segunda-feira, março 12, 2007

Será do aquecimento global?

Parece que o Inverno está a chegar ao fim e com o mesmo termina mais uma época na Estância Vodafone 2000.

Adivinho que dentro de uns dias, os responsáveis pela referida estrutura venham dizer que enquanto outras estâncias da Europa e do Mundo estavam fechadas, a estância da Serra da Estrela estava "em pleno funcionamento"... e que esteve 70 a 80 dias a funcionar... blá blá blá... um autêntico êxito!

O que para uns é uma "verdade", para outros é a perplexidade perante uma realidade que começa a ser mais que evidente...

A neve é cada vez menos, quer em quantidade quer em "durabilidade"!

E a que se deve tal fenómeno? A todos nós!

Como tal, teremos que ser também todos nós a dar o passo de mudar o rumo dos acontecimentos...

O que eu quero abordar com este post são duas situações:
ponto 1 - hoje em dia, com a velocidade que se vive a vida, as pessoas tendem a não dar atenção a certas situações, tendem a ter o "síndroma" de memória curta em relação a certos aspectos que se passaram, ainda que relativamente à pouco tempo.

Quero com isto dizer que, enquanto que no ano passado até tivemos um ano muito bom de neve, com os tais 140 e tal dias de estância aberta (como foi divulgado na comunicação social no final da época transacta), este ano essa realidade ficou bem abaixo da do ano passado.

Nas duas fotos que se seguem, mostro o que foi o Inverno de 2005-06 e o Inverno de 2006-07:

Inverno 2005-06

Inverno 2006-07

ponto 2 - Depois de ver as imagens anteriores e de ter acompanhado através do site da empresa responsável da Estância Vodafone 2000 o estado das pistas (em que o máximo de pistas abertas em simultâneo foram 4 e grande parte do tempo esteve uma "micro" pista de menos de 100m em funcionamento) e depois da divulgação de novos relatórios sobre o aquecimento global por parte da OCDE, que conclusões se podem tirar?

Uma delas, acho que seja (infelizmente) mais que evidente... o turismo de neve na Serra da Estrela, está seriamente ameaçado, diria mesmo que se nada começar a ser feito por todos nós, parece que tem os dias contados...

E é aqui que quero chegar. Será que os tais 100 milhões que aí vêm (ou já aí andam?) não deveriam de ser aplicados em turismo sem ser o de neve, mini-cidades, requalificação de edifícios abandonados que ainda são possíveis de pseudo-recuperar?

Sinceramente acho que isso é estar a deitar dinheiro fora! Acho que há "tipos" de turismo menos arriscados em que investir e esse devia ser o caminho a seguir...

No passado já foram cometidos erros com apostas em infraestruturas que nunca serviram de nada (nomeadamente com o exemplo do teleférico piornos torre). Esperemos que os responsáveis pela aplicação destes milhões, que são também de todos nós, aprendam com os erros do passado e não os voltem a repetir no presente, para aniquilar o futuro da nossa Serra da Estrela!!!

Sem comentários: