segunda-feira, janeiro 22, 2007

Nascente de esgoto Serra da Estrela 2000

Parece que este blog (ou blogue) teima em não deixar de ter matéria para novos posts. Quem me dera que um dia destes eu fosse à Serra e não encontrasse nada em que pudesse “pegar”. Mas em vez disso, mais um caso merece cobertura.

Lá vou eu à Serra durante o fim-de-semana e lembro-me de um comentário feito pelo TPais (em resposta a outro leitor) que passo a transcrever:

“Dou-lhe outro exemplo, para onde acha que vão os esgotos de todos os edifícios da Torre ou da própria estância? Sabia que existe uma ETAR lá em cima mas que não está a funcionar?”

Quando li este comentário no outro dia, não liguei grande coisa, mas como estava no alto da Serra, nas imediações da Torre, decidi tentar perceber onde estaria a ETAR que era referida pelo leitor TPais.
A missão, que inicialmente se previa de extrema dificuldade, foi facilmente conseguida, uma vez que o provável local dos acontecimentos está “assinalado” por uma construção tipo WC, daquelas que se vêm nas obras… o típico caixote frequentemente designado de mijódromo.
Para além disso, existem autênticas “passadeiras” de pedras, indicativas do caminho das condutas até ao referido volume. A foto da referida construção e “passadeiras” de boas vindas, pode ser visualizada em baixo.




A localização escolhida revelou-se bastante acertada (enfim). Para além de ser no local mais procurado pelos turistas para tirar as fotos ao pôr do sol, o enquadramento com a casa em ruínas resulta magnifico. Mas interessante, foi escutar a pergunta de outras pessoas que estavam no local, quando eu estava a tirar as fotos… “O que é que é aquilo?”
Eu não tinha ainda a certeza, mas quando me aproximei tirei logo as conclusões.
Era efectivamente algo relacionado com esgotos, não sei se Etar ou fossa séptica, mas pelo cheiro dava para perceber que só podia ser o que eu estava à procura.
Até aqui tudo muito bem (pensava eu), mas nisto é quando olho para o por do sol e vejo um fio do que eu pensava que fosse água, descendo encosta abaixo até perder de vista.
Desço uns metros mais abaixo da tal Etar e é quando sou confrontado com o triste espectáculo que se segue. Vejam as fotos que creio que nem legendas merecem.

Nota: avisam-se os leitores mais sensíveis que as imagens que se seguem podem ser chocantes. Se for o seu caso aconselho-o a fechar esta janela e abrir o blog www.maravilhasdaestrela.blogspot.com






Julgo que depois de visualizar as imagens, a opinião é unânime, trata-se mesmo de mais um caso, desta vez muito mal cheiroso.
Pelo que pude constatar in loco, através de variados vestígios, só pode tratar-se mesmo dos tais esgotos que o leitor TPais referia no seu comentário.
Para além do cheiro, é possível encontrar para além dos resíduos orgânicos, vestígios de papel higiénico, tampões, lenços, etc... Não foram contactadas pelo nosso blog, nenhuma marca de papel higiénico e afins, mas certamente que recusam qualquer envolvimento no crime ambiental que está a ser perpetrado no ponto mais alto de Portugal Continental.
Bela imagem (mais uma) que a nossa Serra tem para dar e para turista “levar”…

(Agora vem a parte chata… para alguns…)

Moral da história: em pleno século XXI, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, em plena reserva da Rede Natura 2000, em pleno ponto mais alto de Portugal Continental, existem uma série de edifícios que estão a verter resíduos encosta abaixo impunemente.

As perguntas que gostaria de ver respondidas acerca deste tema são:
1 – De quem é a responsabilidade do que se está a passar? Eu respondo, não faço ideia.
2 – Com a realidade que foi apresentada acha legal o que se está a passar? Eu respondo, duvido.
3 – Quem, ou que entidade, deveria de averiguar este e outros casos, que ultimamente têm sido denunciados em vários blogs na net? Eu respondo, quem tem esse dever.
4 – Acha que após tantos casos denunciados neste e noutros blogs, a Serra pode continuar a seguir este caminho? Eu respondo, não não e não! Já chega! Basta!

