quarta-feira, janeiro 24, 2007

Correio da Manhã - "Esgotos poluem Estrela"

Aqui está a notícia que saiu hoje no Correio da Manhã:

(clique na imagem para ampliar)

Sinceramente, começo a não entender o papel de cada entidade na Serra da Estrela.

Repare-se neste parágrafo:

"De acordo com Fernando Matos, director do PNSE, o mau tempo que se verificou no final de Novembro, sobretudo o vento forte, derrubou uma torre de iluminação e de comunicações móveis que caiu sobre os tubos da canalização, rebentando-os. A partir daquela altura, os resíduos escorrem pela serra."

Ponto 1 - como se pode estar a "mascarar" este problema com a hipotética queda de um poste sobre os tubos de canalização.

Ponto 2 - Basta ir ao local (pode ver a localização exacta aqui) e constatar que não caiu nenhum poste, porque nem sequer há ali postes para cair. O que se pode ver no local é mesmo dois tubos, perfeitamente cortados, a verter resíduos encosta abaixo.

Ponto 3 - Mesmo que houvesse essa desculpa, não acha o leitor que em 2 meses não teria sido possível arranjar o que teria, hipotéticamente, sido danificado?

Ponto 4 - Mas mais... Se esse poste que, hipoteticamente, caiu sobre os tubos os danificou, pergunto: a que profundidade é que estavam os tubos?

Agora veja-se este paragrafo:

“Trata-se de uma situação que nos preocupa, mas que ainda não foi possível resolver devido às condições climatéricas”, adiantou Fernando Matos, que garante tentar solucionar o problema “nos próximos dias”.

Não foi possível resolver devido às condições climatéricas? Esta situação está a ocorrer desde Novembro. Quantos dias é que choveu, nevou, trovejou desde Novembro? Será que há assim tanta neve lá em cima que o caso não pudesse ser resolvido? Basta ver as fotos para saber a resposta...

Agora incrível mesmo é ter-se conhecimento desta situação desde Novembro e nada ter sido feito.

Pergunto, se esta situação não tivesse sido divulgada por este (e outros) blogs, até quando é que estaria no segredo dos deuses? Haver a desculpa de "condições climatéricas" num ano em que as temperaturas são as que são, em que praticamente não chove nem neva, sinceramente dá que pensar. Será que lá fora, em locais onde as temperaturas são mais baixas que cá, em que passam meses debaixo de chuva e de neve, se houvesse uma situação deste género não estaria já resolvida? Será que teremos que esperar pelo Verão para resolver esta vergonha?

5 comentários:

scorpio mab disse...

mentira escandalosa do presidente do PNSE....komo é possível

Anónimo disse...

Se fosse o Sr Artur Costa Pais, ou o Sr Jorge Patrão a dar esta desculpa eu até percebia (depois de tudo o que têm dito), agora tamanha mentira vir da boca do Sr. Fernando Matos, director da entidade que mais deveria zelar pela preservação da Serra da Estrela...


Mas, já agora acrescento, e hei-de ir lá investigar, se hipotéticamente o tubo está cortado por acidente, onde é que ele iria dar caso não tivesse sido cortado?

-Há alguma Etar mais em baixo? (nunca vi)

-O tubo vai ate Seia, Loriga, ... onde entra no sistema de saneamento dessa localidade? (duvido)

-Vai desaguar aquela javardice toda numa barragem do covão? (desconfio)

-Ou simplesmente não tem continuação, porque eles pensavam que as pessoas não iriam até ali? (ainda mais desconfio)

Anónimo disse...

Isto realmente!!A resposta do director é tão estapafurdia que até fico atordoado!!Para que o sr director fique a saber faço-lhe o favor de traduzir o que significa a sigla ETAR:
Estação de Tratamento de Aguas Residuais!!
Ou seja, é suposto a água sair LIMPA das ETARs, isto é quando elas estão realmente a funcionar!!E mais, teria feito melhor figura se dissesse que não tinha conhecimento da situação do que arranjar a desculpa do poste fantasma* ou de tentar por as culpas na empresa que construiu a ETAR!!
Volto a dizer, se a água sai naquelas condições do CANO é porque a ETAR não está a funcionar, se é que alguma vez esteve!Mais uma inverdade proferida pelo director do PNSE!!

