sexta-feira, janeiro 11, 2008

Pistas de esqui nos Piornos?!

É verdade... em tempos a "estância" de esqui era na zona dos Piornos, onde hoje está situado o Centro de Limpeza de Neve (que nesta imagem ainda não aparece).
Não havia teleskis, nem canhões de neve, nem telecadeiras, nem planos para ampliação desta "estância" com a aplicação de fundos comunitários... não, não havia nada disso.

(antiga pista dos Piornos)

Os tempos mudaram e hoje em dia tudo é diferente.
A pouca neve que ainda vai caindo neste local aguenta pouco mais de dois dias, a "nova estância" que foi localizada no ponto mais alto da Serra da Estrela sofre também do mesmo mal, mas tem teleskis, telecadeira e um porradão de canhões de neve... tudo isto financiado com os euros que vêm lá de fora dos fundos comunitários...

Mas vêm aí mais uns milhões, mais propriamente 100 milhões, e nem mesmo com esta realidade, quase como uma verdade inconveniente, os senhores que estão com esse dinheirinho na mão, que é querem fazer? Investir esse dinheiro na neve! Na mesma neve que em 20 anos já não cai como caía na zona dos Piornos, que não corta as estradas durante o tempo que cortava, que em poucos dias desaparece... é nessa neve que se querem investir os últimos euros que vêm de lá de fora, provenientes de fundos comunitários europeus...

Que lhe parece caro leitor? Não acha que se está a deitar dinheiro fora? Não acha que se deveria de começar a pensar, de uma vez por todas, numa alternativa a esta neve, que é cada vez mais escassa? As provas são muitas (veja-se esta imagem por exemplo) e não entendo como é que os senhores que "gerem" a Serra da Estrela continuam a alimentar esta mentira, que é cada vez mais evidente aos olhos de qualquer comum mortal...

2 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Só uma correcção... Essa pista teve um teleski, fixo, com uns 4 ou 5 postes de ferro e a "casota" em baixo, que funcionou até aos anos 80.
Com o fecho da pista, ainda se lá manteve alguns anos. Ainda é possivel no meio das giestas ver as bases do barraco e dos postes.


Foi onde fiz esqui pela primeira vez!

Antigamente, havia uma especie de teleski que era "desmontavel"...

Unknown disse...

Antigamente a nossa Serra tinha mais neve, agora já tarde, espera-se um aumento da nossa estância, ha 2 anos prai k era pra começar nao era??

Os milhoes andam perdidos, ainda nao descobriram o que fazer com eles..




Apareçam no forum do SnowPortugal onde discutimos todas estas questoes sobre a nossa Serra e apesar de sermos praticantes do esqui e snowboard, acima de tudo somos defensores e amantes da nossa magnifica Serra da Estrela!!!
http://snowportugal.com/for/viewforum.php?f=4

Beijos
Farofia