O que pretendo com este post é apenas mostrar, uma vez mais, a outra realidade que a Serra da Estrela tem para nos mostrar.
Basta andar um pouco atento e são tantos os casos que dão que pensar.

PS: após algumas criticas que recebi em relação ao post que tanta polémica gerou, em que certos leitores me enviaram e-mails e comentários a dizer que este blog era bastante fundamentalista e radical, gostaria agora de perguntar a essas mesmas pessoas se ainda têm a mesma opinião em relação ao blog.
Independentemente da resposta, vou continuar a “trabalhar” e a denunciar situações, para que a nossa Serra (que é de todos) tenha dias melhores…

7 comentários:

Anónimo disse...

Tal como o título do mais recente folheto da RTSE (ou melhor do folheto Jorge Patrão): “Serra da Estrela. Onde a Natureza vive”

Perante as imagens com que sou confrontado, considero que, neste momento, a situação actual na Serra da Estrela (onde a Natureza vive, segundo o consórcio RTSE/Turistrela), principalmente na zona da Torre (talvez a zona com a maior pressão demográfica neste período do ano), é instustentável. Atrevo-me mesmo a dizer que a lógica, a razão de ser, os fundamentos para a existência do PNSE se eclipsam a olhos vistos.

Como podemos, simples cidadãos de um país, integrado na União Europeia, que ambicia um volto face na sua evolução e desenvolvimento (1.º cultural, depois económico), acreditar, dar votos de confiança a instituições que, pura e simplesmente ignoram as suas bases ideológicas. Eu não acredito, (é impossível não acreditar) que as entidades competentes, nomeadamente o PNSE (por mais dificuldades que tenham a nível de recursos humanos, logístico e financeiros) não tenham conhecimento, ou pelo menos não aparentam possuir uma solução, um anti-corpo para a eliminação desta situação terceiro mundista, um autêntico acto de incúria, que só posso avaliar como um acto de demência aguda.

É primordial que estas imagens sejam denunciadas, publicadas, altamente difundidas e que o PNSE e próprio Estado (representado, neste caso, pela autarquia que abarca a jurisdição do espaço onde está localizado este cranco em nítida progressão que, quanto sei, já há muito tempo que infecta as “células circundantes”), sejam duramente bombardeados com exigências de esclarecimentos e esperando que as “anti-aéreas” retribuam, desta vez, com respostas concretas, objectivas, activas e sem os habituais rodeios e tiros ao lado tão tipicamente “portuga”, pois a fonte, a raíz do problema está claramente identificado. (o cheiro não engana)

Mas atenção: a própria Turistela não pode ser considerada, neste assunto, como um simples dano colateral. Ela tem cota parte na responsabilidade (ou melhor, na irresponsabilidade) de esta doença (parece ser um endemismo português: veja-se o exemplo ribeira dos Milagres. E já lá vão mais de 20 anos...) estar a progredir sem uma cura definitiva.

Como entidade que também zela (ou melhor, que devia zelar) pela Serra da Estrela, que acto, que papel activo, que movimentações, que mecanismos utilizou para, de certa forma, tentar redimir-se da sua imagem “tractorista e atrelada” e confrontar as entidades estatais para esta situação? Sim, porque a imagem da Turistrela também está na roleta... Ou não será ela a accionista maioritária da empresa que construiu a aldeia do Borat?

Como tive oportunidade de referir num post anterior (aquele da retro e atrelado, que segundo alguns técnicos altamente especializados (PG e Cabeleira), não tem impactos negativos) sou um simples snowboarder que, farto de uma linguagem ultra moderna e tacanha (rails, kickers, box, Jam´s, bué fixe e tal) e após estar algumas horas sentado na neve equacionei: como será a verdadeira Serra da Estrela? Aquela fora da “Turistralix – Realidade Virtual”, aquela que era conhecida pela sua natureza, pelo seu ar puro, pelo seu simbolismo de perfeita adaptação (que deu nisto infelizmente) do Homem aos elementos agrestes da Natureza.

Quando confrontado com realidade, (esta foi mais dura e cruel do que eu pensava) considerei que tinha tomado a decisão certa (não dei um passo em frente. Dei 2), pois deslumbrei a verdadeira realidade escondida.

Ainda estamos a tempo de alterar o figurino deste filme aberrante. Eu não sou o ESCOLHIDO. SOMOS TODOS NÓS...

scorpio mab disse...

Esgotos a céu aberto em pleno sécXXI num Parque Natural, inserido na rede Natura, não só é irrisório como muito triste, mais uma nota negativa para a TURISTRELA para a REGIÂO TURISMO SERRA DA ESTRELA e para o PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA k de facto são os responsáveis por todas estas situações, órgãos k deveriam regular o bom funcionamento da Serra e k realmente não têm papel significativo akuando destas barbáries,pois não é só conseguir verbas e dizer "á e tal e koiso"....100 Milhões agora é k é....sim k o papel da TURISTRELA sabemos nós kual é infelizmente, lucros invertebrados sem olhar a meios, zero de plano sustentável e muito menos serem defensores de uma Serra de todos e para todos.....

Anónimo disse...

nem imaginam o que se passava em 2000 ao fundo das pistas na linha de água que atravessava em frente da antiga casa do CNM...ui ui

"O Padrinho" disse...

Mais um grande post e mais uma triste realidade na nossa serra. E não ligues aqueles que te acusam de fundamentalista e radical. Fundamentalistas são aqueles que só vêm euros e neve!!! E para atingir os seus fins não olham a meios e o caso da retro é um bom exemplo disso.

A ver se entro em contacto contigo. tive uma ideia que precisava da tua colaboração para pôr em prática... Aguarda um email meu....

Continua o bom trabalho por aqui!

Anónimo disse...

Ola,
era mesmo este o cenário a que me referia! A ETAR foi "encomendada" pela Turistrela, creio que por exigencia do PNSE, mas depois não foi posta em funcionamento. O que sei, é que o dinheiro deixou de chegar à empresa que estava responsável pela parte técnica de instalação da ETAR. Agora não sei quem é que não pagou!!
Como bem diz o João, a ribeira que atravessa a base das pistas está num estado lastimável!Alem de estar estrangulada e "enterrada" (forçadamente) apresenta lixo de várias caracteristicas. Vou enviar-lhe uma ffoto do verão passado com estas imagens!
Abraço e continuo a denunciar o que está mal. O fundamentalismo não está na denuncia mas sim em quem a interpreta!

famel disse...

Vergonhoso!!!! Tv seja esta a palavra que melhor define o k se tem vindo a passar na Serra.
C é possivel k os monopolistas da Turistrela continuem a agir desta maneira???! Pelo amor de Deus, é k até as velhotas de 90 anos da aldeia têm mais consciencia!
Sinto um misto de revolta e de asco p c tds as estas aventesmas...e k tal fazerem o mm no vosso quintal?
E saber k já nadei nas aguas (supostamente) puras da serra...
E saber que o futuro da serra está nas mãos de pessoas c estas...
Porcos! Nojentos! Estupidos! C podem querer oferecer turismo de qualidade qd deixam q estas coisas continuem assim?
Esqueçam a megalomania uma vez na vida!
Qt ao PNSE tenho pena k nd façam ou possam fzr...s é p/ falta de recursos humanos eu ofereço-m p ajudar p lutar contra estas aberrações!

OLima disse...

Os media de reverência são mesmo arrogantes. Pelo menos deveriam ter feito referência à fonte que denunciou o caso. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)