à qual pelo menos em termos de "cultura cívica" não pertencemos, as árvores monumentais valorizam (e muito) o valor de um imóvel; a este propósito é favor consultar a revista "Arquitectura e Vida" (N.º 85 de Setembro 07, a qual trazia um artigo muito interessante sobre a importância das árvores no ambiente urbano, da autoria de Ana Luísa Soares e Cristina Castel-Branco (arquitectas paisagistas) e de Francisco Castro Rego (engenheiro silvicultor.

Ainda que se plantem novas árvores tal não reporá o valor paisagístico, ambiental, económico e patrimonial da alameda que foi sacrificada. Poderá uma terra tão pobre, como este pedaço da Beira, continuar a desperdiçar as poucas riquezas de que dispõe?

Espero bem que os responsáveis por esta decisão não venham a ter remorsos que os impeçam de ter uma boa noite de sono. Já agora, pelo menos, não destruam os restantes plátanos da vila. Para "cotos" já nos basta os muitos que temos na Covilhã. Obrigado.

Malabei disse...

see here

PTT disse...

"Roubei" uma foto inerente ao post para fundamentar um que acabei de fazer sobre este assunto.

Abraço

Tiaguss disse...

O lema é "Serra da Estrela, onde o cimento e o alcatrão vive em perfeita sintonia com a natureza."

Enfim ...

Malabei disse...

See here

Manuel Abranches disse...

Bastaria ter posto semáforos temporizados, assim permitindo que duas camionetas se cruzassem sem parar! Sim, porque toda a vida a estrada das termas permitiu a circulação de veículos, camionetas incluídas, que até estacionavam lá durante a noite, lembram-se?
Mas, infelizmente, basta dar uma volta pelas redondezas, nomeadamente pelo Tortosendo, para poder constatar a sanha assassina com que os poderes locais abatem plátanos centenários ou, com podas selvagens, os transformam em postes telefónicos.

Maria Abranches disse...

O maior problema é que actualmente quem for visitar este local chamado Unhais da Serra não vai poder conhecer a verdadeira terra que aqui existiu e de cuja identidade fazia parte a convivência com estas magníficas árvores que mereciam ser respeitadas como património valioso a preservar.

Moutinho disse...

Realmente aquilo nem parece Unhais, e estes actos tresloucados deviam ter castigos, assim sendo já nem nos devemos preocupas com os incêndios no verão, vai tudo a dar ao mêsmo, é realmente muita cruedade numa mente humana....enfim, assim as viaturas de alta cilindrada já devem passar á vontade.

danitri disse...

Triste, muito triste, o que se fez.

Anónimo disse...

triste e desolador...

Antonio disse...

Compreendo as opiniões de quem não vive em Unhais, se cá vivessem pensariam de forma diferente, tenho a certeza. Apenas quero informar que foram plantadas nesta semana cerca de 100 arvores entre bétolas e tílias e mais serão plantadas. Venham ao terreno e vamos ao diálogo. A vila tem estado parada há muitos anos e muito poucos se preocuparam com isso.

Anónimo disse...

unhais tem que pagar um preço, pelo progresso de ha anos.
eu acredito que o projecto esta feito a muitos anos .mais do que as arvores en causa.daqui a 200anos vimos ca ver as novas arvores , as obras e o progresso

Anónimo disse...

o progresso em unhais da serra tambem passa pelo encerramento da escola da terra da senhora.com 10 crianças era muita despeza para a camara da covilhã ....
Pois é, corta nos orçamentos das instituiçeos e nas arvores em unhais.

Anónimo disse...

Que raio tantos problemas por cortarem umas árvores. Se alguém gosta de sua terra sou eu, e por isso gosto desta mexida toda , nem que para isso se tenha de cortar alguns platanos. Venha lá o progresso chega de estagnação. Parem de criticar , é tempo de abrir as portas para o desenvolvimento.Temos árvores que chegam para todos porquê tanta polémica ' Unhais é lindo!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

concordo plenamente com o comentário anterior.pois os plátanos eram muito bonitos, mas era a porta das outras pessoas, pois quem vivia debaixo deles sabe bem o que passava, e os prejuisos que os mesmos davam.axo que unhais deve evoluir, e não ser visto apenas como uma spmples "terrinha"...pois a maior parte das pessoas que criticam esta evolução repentina, são pessoas que vivem fora de unhais, e é normal que gostassem de tudo como estava.mas unhais mereçe esta evolução e axo que deve seguir em frente...

