segunda-feira, setembro 03, 2007

Recortes de imprensa... # 01

Hoje li uma notícia que demonstra o que deveria de ser o "caminho" a seguir na nossa Serra da Estrela:

Autarquia de Óbidos reduz densidade de construção

A autarquia de Óbidos pretende diminuir a densidade de construção, com vista a cativar empreendimentos turísticos que promovam um "desenvolvimento sustentado". Neste sentido, proporá, em Setembro, a suspensão parcial do plano director municipal (PDM), segundo o que avançou o presidente da câmara, Telmo Faria, à Lusa.

Esta medida teve já aplicação prática no caso de um aldeamento do Bom Sucesso e terá sido aprovada na quarta-feira transacta pela Assembleia Municipal de Óbidos. Para Telmo Faria, isto é "o primeiro passo na redução de índices e na não-autorização de construção de empreendimentos junto de áreas ambientalmente sensíveis", sendo também um limite à "construção desenfreada". Por outro lado, esta decisão possibilitará, ao mesmo tempo, "uma maior velocidade no licenciamento".

O actual PDM tem prevista a criação de 40 mil camas para turismo, para uma área com dois mil hectares, no Braço da Lagoa. Com esta nova proposta, pretende-se reduzir o número para 25 mil, o que aumenta a área de intervenção para o dobro. O promotor do aldeamento aprovou já esta medida.

Que lhe pareceu caro leitor? Será que o Sr. Presidente da Autarquia de Óbidos está bom da cabeça? Eu creio que sim e sinceramente acho que deveria de ser este o caminho a seguir na nossa serra, mas em vez disso, a realidade que se vive por estas bandas é aquela que pode ser vista nestas duas fotos:


Palavras para quê, não é? Lá diz o ditado, "cada um tem o que merece..."

Covilhanenses e sobretudo serranos, será que merecemos isto?

1 comentário:

Anónimo disse...

Se merecemos isto?
Sinceramente?
Acho que merecemos pior!!!
Eu estou de consciência tranquila.