quinta-feira, novembro 16, 2006

O poder dos Blogs... # 01

Quando decidi lançar este blog, nunca pensei que o mesmo iria causar tanto "alarido" como aquele que causou devido às famosas fitinhas da Vo....ne.

A publicação de alguns posts, que divulgaram o sucedido após a Mega-Avalanche, juntamente com o blog o cântaro zangado, originou uma onda de notícias pela imprensa regional ( aqui, aqui, aqui e aqui ) e nacional ( aqui e aqui ) que "obrigaram" os responsáveis a resolver uma situação que nunca deveria de ter acontecido.
O mais incrível no meio desta situação toda foram as declarações proferidas pelos vários responsáveis em todo este processo.
Dá a ideia de que os maus da fita foram as pessoas que falaram, que comentaram e que denunciaram, porque criaram muito "alarido". É claro que era preferível estarmos todos caladinhos, porque daqui a 5 ou 6 meses já as fitas se tinham degradado e não se tinha tido o trabalho de andar a recolher o que se andou a espalhar.

Mas eu pergunto, se não tivesse havido tanto "alarido" até quando é que as fitas ficariam por recolher?!

Penso que acima de tudo, os vários intervenientes desta actividade que originou este problema, não percebem que estão a intervir num parque natural e que como tal deve ser respeitado e não "abandalhado".
Não sou contra a que actividades deste género sejam realizadas na NOSSA serra, mas sou contra a que no final as coisas nao sejam recolhidas.

Lá diz o ditado "Até o lavar dos cestos é vindima..."

1 comentário:

ljma disse...

Acerca das declarações dos responsáveis por esta situação, nomeadamente aquela de que as nossas críticas desmotivam quem organiza estes eventos, só me ocorre dizer que pois, coitados, tão esforçados que eles são, a ordenar, a requalificar, a desenvolver... Só para receberem umas palmadas nas costas, não é? A Turistrela é uma altruista agência de desenvolvimento regional, não uma empresa que visa o lucro, não é? Por isso é que precisa tanto de motivação, por isso é que fica desencorajada com as nossas vozes... Tenham dó! A Turistrela que se assuma como o que é, que passe a ser tratada como o que é: uma empresa. O lucro é legítimo, mas é deles, não é nosso. A Serra, em contrapartida, é de todos. As coisas devem ser vistas como elas são.
E depois, aquela de haver problemas ambientais muito mais graves do que este... É preciso lata! Quando é que se viu a Turistrela ralada com os problemas ambientais na Serra da Estrela? Só para dar um exemplo, sobre os plásticos dos turistas, Artur Costa Pais disse aqui há uns tempos sobre a limpeza desse lixo "isso é uma preocupação, não uma obrigação" (sic). E muitos problemas ambientais mais graves são causados pela própria Turiestrela! Quem me dera vê-los, um bocadinho que fosse, verdadeiramente ralados com os tão graves problemas ambientais!