*chamo poste fantasma porque fiz várias vezes a descida da torre por aquele lado em direcção a Alvoco e nunca esteve lá nenhum poste de iluminação e comunicações móveis!!

Anónimo disse...

Mais um episódio hilariante do reality show: “Serra da Estrela. Onde a Natureza vive - Aprender Cultura de Portugal Para Fazer Benefício a Todo o Mundo e Arredores". (com este andar, a sequela já tem um novo cenário e novos figurantes)

Perante estas declarações do Sr. Fernando Matos, director do PNSE, só existe uma saída possível: demitir-se o quanto antes e enfiar-se bem fechadinho num buraco (aconselho a fossa da Marianas que ficam a 11 km de profundidade) . Estas declarações são de uma irresponsabilidade social e moral gritante, vergonhosas, que só demonstra como muitos dos organismo estatais funcionam (nem todos atenção).

A mentira é a escapatória dos mais fracos, daqueles que não têm argumentos nem meios para contrapôr. A título pessoal, se eu tivesse uma atitude semelhante na minha carreira profissional (sector privado), podia afirmar que estava totalmente queimado para o futuro.

Como cidadão português, como conhecedor e frequentador assíduo da Serra da Estrela, é inimaginável(pelos vistos em Portugal não) que estas declarações caluniosas saiam impunes, que não sejam contrapostas com a realidade vigente, quer pelos orgãos superiores (dirigo-me directamente ao ICN e Ministério do Ambiente), quer pelos própios meios de comunicação (a sorte do Sr. Fernando Matos foi que o jornalista, ou não tinha conhecimento do local, ou não era oriundo da região. Se fosse esse o caso, era automicamente cilindrado, passado a ferro). Postes de comunicações? Condições atmosféricas adversas? Será que alguém que conhece minimamento o local à muitos anos, que acompanhou a evolução metereológica nos últimos 2 a 3 meses, pode acreditar nestas desculpas terceiro mundistas, infundadas, aberrantes, etc., etc.? É caso para questionar (só por curiosidade): “Será que Sr. Fernando Matos já se deslocou, pelo menos uma vez, à Torresquistão? (conhecida mundialmente pela terra originária do BORAT).

Eu pergunto, ou melhor nós perguntamos?

1 - Que moral tem o PNSE, a partir deste exacto momento, de exigir seja o que for?

2 - Que autoridade tem para marcar posições ou tomar decisões no âmbito do seu campo de intervenção?

No fundo, estas declarações assassinam e desacreditam qualquer instituição (a partir deste momento, já não consigo acreditar numa única letra que soletram). Esperamos todos nós que, com este acto inreflectido, não se abram precedentes para os mais variados actos de “demência estrelense”, pois a autoridade do PNSE (a pouca que ainda existia) passou a ser praticamente nula.

Finalmente consigo entender como os ”mastodontes” foram surgindo na Torre e arredores, ao longo destes penosos anos para a nossa Serra da Estrela

É mesmo para questionar: e agora? Fica tudo igual? Assim sem mais nem menos... como é então?


Ass. Snowboarder de olhos abertos (às vezes até de mais)

Wizard disse...

Atenção pessoal

Em primeiro lugar concordo que estar à espera desde Novembro que se resolva um problema desta natureza, ainda por cima num Parque Natural, é um absurdo.

Em segundo lugar, desculpas esfarrapadas como as que vimos são, no mínimo um atentado à nossa inteligência.

Agora convém chamar a atenção para a fotografia. O Google Earth não é um site de fotografia aérea, e as imagens lá encontradas não provam nada no que diga respeito à actualidade.
Quem quiser confirmar pode ir procurar no dito programa a fotografia do local do Continente na Covilhã, essa mesma fotografia "prova" que no referido local decorrem as obras de construção do Continente ...

Atenção: a internet é uma ferramenta muito poderosa, tem inúmeros benefícios, a mim pessoalmente faz-me mais falta que o telemóvel, mas não é um veículo de transmissão da verdade absoluta. É preciso ser crítico sobre a mesma, cada um tem cabeça para pensar.