Sonia Botelho disse...

Pois é, o novo centro termal de Unhais da Serra dizem que vai trazer desenvolvimento e qual vai ser o preço? O k é que realmente vai melhorar em Unhais? Dizem que com o hotel vai haver muitos empregos mas pra quem? Ate agora vemos o factor "cunha" a ser o unico factor de selecçao; o hotel vai trazer muito dinheiro? Sim mas nao para as pessoas de Unhais, apenas para os bolços dos "grandes"; vai trazer alguma coisa boa para quem vive lá? Ate agora so destruiçao do pouco que tinhamos de bom. O hotel vai ser completamente auto-sustentavel e nao vai precisar de nada mais de Unhais alem do espaço que ocupa. Assim vai ser o nosso desenvolvimento.. Infelizmente.

Anónimo disse...

Estive a ver estes comentarios e isto dá para rir ora se ve gente com dor de cotovelo por nao ir para um dos melhores hoteis de montanha da Europa e tem de ir embora, ou aqueles revoltados com a vida que para terem alguma coisa tiveram de sair da sua terra natal e qd veem de ferias querem e sossego e a pacatez da terrinha!!!Mas a esses indignados com a vida tenho a deixar uma msg, UNHAIS esta a frente de tudo e quem ca esta todo o ano e luta para ver uma terra melhor nao vive de arvores mas sim dos recursos que este desenvolvimento oferece!!!
Se querem muitas arvores podem ir morar Amazonia!!!comprimentos deste filho de UNHAIS "Perola da Beira"...

Anónimo disse...

Estive a ver estes comentarios e isto dá para rir ora se ve gente com dor de cotovelo por nao ir para um dos melhores hoteis de montanha da Europa e tem de ir embora, ou aqueles revoltados com a vida que para terem alguma coisa tiveram de sair da sua terra natal e qd veem de ferias querem e sossego e a pacatez da terrinha!!!Mas a esses indignados com a vida tenho a deixar uma msg, UNHAIS esta a frente de tudo e quem ca esta todo o ano e luta para ver uma terra melhor nao vive de arvores mas sim dos recursos que este desenvolvimento oferece!!!
Se querem muitas arvores podem ir morar Amazonia!!!comprimentos deste filho de UNHAIS "Perola da Beira"...

Anónimo disse...

Até há um inteligente que diz:se quereis arvores ide morar para a Amazonia.
Que tristeza vai nestas mentes.
Para alargar a estrada, era preciso cortar as arvores!
Que recursos, deixará este empreendimento em Unhais? será que deixa!

Anónimo disse...

Digam lá o que quiserem mas Unhais está a ficar lindo. Os que falam contra são os velhos de RESTELO, que gostariam de ver sempre tudo na mesma .Chega de críticas, já estamos habituados, mas eu gosto do que está a acontecer. viva Unhais da Serra abaixo os velhos do RESTELO.

Anónimo disse...

Unhais é a minha terra. Por ela tenho uma paixão que não consigo descrever, pois sou parco no verbo. Mas sempre enfermou por um pela má lingua. Primeiro no muro em frente à padaria, agora nos blogues e por vezes nos jornais. Quando existe alguma ideia, bota abaixo. Há sempre, e sempre houve quem criticasse, mas com ideias novas e principalmente a mão na massa, há poucos. Também adorava os plátanos. Quantas corridas com ou sem roda e guiador eu fiz naquela estrada, meu Deus!! Mas o desenvolvimento e crescimento de Unhais passa pelo turismo. Para quando o alcatroamento da estrada até à nave? Ou será que vivem ali umas minhocas que não podem ser desalojadas? Deixem-se de tretas e toca a UNIR.

Anónimo disse...

