terça-feira, dezembro 11, 2007

Afinal era mesmo o Pai Natal...

Este domingo, como não tinha assim grande coisa para fazer, decidi ir até à Torre dar a “volta ao pinoco”.
Já sabia que não ia encontrar neve, mas não esperava era deparar-me com o temporal que estava a assolar o ponto mais alto de Portugal Continental.

O frio era muito, para já não falar do vento e nevoeiro que convidavam a nem sair do carro.
Mas claro, já que ali estava, decidi fazer uns vídeos para presentear os meus leitores.



Ali andava eu todo maluco a fazer filmes e a tirar algumas fotos e eis quem vislumbro por entre o nevoeiro:

Não… não era D. Sebastião… esse ainda deve andar perdido algures…
Sim… era mesmo o Pai Natal! Todo agasalhado...

Pelos vistos tinha decidido tirar umas férias antes do Natal e tinha vindo até à Serra da Estrela, que lhe tinham dito que “era o lugar mais bonito do mundo”.
Pelo murmurinho que havia no centro comercial da Torre, o Pai Natal até tinha aproveitado as Experiências de Inverno promovidas pela empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela… nem tinha trazido as renas, porque tinha aproveitado a oferta dos “passeios de Hummer”.
Mas pelos vistos o Pai Natal ficou pior que estragado. Sentia-se enganado…
Não compreendia como é que lhe podiam ter dito que “a Serra é o lugar mais bonito do mundo” se, quando se chega à zona da Torre, a única coisa que se vê é um centro comercial com um pivete intenso a queijo e um rol de edifícios completamente degradados e abandonados.
Ficou desconsolado e o momento em que o captei lá ia ele cabisbaixo e resignado… em direcção à “camioneta” que o levou para outras paragens.

Esperemos que pelo menos regresse no Natal…

Pai Natal, faço-te este apelo, as criancinhas não têm culpa nenhuma do que os senhores responsáveis pelo turismo da Estrela, andam a fazer a esta serra.
Esperamos por ti no Natal e se puderes põe-nos no sapatinho novas pessoas para gerirem (de forma sustentável) o turismo da Serra da Estrela!

Ps: Antes de me dirigir até à Torre, ainda passei pela Estância Vodafone, para ver se os 46 canhões de neve já estavam a dar conta do recado, para abrir os 9km de pistas, mas pelo que me foi possível constatar, neve… nem vê-la.
Cá para mim, das duas uma, ou o S. Pedro dá uma ajudinha ou então este ano os cento e muitos dias de estância em “pleno funcionamento” (dos anos anteriores) não passarão de uma miragem.
Uma coisa é certa, o arraial está montado, com toda a PUBlicidade da Vodafone espalhada pela encosta.

Sem comentários: