domingo, setembro 30, 2007

Onde há "ferro" há betão!

Este fim-de-semana passei pelo Covão d'Ametade, para ver se tinha havido mais alguma "requalificação" daquele local, até à bem pouco tempo o paraíso da Serra da Estrela.

Uma vez que as condições atmosféricas estavam bastante agrestes, não se via ninguém por aquele espaço, o que permitia sentir a verdadeira grandeza que é a Serra da Estrela.

O vento e uma chuva "miudinha" faziam o resto da companhia, quando de repente, do lado esquerdo (quando se acede ao Covão) deparamo-me com aquilo que são duas vigas metálicas e alguns varões de ferro. (ver foto em baixo)

Uma das pessoas que me acompanhava disse logo "onde há ferro há betão".

Confesso que aquela frase me deixou a pensar.

O que será que vai ser "requalificado" desta vez?

Depois dos fantásticos fogareiros, o que é que será que se segue?!

Espero que me engane, mas pela dimensão das vigas e varões de ferro, a única coisa que me ocorre que possa ser "requalificada" é mesmo aquela velhinha ponte que desde há alguns anos ali está e permitiu o acesso à outra margem a tanta e tanta gente...

Antes que isso aconteça, deixo desde já aqui o alerta para esta situação! Para que depois não venham de novo certas pessoas a dizer "agora... agora já está feito"...

Senhores responsáveis por mais este futuro ATENTADO! Ainda estamos a tempo...

E se não formos a tempo, desde já aqui publico talvez uma das últimas fotos que captam a beleza desta velhinha ponte de MADEIRA que recordo desde sempre ali naquele local!

Sim... de MADEIRA! Será que a ponte existente não podia ser reparada ou executada novamente de MADEIRA? Será que não se iria integrar melhor no meio que a rodeia?

Enfim... pouco a pouco (e espero que me engane) o Covão d'Ametade está a virar um autêntico parque bimbalhada do que não devia ser feito na Serra da Estrela.

Pergunto uma vez mais:

SERÁ QUE NÃO HÁ NINGUÉM QUE POSSA POR COBRO A ESTA SITUAÇÃO? OU SERÁ QUE É PRECISO AGIR PELAS PRÓPRIAS MÃOS, PARA QUE ESTA POUCA VERGONHA ACABE DE UMA VEZ POR TODAS?

ps: é verdadeiramente incrível o aspecto desolador que neste momento tem o Covão...

11 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Esperemos bem que estejas enganado.

Ponte em ferro ali NÃO!


Dois troncos, umas tábuas e uns tantos paus para os resguardos e faz-se um bonita ponte num instante.

Será assim tão difícil fazer algo de jeito?
É preciso a nossa ajuda?
Não há dinheiro para pregos?

Ou vão-se desculpar pelas regras e segurança?
Já alguma vez caiu ali alguém?


Desde que lá puseram o raio dos fogareiros, ainda não tive coragem de lá entrar, apesar de ter passado na estrada diversas vezes. Estou a ver que tenho mesmo de lá ir em breve, talvez não tenha oportunidade de voltar a ver e fotografar aquele espaço ainda, mais ou menos, conservado.

Anónimo disse...

Eu sou da opinião que devemos lá ir roubar o ferro, se quiserem ajuda eu entro nisso :D LOLOLOL Até porque me dava jeito cá em casa. Prefiro mil vezes a ponte apoiada em um barril que uma ponte de betão naquela zona :(

Anónimo disse...

Eu sou da opinião que devemos lá ir roubar o ferro, se quiserem ajuda eu entro nisso :D LOLOLOL Até porque me dava jeito cá em casa. Prefiro mil vezes a ponte apoiada em um barril que uma ponte de betão naquela zona :(

Anónimo disse...

vamos fazer um movimento pro covao.
nao vai a bem vai de outra maneira.
parabens pelo blog

ljma disse...

Isto é tudo tão estranho! Eu gostava muito de saber quem está por trás destas requalificações. A sério, é a Câmara Municipal de Manteigas? É a Comissão Directora dos Baldios? É a Junta de Freguesia? É o PNSE? Quem é? A quem podemos pedir que nos seja explicado ao certo o que se pretende, que imagem do Covão é que se pretende construir?
Josá Amoreira

Anónimo disse...

Se calhar podemos começar por perguntar à pessoa que explora o barzinho ridiculo do Covão.

Paulo Roxo

Anónimo disse...

ja e um começo
movimento "pro covao" ja.

famel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
famel disse...

Tanto a Câmara de Manteigas e o PNSE têm arquitectas paisagistas que talvez nos consigam explicar o que anda a ser engendrado para o Covão.

Talvez o projecto que esteja programado não seja assim tão mau...mas não custava nada expor um pouco dessas ideias, porque todos nós "somos um pouco do Covão" e merecemos uma explicação!

Dou-vos um excelente exemplo num contexto diferente.
Quando foram projectadas as obras de requalificação das Ruínas Romanas de Conimbriga, o projecto foi exposto no Museu para que todos tivessem oportunidade de expressar a sua opinião acerca das modificações que iam acontecer naquele espaço. Chegou-se mesmo a fazer-se uma consulta de opinião para decidir qual a melhor cobertura a colocar na "Casa de Cantáber" (um dos exemplos mais significativos de uma residência romana) e o resultado vai então de encontro à escolha dos visitantes e demais públicos das ruínas...

Nada como informar quem visita e usufrui do espaço, assim todos temos hipótese de contribuir. Afinal é da discussão que nasce a luz, não é?

newsubstance disse...

"Antes de mais convém dizer que o parque do Covão da Ametade passou recentemente para administração da associação de Compartes (baldios) da freguesia de São Pedro – Manteigas, depois de estar durante muitos anos sobre a tutela do Parque Natural da Serra da Estrela vulgo PNSE(...)" retirado do Blog de Manteigas

TPais disse...

NEW, entre o que se diz e o que de facto é, ainda existe uma pequena grande diferença. Isto não é uma critica, mas segundo sei esse protocolo de transferencia de gestão ainda não está assinado. Mas isto não é a questão para mim. A questão, é que independentemente de quem faz a gestão, o PNSE continua responsável pela sua preservação ambiental e paisagistica. Por isso o PNSE, não pode simplesmente alhear-se do que lá se faz.