Concordo com o Unhaense acima. Viva Unhais Viva o desenvolvimento e abaixo os velhos do restelo que nunca fizeram nada pela terra e agora criticam tudo o que se faz, até vão para os jornais dizer mal de coisa boas que se têm feito.

Anónimo disse...

É realmente desolador, ver aquelas árvores centenárias irem abaixo.
Digo isto, hoje sentado na minha secretária, no conforto da minha casa, como o dizia há anos nos cafés da Ti Olivia, do Alexandre ou do Paulino.
Desculpem-me a ironia, mas não tenho pena dos plátanos, tenho isso sim, uma grande desilusão quando há dias não encontrei ninguém da minha terra quando fomos, sim eu fui aqui de Lisboa prepositadamente, plantar 14.000 carvalhos na serra ardida. Continua a imperar a hipocrisia e o egoismo no conforto do lar e dos bares de Unhais.

Anónimo disse...

Lendo comentários anteriores apetece dizer, fechem a estrada Covilhã Torre, manteigas Torre, e seia torre, ficará então a serra habitada pelos grilos, e os que agora lá trabalham nos Hotéis e outros estabelecimentos vão para o desemprego.Em Unhais é igual , se as terras não progredirem também morrem, querem um exemplo? Idanha a Velha foi sede de conselho, hoje vivem lá 90 pessoas no máximo e pra essas pessoas lá ficarem gastaram-se milhões no programa Aldeias históricas.Unhais precisa de desenvolver o enorme potencial que felizmente tem e ponto final

NÃO ME ATIREM AREI PROS OLHOS disse...

GOSTARIA DE SABER QUE CONTRA-PARTIDAS RECEBEU A JUNTA DE FREGUESIA DE UNHAIS DA SERRA PELA CED~ENCIA DO TERRENO DAS TERMAS E PELA RIQUEZA DAS ÁGUAS Á EXPLORAÇÃO DE PARTICULARES... ATÉ AGORA SO VI UMA PONTE UMA AVENIDA ARRANJADA, MAS ISSO É COMPET~ENCIA DA CÂMARA MUNICIPAL E DA JUNTA. RESUMIDAMENTE O QUE É QUE A VILA GANHOU... EXPLIQUEM-ME??!!!!

Anónimo disse...

Não é preciso atirar areia para os olhos pois deve ser cego. O senhor cale-se e não diga baboseiras, pois toda a gente gosta do que está a acontecer , do crescimento de unhais ,. que já´merecia. O senhor deve ser daqueles que critica tudo e todos, deve ser o género de pessoa que vive do passado. Unhais está mais bonito, a avenida das termas é um encanto, as praias fluviais, todos os melhoramentos que se têm feito ao longo destes 8 anos. Vá perguntar à anterior junta o contrato que fez para o senhor não dizer asneiras.Pessoas como o senhor que só criticam e pensam que só têm razão, sabe pra onde deve ir bem longe daqui., pois quem não está bem que se mude.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior, sabem o que lhe digo: Cale-se e não diga asneiras, pois deve ser daqueles que gostavam da estagnação.
Unhais da Serra é nossa terra no fundo do vale ................
VIVA UNHAIS, VIVAM AS GENTES DE UNHAIS QUE FINALMENTE ESTÂO A TER O QUE SEMPRE DESEJARAM O DESEMVOLVIMENTO

odete disse...

Chiiiiiiiiiii, tanto alarido, por causa de árvores, do que se está a fazer, para quê tudo isto?
Só posso dizer uma coisa em poucas palavras.UNHAIS ESTÀ A FICAR LINDO!
Deixem-se de tretas e de criticar quem está a fazer um bom trabalho.

Anónimo disse...

Não fiquemos agarrados ao passado, viva o progresso e ainda bem que veio pois se assim não fosse virávamos à pré história. Já foram plantadas cerca de 400 árvores e 60 são plátanos. Quantos já plantaram os que aqui vivem o passado! Viva o progresso e a lógica.

Anónimo disse...

