sexta-feira, dezembro 15, 2006

Pub, mentiras e (negócio da) neve...

Mais uma noite secante de televisão (quer pública, quer privada) obriga a que uma pessoa procure alternativas para passar um pouco o tempo.
Optei por navegar um pouquito pela net e lembrei-me de entrar no site da Turistrela, essa empresa que nos últimos tempos se tem queixado tanto de perseguição.
Assim que se acede ao site vemos quatro bandeiras e o respectivo bem vindo de cada idioma.
Ao clicar na bandeira portuguesa entra-se no site propriamente dito. Após breves instantes começa a ouvir-se uma fantástica música natalícia, nada de cânticos tradicionais, mas sim tipo aquelas musicas irritantes dos filmes da tarde de dia de Natal.
Pelo que pude constatar, apenas se ouve esta música quando se clica na bandeira de Portugal, nas outras a música é outra…

Continuando… Deixei a música a tocar e começo a navegar e a observar algumas imagens mais abaixo que em nada me parecem a Serra da Estrela. Clico nas imagens e aí ainda me parece mais gritante a “mentira” que se está a publicitar. Caso as imagens sejam da Serra, peço a quem me souber dizer onde são esses locais e onde se podem realizar as actividades referidas, que me envie um e-mail com as informações.


Adiante… Clicando nas várias opções de alojamentos (hotel serra da estrela, estalagem varanda dos carqueijais, chalés de montanha) constatamos o que de melhor podemos observar de cada um destes espaços… o seu exterior e “integração” (ou impacto) no espaço envolvente. Deixo as imagens, já que retratam bem melhor tudo o que poderia ser referido:




Importa referir que todas elas têm a neve sempre presente. Fica bem, tem a ver com a época, serve para enganar os turistas que vêm a julgar que é só neve é só neve e, mais importante, sempre esconde muita coisa… ou talvez não… veja-se na imagem dos chalets, uma escavadora que ameaça continuar a abrir o caminho. Será que vem aí mais do mesmo!?

Por fim, estância Vodafone… Ficam as imagens do que quero referir:



Pistas abertas 2 de 9. Snowpark apenas mini área Freestyle aberta.
É importante analizarmos bem esta realidade. A estância está aberta faz hoje 15 dias.
Durante os últimos tempos, temos vindo a assistir a um rol de criticas por parte dos responsáveis da empresa que detém a concessão do turismo na Serra da Estrela contra o PNSE.

Em jeito Gato Fedorento podíamos fazer um sketch do género “Ah e tal, queremos investir na Serra… para multiplicar por 4 ou 5 vezes a área esquiável… e os senhores protectores das lagartixas não deixam… mas nós queremos criar uma estância ao nível das melhores da Europa… mas os senhores protectores das flores não deixam… e queremos montar telecadeiras… mas os senhores protectores dos calhaus não deixam… e queremos fazer… fazer… fazer…”

O que eu quero dizer é que será que ainda não perceberam que a neve na Serra se está a acabar?! Por acaso já viram imagens da Serra nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90?! (vou colocar algumas no www.maravilhasdaestrela.blogspot.com)?! Por acaso ainda se lembram que em tempos havia uma pista de ski nos Piornos e agora neve naquela zona é quase rara?!

Então pergunto, para uma estância que em 9 pistas tem apenas 2 mini pistas abertas, para que é que se quer ampliar em 4 ou 5 vezes a distância esquiável da mesma?!
Será que não se poderiam aproveitar melhor os milhões que aí se vão gastar?!
Infelizmente o aquecimento global veio para ficar… não é uma coisa do tipo “pró ano neva mais de certeza…”

Vejam as imagens que referi… e já agora, com o que se cobra de forfait, porque não lançar uma campanha do tipo “Um forfait, uma árvore!” Era lindo, ajudavam a Serra que tanto nos (e vos) dá e ficavam bem vistos, porque dizer nos jornais que se gastam 2500eur/dia com neve e que têm uma média de 2000 pessoas por dia… ai ai… é só fazer as contas!

PS: em jeito de despedida, webcam. Das duas uma, ou o fuso horário da Covilhã para a estância são algumas horas, ou então a imagem que lá aparece é gravada. São 00:45h e na imagem aparece um sol radioso. Olho para a janela e lá fora é noite escura. Hummm… actualização em 56seg… esperei… continua fazer sol! Sem dúvida temos uma Serra como não há outra igual! (deve ser a estrela a brilhar)


PS1: gostei do nome da empresa que desenvolve o site… lobby… tem tudo a ver! (hihihi)

2 comentários:

Anónimo disse...

Cova Juliana, até parece combinado! Eu também me refiro num artigo de hoje, às duas de nove pistas abertas...
Não foi combinado, nem é coincidência: é uma verdade tão evidente, tão evidente, que até se mete pelos olhos a dentro! Como não falar disto?

Asno disse...

arre fodas!!
venha de là o sheraton...tamos fartos de fazer figura de ursos!!!!