O comentador que fala em "areia para os olhos" em letra maiúscula, identifica-se como o escritor negativo e do contra tudo, mesmo que esteja bem, com o (Á) em letra grande e com o acento para a direita, à semelhança do que faz para os jornais do costume.
Não consegue saber que o (A) isolado e aberto tem o acento para a esquerda ou seja acento grave. E já agora seja mais construtivo.

Tina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tina disse...

Le 07/07/2009
Bom dia a todos.
Será que é necessário partir tanto pau no corpo uns dos outros? NÃO!
Também sou de Unhais Da Serra, e mesmo se o facto de destruir estas arvores, me doí et enche de nostalgia e tristeza sem falar numa certa revolta, alegro me, pois outras arvores vieram ornar a nossa linda terra ou serra, e também por ver o que ali fizeram e o fruto que se bem governado poderão retirar.
Por favor, deixem avançar quem por nossa vila faz algo. Deixem crescer nossa jóia, pois é o futuro de nossos filhos ou sobrinhos et netos..., que dele dependem. Vale mais avançar et cair, que ficar parado contra a um muro, com medo de seguir.... Beijão desta conterrânea,
CELESTINA RAMOS BRANCO SERRA.

Anónimo disse...

Celestina és cá das minhas finalmente vejo uma emigrante a falar bem e contente com o que se está a fazer. Sem mais nada a dizer. Bem haja.
Maria manuela

Anónimo disse...

NÃO ME ATIREM AREIA PARA OS OLHOS!

NÃO SOU CONTRA O DESENVOLVIMENTO DA VILA ALIÁS Á MUITO QUE A VILA PRECISAVA, MAS A VILA DEVIA GANHAR MAIS DO QUE A QUILO QUE ESTÁ A RECEBER EM TROCA... E AQUELES QUE ME CRITICARAM NO MEU ANTERIOR COMENTÁRIO VÃO LÁ AGORA FAZER TERMAS... O QUE ANTES ESTAVA AO ALCANCE DE TODOS AGORA TEM DE ABRIR BEM OS CORDÕES Á BOLSA PARA USUFRUIREM DAQUELAS ÁGUAS! AQUILO JÁ NÃO É DE UNHAIS... UMA COISA QUE ERA NOSSA DEIXOU DE SER...!! JÁ AGORA QUANTAS PESSOAS DE UNHAIS AINDA LÁ TRABALHAM?
NÃO ESTOU A DIZER MAL APENAS DIGO AS COISAS COMO SÃO E COMO ESTÃO...!! AGORA QUE EXISTEM POR AÍ ALGUNS VENDIDOS ISSO É INEGAVEL...!! EU NÃO TROCAVA AS ÁGUAS DAS TERMAS POR PONTES E PRAIAS FLUVIAIS E AVENIDAS ARRANJADAS... ISSO AS OUTRAS TERRAS TAMBÉM TEEM AGORA ESTA NOSSA RIQUEZA DAS ÁGUAS É QUE NEM TODAS AS TERRAS TEEM E NOS PERDEMO-LAS. cOITADO DO ''TI MANEL'' QUE COM 300€ DE REFORMA JA NÃO PODE FAZER MAIS TERMAS E ELAS AQUI TÃO PERTO...!! UPS É VERDADE EU SÓ SEI DIZER MAL.. SOU UM VELHO DO RESTELO...!!! TRISTEZA...!!! ESTA RIQUEZA DEVIA SER DE TODOS E AO ALCANCE DE TODOS...!!!!

Anónimo disse...

Sabe o que lhe digo , o senhor não é o salvador da pátria e veio para cá armar-se, que eu saiba sempre se pagou para fazer termas e se já viu os preços , estão praticamente na mesma.Portanto cale-se que já ninguém está para o ouvir e a insultar pessoas, que de alguma forma contribuem para a minha querida terra estar mais bonita, a isto chama-se progresso.Dos saudosismos não se vive.

Anónimo disse...

NÃO ME ATIREM AREIA PARA OS OLHOS...!!

OS PREÇOS PARA FAZER TERMAS ESTÃO PRATICAMENTE NA MESMA???

COM ESTA SUA AFIRMAÇÃO ESTÁ TUDO DITO...!!! SEM COMENTÁRIOS...!!! FALA NUM TÔM SABICHÃO MAS PELOS VISTOS NÃO SABE NADA!!!

JA AGORA QUEM É O SENHOR PARA MANDAR CALAR SEJA QUEM FOR??? VOCÊ É DAQUELES QUE QUANDO SE SENTE CONTRARIADO MANDA CALAR AS PESSOAS...???!! VEJA SE APRENDE A CONVIVER MELHOR QUANDO AS OPINIÕES NÃO SÃO IGUAIS ÁS SUAS!!!

JA AGORA O SENHOR NÃO ESTÁ A PAR DA QUANTIDADE DE PESSOAS QUE TRABALHAVAM NO HOTEL E ENTRETANTO JA TIVERAM DE SAIR, DEVIDO A PREPOTÊNCIA E CASOS DE EXPLORAÇÃO. (RECIBOS VERDES, E HORAS EXTRAS QUE NÃO SÃO PAGAS E NEM SÃO DADAS A GOZAR).QUANTOS UNHAENSES LÁ CONTINUAM A TRABALHAR?? SABE A RAZÃO QUE LEVOU MUITOS A SAIR???
(DEVE SER POR ESTA ALTURA QUE NO SEU COMENTARIO ME DEVE MANDAR CALAR...!!!)
MAS ESTAS COISAS NÃO SE PODEM DIZER PORQUE NA SUA IDEIA ISTO É DO BOTA ABAIXO.

OLHE INFORME-SE!!! E DEIXE DE SER TÃO ARROGANTE PARA QUEM TEM OPINIÃO DIFERENTE DA SUA, PORQUE NÃO É O ÚNICO A AMAR UNHAIS DA SERRA.

PELA MANEIRA COMO FALA FAZ-SE PASSAR POR FILHO DA TERRA, MAS DEVE TER TANTO DE UNHAENSE COMO TEM O ''OBAMA''!

Anónimo disse...

O Bota a baixo é o senhor, e com isto digo tudo. Mas continuando a responder, o que se passa lá estou-me borrifando, os administradores do Hotel têm a liberdade de explorar como querem, e novamente digo , o que se passa é a nivel do pais e do Mundo, o senhor cada vez é mais parecido com o Estaline.
Seja construtivo o seu tempo e ideias estão ultrapassadas.

Anónimo disse...

ENTÃO NA SUA OPINIÃO UM DOS REQUISITOS PARA SER CONSTRUTIVO É SER EXPLORADO E NÃO RECLAMAR...

DESCULPE MAS VOCÊ DEIXOU-SE VENDER, NEM SEQUER LHE INTERESSA SE AS PESSOAS DA TERRA QUE LA TRABALHAM SÃO EXPLORADAS OU NÃO!!

NÃO VOU COMENTAR MAIS!!!

APENAS DIGO!! ISSO É QUE É AMOR!! VAI LÁ VAI...

Vergilio disse...

Sou emigrante , cheguei à varios dias e qual não foi o meu espanto, fiquei maravilhado.A minha terra finalmente evoluiu, está linda, e para as vozes contra em vez de polémicas construam. Parabéns a todos os que contribuiram para tal acontecer.

Anónimo disse...

Ora aí está o Virgilio lá bem longe a dar a opinião daquilo que seus olhos viram. Viu melhor de facto e isso diz tudo. Os preços de agora são praticamente iguais aos anteriores das velhinhas termas. Eu já vi o preçário e os discuti com os anteriores aquistas. Há alguns que são mais caros por exemplo o Duche Vichy que massajado a duas mãos custa 12 Euros e a quatro mãos 24 Euros, mas exige esforço e mão de obra. Os restantes banhos chamados básicos, inalações nasais, duche escocês (agulheta), maca a vapor, bolha de ar e hemorroidal têm os preços idênticos. A consulta médica é de 35 Euros, há dois anos era a 30. Onde está a diferença? E a qualidade do serviço? Não tem comparação. A hotelaria nunca foi bem paga e só para lá vai quem quer. Na Penteadora sofrem bem e ganham igual ou menos. E atenção que o hotel tem despesas e não só receitas! E as obras que se seguiram ao hotel? Unhais não é o mesmo, não tem comparação com o passado e daí ninguem vive. Gostaria também que se preocupasse com o verbo HAVER pois quando HÁ algo leva H, verbo HAVER.
Gostaria de saber como o senhor gostaria de ver Unhais? Com as termas antigas? Exploradas pela autarquia? Sem hotel? Com hotel? Sem empregados? Com empregados?Com arvores? Sem árvores? Como? Diga? Ninguém entende as suas ideologias quanto ao futuro. Seria bom integrar-se no seu meio e não querer viver isolado. Seja receptivo, positivo!! Fogo. Coragem homem!

Anónimo disse...

estamos num país livre onde todos nos podemos ter as nossas convicções.Temos porém que não somos os donos da verdade e que qualquer assunto pode ser visto de vários ângulos.É evidente que todos os Unhaenses querem o melhor para a sua terra e é com esses objectivo que se devem unir, viver com os olhos no passado não será a melhor maneira de projectar o futuro. A perfeição não existe e o bom é inimigo do óptimo. Para terminar é inegável que as bases para o progresso de Unhais estão lançadas, se bem que haverá sempre algo a fazer porque qualquer localidade é sempre uma obra inacabada em constante mudança.Como dizia o poeta "MUDAM-SE OS TEMPOS MUDAM-SE AS VONTADES".

Alberto disse...

Sou emigrante e voltei ao pais onde trabalho depois de estar na minha terra (UNHAIS) a passar alguns dias de férias e sentei-me agora á frente do PC e fui ter a este blog por acaso.Começei a ler e não pude ficar quieto ao ler tanta coisa acerca da minha terra. Pois é porquê tanto alarido de certos indivíduos , por não quererem o desenvolvimento?Será assim tão mau? Penso que não pois vou á minha terra todos os anos e gosto de encontrar melhorias e deenvolvimento. Quem pensa o contrário só posso chamar um nome a essas pessoas MENTES TACANHAS. Não quero ofender ninguém , pois estamos num país livre, mas quem gosta de estar sempre na mesma, rodeado de pedras e pinheiros, que vá para o meio dos pinhais. Já agora tive oportunidade de visitar as novas termas e hotel e gostei.
Gentes de Unhais continuem e apoiem quem faz bem à terra.

Anónimo disse...

Pois é estive na minha terra e gostei do que vi, mas não gosto do que li neste blog. Parece que existem pessoas que não gostam do progresso, essas pessoas podem-se ir embora para outras paragens, pois as que lá vivem todo ano é um sonho que finalmente se está a concretizar, e não só mas os emigrantes como eu também gostam de ver a sua terra a crescer. A quem tem estado há frente da autarquia espero que continue para acabar o que se começou.Tenho dito

Anónimo disse...

UNHAIS ESTÁ A FICAR MUITO BONITO, PARABÉNS E QUE O BOM TRABALHO CONTINUE.

Anónimo disse...

Felicito os ganhadores da nossa terra
, as gentes de Unhais não estão a dormir e votaram no progresso . Quanto aos candidatos das outras listas, Sr. Guerreiro já é hora de parar, pois os Unhaenses não têm memória curta , eu sou PS mas temos de escolher pessoas que têm feito bom trabalho , o senhor enquanto esteve na Junta de Freguesia só fez dividas de projectos megalómanos, porque será que se candidata sempre desde que perdeu á 8 anos? Será que é para acabar a sua casa que só se vê construção quando se encontra na Junta?Pare já é tempo de dar lugar a novos. Quanto ao Sr Braga veio para cá julgando que ia mandar em tudo e em todos , eu digo o srº com esse feitio só tem criado inimigos , não pense que por estar muitos anos na capital é mais sábio que os outros. o SR.É ARROGANTE, prepotente e INDELICADO E JULGA-SE MAIS QUE NINGUÉM.
Não vale a pena dizer mais nada quem ganhou não foi o srºAntónio João quem ganhou foi UNHAIS DA SERRA.